5 Dicas Indispensáveis de SEO para Descoberta de Conteúdo


5 Dicas Indispensáveis de SEO para Descoberta de Conteúdo

O papel do Content Marketing é aumentar e gerar tráfego para o seu blog, white papers, press releases, artigos e vídeos. Tendo como objetivo gerar mais leads para a sua equipe de vendas.

SEO e Discoverability: Duas palavras que frequentemente vemos no mesmo contexto mas podem nos confundir. Apesar de serem semelhantes, em muitos aspectos, há uma diferença importante que precisamos entender.

SEO é uma ferramenta enquanto a Discoverability (ou descoberta de conteúdo) descreve uma meta ao promover um conteúdo digital.

SEO (Search Engine Optimization) é a arte, o método e a estratégia para direcionar o tráfego para um site, página web ou outro local digital. Fazendo com que ele apareça melhor posicionado nos resultados de busca.

Por exemplo, se uma pessoa procura em um dos principais buscadores por “iscas de pesca”, o primeiro resultado pode não ser o que você está procurando, mas provavelmente é o melhor site de isca de pesca ou de conteúdo relacionado ao assunto.

Ele está em primeiro lugar graças a uma ótima estratégia de Search Engine Optimization.

Sim, ser popular (fazer com que muitas pessoas visitem seu site e passem mais tempo nele) é importante. Mas apenas isso, por si só, não fará seu site chegar ao topo dos resultados de busca.

Para ajudar as pessoas a encontrarem o seu site você precisa ter indicadores claros que ajudam os algoritmos dos buscadores a combiná-los com palavras-chave e outras opções de pesquisa, para que sua página seja encontrada quando alguém procurar pelas “melhores iscas de pesca”.

Press Release

O mesmo se aplica a parte do conteúdo. Muitos fatores são levados em consideração para um press release aparecer no topo dos resultados de busca: o funcionamento do site, palavras-chave corretas e nos lugares certos, a qualidade do conteúdo, a popularidade do tema e assim por diante.

Os algoritmos de buscas são complexos e estão em constante evolução, mas uma coisa é certa: eles são empresas e querem servir aos seus clientes o melhor em qualidade.

SEO é uma bela combinação de habilidades artística e técnicas para direcionar tráfego qualificado onde quiser e quando necessário. É uma das ferramentas que tornam o conteúdo localizável.

Descoberta de conteúdo (ou ‘Discoverability’) é a habilidade do seu conteúdo ser encontrado. Quando você cria um bom material, você precisa ter certeza de que o público poderá encontrá-lo.

SEO faz parte do processo de criação e a descoberta será o retorno do seu trabalho.

Para fazer com que seu conteúdo possa ser encontrado, pelo seu público, você não pode depender de que ele venha sempre ao seu encontro. Você também tem que colocar esse conteúdo, ou promovê-lo, em lugares onde você sabe que seu público estará.

Como a pesca, mesmo com ótimas iscas, você não vai pegar nada em águas que não tiverem peixes. Pescadores inteligentes pesquisam para saber onde os peixes estão e quando eles precisam comer, para que sua isca seja facilmente encontrada e abocanhada.

Como usar o SEO de forma inteligente e como criar conteúdo “encontrável”? Aqui estão algumas dicas:

1. Use a isca certa: Crie um conteúdo que seu público-alvo quer ler. Para isso, faça uma minuciosa pesquisa, você economizará muito tempo ao não desperdiça-lo com a criação de conteúdo irrelevante.

2. Não seja vago com o título: Um livro é julgado pela capa e seu conteúdo será por seu título. Seja transparente e interessante para atrair o seu público.

3. Marque bem o seu conteúdo: Lembre-se de marcar o seu conteúdo de forma adequada para ajudar as pessoas a encontrá-lo. A maioria dos lugares em que você publica o seu conteúdo usam tags para ajudar as pessoas a pesquisarem e navegarem de forma mais eficiente.

4. Publique bem o seu conteúdo: Como um pescador experiente, faça sua pesquisa antes de publicar o seu conteúdo em um site ou página para atrair o público que você deseja.

5. Avise às pessoas sobre ele: Não acho que a criação de um conteúdo excelente, com as palavras corretas, significa que o seu trabalho está feito. Não, não, meu bom pescador. Você ainda tem muito trabalho pela frente. Compartilhe seu conteúdo em todas as redes onde o seu público pode ser atingido, incluindo canais pagos, sociais e próprios.

O segredo do marketing é direcionar a descoberta de conteúdo pelo público certo. Felizmente, nos dias de hoje, os profissionais podem escolher entre várias opções de distribuição.

Se seu objetivo é ter a sua marca descoberta por novos clientes, ferramentas de PR como o pitching, press releases e a distribuição newswire são essenciais para conquistar mídia espontânea em vários estágios no processo de compra dos clientes, sendo mais eficaz do que canais próprios.

Descubra como o processo de distribuição de press release personalizado da PR Newswire ajudará a otimizar a sua mensagem para aumentar seu potencial. Baixe What You Get with Your PR Newswire Release para conhecer os bastidores e ver o que acontece depois que seu comunicado de imprensa é enviado para distribuição.

Texto traduzido do Blog Beyond PR, publicado por Victoria Harres no dia 24 de maio de 2016. Victoria Harres é Vice-Presidente de Comunicações Estratégicas e Conteúdo na PR Newswire. Ela foi a primeira “twittera” do @PRNewswire e continua como parte dessa equipe. Se ela não estiver em sua mesa, você vai encontrá-la em seu jardim.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s