Dicas para Relações Públicas em Entrevistas com a Mídia


Dicas para Relações Públicas em Entrevistas com a Mídia

Seu press release passou pela rede wire e seus pitches foram enviados. É hora de colher os resultados: as entrevistas! Em breve jornalistas entrarão em contato. Para que tudo dê certo, certifique-se de que o porta-voz que fará a entrevista tem todas as informações que precisam ser comunicadas e esteja preparado para conquistar a atenção da mídia. Isto significa preparar uma breve entrevista à imprensa destacando detalhes e falas com pontos importantes. Confira algumas dicas de como fazer uma boa entrevista à imprensa:

Deixe claro os detalhes

Logo no início de seu resumo, você deve definir os detalhes essenciais. Poucos porta-vozes irão ler todo o conteúdo até o final da sinopse, por isso coloque as informações mais importante logo no começo.

O que:

Obviamente esta é uma entrevista à imprensa. Mas não se esqueça de colocar um título grande e claro para diferenciar este documento de qualquer outro na mesa do seu porta-voz.

Quem:

Inclua o nome e uma foto do entrevistador e para qual veículo de imprensa ele falará. Isso pode ajudar o entrevistado a sentir-se mais confortável se houver um rosto e um nome, especialmente se o jornalista e seu porta-voz nunca se viram antes, e especialmente se esta entrevista acontecerá via telefone.

Quando:

Faça isso da forma mais clara quanto possível. Verifique três vezes, fique atento aos fusos horários.

Onde:

Também é fundamental garantir que o seu porta-voz está no lugar certo no momento certo. Você precisa incluir um mapa e calcular o tempo de viagem se este for até um estúdio de TV, junto com todos os detalhes relevantes para ser recepcionado por alguém e assim por diante.

A maioria das entrevistas são feitas por telefone. Seja claro nesse caso sobre os detalhes da ligação e inclua todas as senhas ou códigos de acesso relevantes.

Como:

Você está conduzindo o porta-voz para um estúdio? Você fará uma conference-call? Ou o repórter ligará diretamente no celular do seu porta-voz? Garanta que não haja dúvida sobre como ele terá que agir. Ser muito claro sobre quem irá ligar para quem e se é um telefonema direto.

Por quê:

Faça uma breve declaração descrevendo como surgiu essa oportunidade: “Esta entrevista é o resultado do press release sobre novos produtos enviado ontem”. “Esta entrevista é o resultado do anúncio de demissões desta manhã”. “Esta entrevista é um resultado de uma apresentação de nosso produto que proporciona um estilo de vida mais saudável para os adolescentes”.

Será que o repórter leu o seu press release? Recebeu a informação completa? Tem conhecimento sobre o assunto que iremos discutir – ele já abordou o tema em discussões anteriores, em uma cobertura ou esta é uma missão de pesquisa?

Forneça o máximo de ângulos que você tem sobre o tema. (Nota: Verifique se o seu porta-voz leu o mesmo material que o repórter.)

Objetivos da entrevista

Qual o seu objetivo com essa entrevista? Liste de uma a três metas para que o seu porta-voz possa enquadrar suas respostas de acordo com elas. Aqui estão alguns exemplos de metas que você pode ter:

Esclarecer esse mal-entendido sobre a alegação de nosso produto não ser saudável;

Apresentar a empresa para esse veículo, com uma visão geral dos nossos pontos fortes;

Explicar os resultados de uma pesquisa em detalhes.

Driving Credibility & Success for Your Brand: How to Earn More Media

Fatos úteis sobre o entrevistador

Dê ao seu porta-voz algumas informações sobre o entrevistador: tais como o que eles cobrem geralmente e qual tema costuma abordar. Por exemplo, normalmente esse repórter é contrário a opinião do senso comum? Ele é novo no assunto ou têm uma longa história com o segmento?

Inclua links para contas de mídia social do repórter se o seu porta-voz quiser ir mais a fundo. Se o entrevistador não tiver nenhuma interação recente com a sua empresa, compartilhe essas informações junto aos links.

Informação sobre o veículo de comunicação

Dê um breve resumo e tipo de mídia, se é impresso, rádio, TV, web ou blog – o que você precisar compartilhar. Incluir links relevantes para o website e contas em mídias sociais, bem como tamanho, importância e audiência. Adicione qualquer outra informação que você acredite ser relevante para dar ao seu porta-voz o melhor entendimento do público e de como a mensagem deve chegar.

Coberturas recente

Compile uma lista de links para notícias, artigos e outras publicações relevantes do jornalista / entrevistador em um recente passado para dar uma noção de estilo e conteúdo. Incluir datas, o nome do veículo (se forem diferentes) e 2-3 frases explicando por que você escolheu cada notícia, apontando por exemplo, se alguma das histórias menciona sua empresa ou seus concorrentes.

Entrevistas com a Mídia

Texto traduzido do Blog Beyond the Wire, publicado por Melissa Meyer no dia 30 de maio de 2016. Amy-Louise é Assistente de Comunicação na CNW – PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s