Erros de Mobile Marketing que Devem ser Evitados


Erros de Mobile Marketing

Vários estudos apontam que os smartphones e tablets estão mudando a forma como consumimos conteúdo digital. Por exemplo, no Canadá dois terços da população possuem pelo menos um smartphone e metade deles tem um tablet. Estamos gastando cerca de 75% do seu “tempo digital” em dispositivos móveis. Para a maioria de nós, os dispositivos móveis substituíram os PCs e se tornaram a nossa principal forma de acesso on-line.

Como qualquer canal, as empresas devem abordar o mobile de forma estratégica e dentro de um plano de comunicação bem pensado. Fique atento e evite os três erros mais comuns em mobile marketing:

1. Limitar as ações de uma campanha de marketing mobile

Mobile pode parecer limitado ao serviço de mensagens SMS/mensagens de texto ou a exibição de publicidade dentro de um aplicativo móvel. Porém existem outras ferramentas para uma campanha de marketing mobile mais robustas que podem e devem ser incluídas. Dados apresentados pelo Grupo Eleventy revelam que 75% dos 900 milhões de usuários do Gmail verificam seus e-mails usando um dispositivo móvel; 25% do uso de aplicativos móveis é dedicado a mídia social (em particular o Facebook). Os dados também indicam que 70% dos consumidores preferem receber mensagens de mobile marketing via e-mail, enquanto menos de 2% dizem que querem receber anúncios ou promoções em mensagens de texto ou SMS.

Escolha uma variedade de meios e opções de mídia mobile para envolver os usuários mobile com uma abordagem que chame a atenção. Foque na construção de listas mobile antes de implementar uma campanha (que pode ser usada em redes de publicidade móveis) use de listas de e-mail e outras mídias para apoiar suas ações.

Por exemplo, a marca de varejo The North Face expandiu o alcance de sua campanha de marketing móvel com a ajuda de materiais impressos: cartazes e peças dirigidas a seus prospects para escolherem se queriam ou não receber mensagens de marketing móvel, com ofertas especiais quando estiverem perto de uma das lojas da marca utilizando a geolocalização do celular. Afim de desenvolver sua lista de usuários móveis, direcione o público e as vendas quando passarem perto da sua loja. Utilize o mesmo tipo de estratégia para seus clientes.

2. Não faça transição entre canais de comunicação sem “amarrá-los”

Se seu objetivo final é aumentar o engajamento com a sua página em uma rede social, direcionar o tráfego para o seu site, ou converter prospects em clientes no seu e-commerce, a experiência do usuário mobile deve ser transparente e alinhada em todos os canais.

Os clientes que recebem um e-mail marketing e o acessam de seu smartphone ou tablete, devem ser levados a uma plataforma de m-commerce, tornando mais fácil para eles procurar e  compra por meio do seu dispositivo móvel.

Alguns pontos para aprimorar a usabilidade:

Ajustar o layout do site, texto, imagens e fluxo de usuários de acordo com dispositivos mobile.

Incorporar recursos específicos do site mobile como a capacidade de fazer login em uma conta existente usando credenciais de uma mídia social – se conectando diretamente com a sua empresa – usar um código promocional com o toque de um botão – e fazer um pagamento usando as características de drop-down – favoráveis em um smartphone.

DL_defining+metrics

3. Cuidado com as ações muito criativas para atrair o público móvel

As telas de dispositivos móveis são pequenas e os usuários móveis muitas vezes estão distraídos ou impacientes. Mesmo com esses desafios, não limite a criatividade da sua campanha de marketing mobile.

De acordo com a empresa de tecnologia Cisco, vídeos, por exemplo, respondem por mais de 55% do engajamento do usuário em dispositivos móveis. Profissionais de marketing podem usar o meio para entregar mensagens sucintas – porém memoráveis – que as pessoas possam ver, ouvir e se envolver, assim como em vídeos não promocionais.

Você também pode dar uma sugestão criativa de campanhas para os anunciantes maiores. A equipe de basquete Brooklyn Nets fez uma campanha de mobile marketing com sucesso sobre uma caçada para ingressos grátis. Usando mensagens e mídia social, ela manteve os usuários engajados, enviando frequentemente pistas sobre onde os bilhetes estavam escondidos. Pequenas empresas podem criar o mesmo tipo de envolvimento, dando aos usuários mobile oportunidades semelhantes para ganhar serviços gratuitos ou produtos.

Mobile marketing é uma tática recente para as empresas de todos os tamanhos, e pode demorar algum tempo para domina-la. Evite estes erros comuns ao desenvolver seu programa de marketing móvel e crie uma compreensão mais profunda das estratégias mobile. Assim é possível alcançar bons resultados com o seu público de interesse.

Diretora de Marketing da BluePaySobre a autora, Kristen Gramigna

 

Kristen Gramigna é Diretora de Marketing da BluePay, uma empresa de processamento de cartão de crédito. Texto publicado no Blog Beyond the Wire, no dia 20 de maio de 2016.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s