Guia “Friends” para Combinar Conteúdo ao Estilo do Leitor


Guia “Friends” para Combinar Conteúdo ao Estilo do Leitor

Pare por um momento e analise as pessoas que trabalham com você. Mesmo que todos trabalhem em conjunto para alcançar um mesmo objetivo, como indivíduos, cada um traz um conjunto único de interesses pessoais, conhecimentos e motivações.

Agora, pense em seu público. Como descrito em mais detalhes em nosso white paper: Buyer 2.0 Content Strategy Checklist, o público está mais seletivo sobre o que quer ler, assistir e ouvir. Ele está à procura de conteúdo que o ajude de alguma forma, e não de seus produtos.

Se fez sua lição de casa sobre “personas”, provavelmente você tem uma boa ideia sobre qual é a profissão, nível de experiência e outras informações relacionadas ao seu público, com o objetivo de manter um longo e próspero relacionamento para ambas as partes.

Mas você sabe como criar conteúdo para seus diferentes tipos de leitores e suas motivações pessoais?

Essa é uma pergunta “pegadinha”, já que não há uma fórmula única que englobe todos os seus públicos. Você precisa criar uma grande variedade de conteúdo para atingir as múltiplas personalidades que os compõem.

E é desse ponto em diante que “Friends”, comédia pop dos anos 90, pode nos ajudar. Cada membro do seriado tem uma personalidade única, que deve ser contemplada em seu calendário de conteúdo. Aqui estão as minhas dicas e truques para se envolver com cada tipo.

Monica – “A supera expectativas”

Monica – “A supera expectativas”

Em todo grupo tem aquela pessoa que parece ter nascido com o “dom” de ser bem-sucedida no trabalho. Sendo altamente organizada, parece sempre estar no caminho para alcançar o sucesso.

Ajude as “Monicas” de seu público a desenvolver seu trabalho, forneça para elas modelos de checklists, cálculos e planilhas.

Ross – “O sabe tudo”

Ross – “O sabe tudo”

Encontrados com certa frequência corrigindo erros gramaticais e compartilhando seus resultados do Trivia, os “Rosses” querem que todos saibam que eles são muito inteligentes.

Use seu conteúdo para entregar dados estatísticos e fatos para que eles possam aprender ainda mais e mostrar para seus amigos, colegas de trabalho e chefes.

Rachel – “O Coração”

Rachel – “O Coração”

As “Rachels” são fortemente guiadas por seus sentimentos, mais do que pela lógica. Por serem pessoas sensíveis, precisam de uma conexão mais pessoal com sua marca.

Junto com seu coração, vem a paixão. As “Rachels” são, por natureza, as mais fortes defensoras da sua marca. Apele à sua essência emocional com fotos, vídeo e outros conteúdos multimídia para que elas possam compartilha-los em seu círculo social.

Chandler – “O cínico”

Chandler – “O cínico”

Chandler é o extremo posto da emoção de Rachel. Como um potencial cliente, ele será cético a qualquer tipo de mensagem que você quiser passar. Os “Chandlers” normalmente conhecem o mercado da sua empresa muito bem e podem detectar o cheiro de uma abordagem de vendas em qualquer conteúdo a um quilometro de distância.

Faça com que eles abram um sorriso e você poderá desarmá-los por um tempo. O suficiente para que sua mensagem consiga passar por sua grossa muralha defensiva. Para ver mais dicas de como usar o humor em seu conteúdo, confira este recente post.

Joey – “O Confuso”

Joey – “O Confuso”

Os “Joeys” do seu público precisam de um pouco mais de tempo para entender o que você quer dizer. Eles podem ser novos no assunto que você está abordando ou incapazes de prestar a atenção exigida pelo tema.

Ajude-os com referências aos posts mais introdutórios sobre o assunto em seu blog antes que eles se aventurem em mergulhos sob conteúdo mais profundo. Também é sempre útil incluir imagens e infográficos para explicar ideias complexas. Elementos visuais ajudam a concentrar a atenção do público em meio a partes do conteúdo, muito importante para os “facilmente distraídos”.

Phoebe – “A Criativa”

Phoebe – “A Criativa”

Elas estão pouco interessadas em ouvir suas ideias e preferem compartilhar suas próprias perspectivas.

Trate suas “Phoebes” como influenciadoras e parceiras para criação de conteúdo. Isso ajudará a compartilhar sua mensagem para o público. Afinal, “Smelly Cat” foi um ótimo jingle publicitário.

VÍDEO

Seu público é composto por indivíduos com diferentes necessidades e desejos. Para converte-los em clientes, é preciso mostrar a eles que você estará sempre disponível com conteúdo de alta qualidade.

Baixe nosso popular Buyer 2.0 Content Strategy Checklist para mais dicas de como planejar uma estratégia de criação e distribuição de conteúdo bem-sucedida.

Buyer 2.0 Content Strategy Checklist

Texto traduzido do Blog Beyond PR, publicado por Jamie Heckler no dia 12 de julho de 2016. Jamie é Gerente Criativa Senior na PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s