4 Passos Iniciais para sua Estratégia de Conteúdo Multicanal


Estratégia de Conteúdo

As empresas que querem aumentar o awareness, ou seja, a percepção e a exposição da sua marca junto ao público, podem conquistar grandes resultados com uma sólida estratégia de comunicação multicanal.

Isso pode ser feito de diversas formas, como a combinação entre a distribuição de press releases e ferramentas para gerar mídia espontânea, campanhas em plataformas de mídia social e mídia paga, ações de rua e promoção de eventos – o céu é o limite para sua imaginação. Mas, infelizmente, seu tempo e recursos devem ser limitados e, provavelmente, não poderá contar com tudo isso na sua estratégia.

Antes mesmo de começar a escolher os canais para o seu plano, há outro trabalho que precisa ser feito, bem menos divertido.

Em nosso recente webinar,  Multichannel Content Strategy: How to Build Awareness Customers and Revenue, Matt Heinz, Presidente da Heinz Marketing compartilhou seu conhecimento e experiências profissionais com marketing de conteúdo multicanal. Matt apontou quatro passos para uma estratégia multicanal sólida, que orientarão suas decisões quando chegar a hora de determinar quais canais devem ser utilizados para sua estratégia:

1.Quantifique sua meta para o sucesso

Como qualquer plano de comunicação, você deve determinar qual o objetivo da sua campanha. Heinz compartilhou exemplos quantificáveis, tais como número de vendas, contratos e leads, os quais podem ser facilmente mensurados.

2.Crie um perfil claro do cliente

Na internet, descubra onde o seu público pode ser encontrado e o que eles fazem on-line. Compile o máximo de informações possíveis, incluindo dados demográficos e psicográficos. Compare os resultados obtidos com o que os canais pré-selecionados tem a te oferecer.

DL+Driving+Credibility

3.Compreenda seu processo de compra e venda

Consulte suas equipes de relacionamento com cliente (incluindo vendas) antes de embarcar em um plano multicanal. Isso ajudará você a mapear onde marketing e PR se encaixam dentro do processo de compra. Heinz diz que é geralmente na fase de “descoberta”, quando o público busca informações sobre determinado produto ou serviço. Considere quais canais ajudarão a impulsionar a descoberta de conteúdo e, neste momento, construa a confiança, preparando o terreno para uma eventual conversão em vendas.

4.Adote e direcione sua receita com métricas

Hoje, com mais métricas disponíveis para comunicadores, nunca foi tão fácil atrelar relações públicas à receita. Na verdade, os programas coordenados entre marketing, publicidade e RP podem usufruir um do outro e construir um ecossistema sólido para as receitas das organizações.

Embora o modo utilizado para mensurar as ações de relações públicas não seja perfeito, demonstre o valor de suas atividades com uma linguagem que possa ser compreendida por outras unidades de negócio dentro de sua empresa e alinhadas as métricas de publicidade. Heinz recomenda amarrar essas medidas aos seus objetivos, a fim de ter um o sucesso de sua campanha de forma instantânea, clara e consistente.

Então, quais métricas você deve aplicar à sua campanha multicanal? Confira as sete métricas para te ajudar a demonstrar o ROI.

Para saber mais sobre a estratégia de conteúdo multicanal, ouça o webinar completo. Quais são os passos que você deve adotar antes de implementar um plano de marketing multicanal? Comentários abaixo, ou envie um tweet para @CNWGroup.

Tradução do texto escrito por Melissa Meyer no Blog Beyond the Wire, no dia 31 de maio de 2016. Melissa é Assistente de Comunicação da CNW – PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s