Dicas #SocialMedia: Como Usar Hashtags em Marketing e Relações Públicas


Dicas #SocialMedia: Como Usar Hashtags em Marketing e Relações Públicas

Se você já criou uma hashtag para a sua marca, você entende a luta desse título da The Onion: “2 Horas Perdidas em uma Reunião, Pensando em uma Hashtag que Ninguém no Planeta Terra Usará” (texto em inglês).

O artigo pode ser hilário, mas perder horas com uma hashtag – apenas para ter uma e vê-la desaparecer na mídia social – não é tão legal.

Para aliviar um pouco do seu #StressComHashtags, falei com Ryan Hansen (@RPH2004), gerente de mídia social na PR Newswire. Ele abriu uma brecha em sua agenda diária, de promover blogs, press releases, eventos e outros tipos de conteúdo em todas as contas de mídia social da PR Newswire e deu sua visão sobre o tema “hashtag”.

Elas são #Relevantes se colocadas no lugar certo

Poderíamos deixar de lado as hashtags e nos concentrarmos em outras estratégias de marketing. Ryan não concorda com essa afirmação e cita as “hashtags” como sendo o “sistema de arquivo” para o caos da comunicação nas mídias sociais. Elas fazem com que temas complexos ou de amplo alcance sejam mais fáceis de serem procurados e classificados.

“Dos trending topics às conversas mais recentes de cada segmento, as hashtags podem dizer muito com muito pouco”, diz Ryan.

E quais as melhores plataformas para usar hashtags? “Twitter e Instagram”, confirma ele, acrescentando que o LinkedIn não é o lugar certo para elas. E, mesmo o Facebook aceitando as hashtags, “Eu não acredito que elas melhorem muito seu post. Acho que é muito mais eficaz para marcar pessoas, lugares ou páginas ao invés disso”.

Comece #aConversa com o pé direito

Ninguém quer conversar com alguém que empurra ou se autopromove. Da mesma forma, você não pode apresentar a hashtags da sua marca de uma forma agressiva.

Cada plataforma tem as suas próprias melhores práticas e costumes sociais. No Twitter, por exemplo, é melhor publicar apenas uma ou duas hashtags por tweets, devido ao limite de 140 caracteres.

O Instagram não tem esse limite – mesmo com muitos usuários colocando hashtags nos comentários – mas é importante para controlar quantas # você usa.

“Você pode colocar muitas, mas não é recomendado. Faça uma pesquisa e coloque de seis a dez, mas que sejam realmente poderosas”, Ryan recomenda.

Há outra coisa que se deve levar em consideração no Instagram: o tamanho do seu público atual. “Quais hashtags você vai precisar usar”.

Nesse caso, direcione suas hashtags para os públicos-alvo que você mais tem interesse em atrair. Nesse caso não há um limite. Como aponta Ryan, “Nós não somos a Kim Kardashian que não usa hashtags em tudo e mesmo assim recebe 500k likes em suas publicações”.

E se você decidir participar de uma conversa usando uma hashtag? Isso é ótimo, diz Ryan.

“Quando há um trend topic a respeito do que costumamos compartilhar nas mídias sociais, com certeza sua publicação entrará na conversa”.

Mas fique atento e saiba em quais conversas participar. Entenda a origem da hashtag e seu uso atual. Se a hashtag envolve gírias, certifique-se que ela não será mal interpretada por seu público.

Dez minutos de pesquisa hoje podem economizar horas de esclarecimentos em Relações Públicas amanhã.

e-co-1-1-2-why-content-marketing-is-a-question-marketing-your-content1

Hora de #CriarUmaHashtag!

Você está fazendo uma hashtag mas há oito partes de sua campanha que pretende promover, então… você deve criar oito hashtags?

“Criar uma hashtag personalizada para tudo é muito difícil de controlar. Além disso, será difícil que uma delas ganhe força”, diz Ryan.

Consistência é “algo que as pessoas gostam nas marcas quando se trata de mídia social”.

Limite suas campanhas para uma hashtag da marca, e siga esses três conselhos de Ryan:

  • Conte os Caracteres: Entre 6-11.
  • Recurso Visual: Sua hashtag deve ser boa. Criteriosamente, misturar letras maiúsculas e minúsculas é uma maneira de conseguir a atenção do seu público, mas “o usar duas palavras que terminam ou começam com a mesma letra sempre me incomoda! ”, diz Ryan.
  • Fácil de Digitar e Soletrar: mantenha a simplicidade, use “algo que as pessoas estão acostumadas, nada muito complexo”. Um erro de ortografia pode jogar fora toda sua campanha, especialmente se for vulgar ou irônica – a internet ama uma estranha coincidência. “Isso não é nada bom para a sua marca”, diz Ryan.

O que fazer quando você está #Sozinho

Sua hashtag está pronta para ser publicada, e você sabe todas as melhores práticas para cada plataforma. Hora de publicá-la!

Mas não a publique sozinha. Coloque um impulso maior em todos os seus canais de marketing.

“Nós devemos amarrar a promoção da hashtag diretamente com promoções de eventos e de conteúdo, por meio de posts em blogs, press releases, etc”, diz Ryan.

Por exemplo, quando a PR Newswire decidiu entender o mercado de comunicações em 2015 e pediu às pessoas para darem suas definições pessoais sobre Relações Públicas, a hashtag #PRisNow foi usada para criar, reunir e promover as respostas do público.

Como o artigo “5 Steps to Unlocking Successful User-Generated Content”, a campanha foi bem sucedida porque a hashtag não só foi usada na divulgação via mídia social, mas também em posts, mensagens de colaboradores que defendem a marca e publicações de influenciadores.

A mídia social se conecta a tudo hoje. Se você é consistente com sua hashtag em todos os canais pagos, espontâneos, próprios e sociais, você pode “… marcar o seu próprio espaço na esfera social. E ir além”.

Fez a hashtag? #HoraDeTrabalhar

Como você pode saber se a sua hashtag foi bem-sucedida? Isso depende da sua empresa e das suas metas de campanha. Escolha as métricas mais importantes e deixe que elas o guiem. Siga-as constantemente, tome notas das coisas que você fez e qual os efeitos que tiveram.

“Retweetar, compartilhar, a quantidade de likes em um determinado post …” são todas as coisas que Ryan acompanha, mas ele tende a valorizar mais cliques em links compartilhados.

Compreender o impacto a longo prazo da sua hashtag também é importante.

Mesmo se alguém perder o início da sua campanha, a hashtag deve estender a validade da sua mensagem e oferecer ao público um ponto de partida para participar da conversa.

Graças as hashtags destemidas e persistentes, muitas vezes Ryan vê seus links serem acessados muito tempo depois que foram publicados.

Cheque e monitore suas hashtags regularmente. Você vai se surpreender com “a capacidade que uma campanha ou conteúdo tem de atrair pessoas, mesmo quando promovido há algum tempo”, diz Ryan.

E claro, #NuncaPareDeEstudar

“Não é uma ciência exata”, admite Ryan. “É um fluxo constante. A mídia social ainda está evoluindo em ritmo rápido”.

Estas dicas são úteis agora, mas se você nunca experimentar ou explorar a mídia social, você ficará para trás.

“Você tem que ter uma certa flexibilidade e até mesmo a curiosidade para acompanhar”, diz Ryan. “Ainda é uma prova de fogo”.

Curiosidade é a chave para o sucesso do marketing de conteúdo, e você não pode subestimar a importância da promoção e da distribuição.

Baixe Why Content Marketing’s Really a Question of Marketing Your Content e aprenda como atingir o público certo com o conteúdo.

Texto traduzido do Blog Beyond PR, publicado por Scott Hicken no dia 22 de junho de 2016. Scott Hicken é gerente de produto para o SocialPost da PR Newswire, e ajuda as histórias dos clientes a chegarem a mais de 55 mil seguidores no Twitter em quase 50 setores específicos de mercado. Ele também administra o iReach, Microlists, Capital Markets Visibility lists, Feature News e o Customer Account Post. Conecte-se com ele no LinkedIn.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s