Como Influenciadores estão Redefinindo o Marketing Multicanal


Influenciadores_Marketing-Multicanal

A popularidade dos vídeos online e dos influenciadores está em alta. É o caso de Gemma Stafford – chefe de cozinha profissional, que estreou no YouTube a menos de três anos e conquistou um público maior do que algumas emissoras de televisão em um dos mercados de transmissão mais competitivos.

Stafford, que é do Sudeste da Irlanda e estudou em County Cork na escola de culinária Ballymaloe, de renome mundial, é a anfitriã do canal Bigger Bolder Baking. Seus vídeos apresentam a culinária unida ao dom irlandês, e já receberam mais de 57 milhões de visualizações.

Como discutido em nosso recente white paper Video in Multichannel Campaigns: Your Guide to Maximizing Reach & Results, desenvolvedores de conteúdo inteligentes estão aproveitando o grande aumento no consumo de vídeo fora da mídia tradicional. Stafford é apenas uma das muitas personalidades de vídeos online que estão redefinindo o cenário das comunicações, e fazendo com que profissionais de relações públicas e marketing repensem suas estratégias para canais de vídeo online.

Recentemente, no ProfNet #ConnectChat, Stafford abordou a importância da criação e do consumo de vídeos multicanal.

“Eu sei que há um grande público em outras plataformas que podem não encontrar minhas receitas no YouTube”, explica. “Então, criamos um conteúdo específico para o Facebook, Twitter, e principalmente para o nosso site. Nosso objetivo é criar a melhor comunidade culinária online”.

Hoje com mais de 850 mil pessoas –  quem Stafford carinhosamente chama de “Bakers-mate” – assinam seu canal do YouTube. Em comparação, emissoras de TV de Cincinnati, Ohio (o 36º maior mercado de transmissão) disputam a sua a atenção de 869 mil espectadores durante o horário nobre.

O sucesso de Stafford com seu público também pode ser atribuído ao cuidado com a criação do conteúdo e a seletividade em suas parcerias de marca.

Ela e seu marido Kevin, responsável por filmar e editar todos os episódios de sua casa no sul da Califórnia, trabalharam com marcas como a LG Electronics, KitchenAid e Alfa Pizza para criar receitas originais para os espectadores.

“Eu gosto de trabalhar com marcas que eu uso e respeito”, disse Stafford. “Autenticidade é importante porque o meu público confia no que compartilho com eles”.

Oferecer uma conexão genuína não é fácil. “Até dois anos atrás, eu era tímida com as câmeras”, confessa Stafford. Mas, o carinho mútuo e o envolvimento do público, valem a pena.

Por exemplo, depois que um fã pediu para que ela demonstrasse como fazer um bolo sem usar o forno, Stafford trabalhou a ideia e criou as receitas com “caneca de micro-ondas”, uma de suas criações mais conhecidas.

Para as marcas que pretendem usar personalidades on-line em suas ações de branding, Stafford aconselha profissionais de relações públicas e especialistas de marketing a pesquisarem muito bem suas opções.

“Sempre comece com uma plataforma estratégica”, aconselha Stafford. “Qual público você quer atingir? Ao procurar influenciadores, assista o conteúdo publicado por eles. Você acredita que essa personalidade representará bem a sua marca? ”

Video in Multichannel Campaigns: Your Guide to Maximizing Reach & Results

Trabalhar com outros produtores de conteúdo também pode permitir novas oportunidades e direcionar o posicionamento de marca, aumentar as exibições e formar um senso de comunidade. Stafford geralmente trabalha em parcerias com outras celebridades da culinária no YouTube, incluindo Brandi Milloy do PopSugar e Jenn Johns do Cookies, Cupcakes and Cardio.

“A colaboração entre canais é uma ótima maneira de alcançar novos públicos e dar ao seu algo a mais”, explica ela. “Nós não criamos isso sozinhos. Nossos Bold Bakers nos ajudam a crescer”.

Além de entender qual vídeo seu público quer, você também deve conectá-los com o seu conteúdo. Onde e como eles querem vê-lo?

Baixe o Video in Multichannel Campaigns: Your Guide to Maximizing Reach & Results para ajudar a sua marca a se envolver com o seu público, onde quer que ele esteja, por meio de vídeos.

O autor Wes Benter é um especialista em serviços para comunidade online do ProfNet, serviço que conecta jornalistas com fontes especializadas. Trabalhou como produtor criativo na MultiVu, empresa PR Newswire e como repórter do tempo em emissoras do Centro-Oeste americano. Saiba mais e siga Wes Benter no Twitter.

Texto traduzido do Blog Beyond PR, publicado por Wes Benter no dia 23 de junho de 2016.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s