Relações Públicas – Profissão Essencial nas Organizações


Relações Públicas – Profissão Essencial nas Organizações

Nos dias de hoje, em que o mundo está conectado nas redes sociais e a internet está cada vez mais acessível, o profissional de relações públicas tornou-se indispensável dentro das organizações. Isso porque cada vez mais pessoas utilizam canais como Twitter e Facebook para falar sobre uma empresa e seus produtos ou serviços. Isso serve tanto para elogios como críticas também.

Nós conversamos com Nick Cowling, Presidente norte-americano da Citizen Relations, sobre como uma boa campanha de RP muda tudo.

“Os conceitos de transparência nas comunicações e acesso aos stakeholders estão mutuamente ligados e eles não são nada como eram há dez anos ou até mesmo há seis meses”, diz Cowling. “A aprovação social ou de uma comunidade não é gerenciada por divulgações. É engajamento em uma conversa abertas de duas vias”.

A transparência ajuda a manter o diálogo aberto entre empresa e público de interesse e   conectar as pessoas. Consequentemente isso ajuda você a atingir seus objetivos.

“Há poucas coisas que você pode manter em segredo no mundo de hoje e a expectativa do público de exercer os seus direitos como cidadão nunca foi tão grande. Por isso, as relações públicas são essenciais para qualquer marca ou empresa que está começando ou quer crescer no mercado”, explica Cowling.

Então o que acontece quando uma empresa migra para um novo mercado ou quer mudar sua forma de abordagem nos negócios? Cowling diz que um plano de PR bem executado é o segredo para obter sucesso com essas mudanças:

“A expansão de negócios – de qualquer tipo – quase sempre requer permissão ou aprovação regulamentada”, diz ele. “E por definição, isso exige uma entidade externa para avaliar e julgar a validade das intenções e reivindicações de negócio. Participar do diálogo é uma necessidade, e isso demanda de um plano de RP claro e conciso para apoiar e alcançar o crescimento desejado”.

Este plano deve incluir o envolvimento de todos os públicos de interesse da empresa, ou seja: os colaboradores,  a comunidade, clientes, fornecedores, entre outros. Além da integração e participação em fóruns e demonstração de valores compartilhados, que são todas as funções básicas de uma estratégia de PR bem executada.

Defining the Metrics that Will Demonstrate ROI to Clients

Para as empresas bem-sucedidas, novos mercados só são considerados se as propostas são acompanhadas por programas de reputação eficazes que se concentram na transparência e no engajamento.

“As empresas que costumam buscar expansão, sem engajamento em relações públicas eram do setor extrativo – mineração, petróleo e madeira. Muitas vezes, em partes remotas do mundo não existiam regras e leis, não se exigia explicações”, disse Cowling. “Isto já não é mais o caso, e muitas destas indústrias são agora benchmarks de comunicação e programas de apoio a qualquer novo desenvolvimento ou expansão”.

“Uma mina remota na América do Sul não é tão remota como costumava ser, com acesso universal à tecnologia de mapeamento por satélite ou com ações e ativismo de ONGs.”

Não há dúvida de que contar a sua história também é crucial. Evoluir é estar engajado em um mundo conectado e em constante mudanças sociais.

“O engajamento aumenta em um ritmo forte e como resultados visíveis. Mais um motivo para as relações públicas serem essenciais”, diz Cowling. “RP nunca foi uma escolha, e o poder de um bom profissional de relações públicas está em compreender melhor as marcas de hoje para contar as suas histórias. Não apenas quando elas querem, mas o tempo todo, com para todos os stakeholders e em todas as plataformas”.

Texto traduzido do Blog Beyond the Wire, publicado por Laurie Smith no dia 18 de maio de 2016. Laurie é VP de Comunicação Estratégica e Relacionamento com o Público.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s