6 Dicas para Escrever um Bom Press Release


6 Dicas para Escrever um Bom Press Release

A verdade é que não importa quantos anos de experiência ou quantos press releases você já escreveu, cada texto é único. Mas, há diversos recursos que podem tornar esse processo mais rápido. Um bom começo é entender quem é o público que desejo atingir, respondendo à pergunta seguinte: qual linguagem utilizar na construção do meu release. Os profissionais da área de comunicação que são responsáveis por escrever e editar comunicados à imprensa já tem essa pergunta chave na cabeça.

Em nosso check-list de distribuição sugerimos Seis Perguntas para se Fazer Antes de Enviar um Press Release, cobrindo os conceitos básicos sobre formatação e promoção de conteúdo. Aqui estão algumas perguntas frequentes e dicas para ajudar.

QUEM SE INTERESSA PELA NOTÍCIA DO MEU RELEASE?

Saber quem se interessa pela notícia da sua marca, especialmente sobre o principal motivo pelo qual você está distribuindo o conteúdo, é um importante primeiro passo no planejamento de sua estratégia.

Cada empresa, dentro do seu segmento de atuação, tem vários públicos: internos – funcionários e colaboradores – externos, veículos de comunicação/imprensa, formadores de opinião, clientes, prospects, dentre outros. Por conta disso, ao escrever um comunicado à imprensa, deve ser considerado quem será o destinatário da mensagem.

Nesta fase, também é importante identificar o público interno interessado ou a área para quem o seu press release será enviado. Como seu release ou distribuição de conteúdo impactará seus clientes e colaboradores?

Ou seja, perceber quem são os públicos-alvo da sua notícia, facilitará a forma de como ela deve ser escrita para obter sucesso.

POR QUE AS PESSOAS VÃO SE INTERESSAR?

Como um guardião da marca, você estará sempre atento com tudo o que acontece dentro e fora dela. Mas, essa excitação interna nem sempre garante uma resposta igualmente positiva do público externo.

É preciso se esforçar para motivar pessoas a investir emocionalmente em sua história.

Um exercício que eu acho útil é “Os cinco Porquês”. Quando me sento para escrever um press release, eu repetidamente me pergunto “Por quê?” Até chegar na raiz da história.

O truque está em encontrar o ângulo que vai capturar e manter a atenção do leitor. Quanto mais você pensa no “porquê” de uma situação, maior é a probabilidade de identificar o melhor ângulo do press release.

Outra maneira de pensar isso é: O que posso escrever sobre determinado assunto que o meu público-alvo irá se identificar?

Six Questions to Ask Before Sending a Press Release

ATÉ QUE PONTO REGIONALIZAR A INFORMAÇÃO É POSITIVO?

Um press release detalhado é essencial para alcançar seus públicos de interesse. Porém, é preciso saber quando a informação é desnecessária.  Ao escrever, reflita se você está produzindo este comunicado de imprensa para um nicho específico ou para um público mais amplo.

Em alguns casos, você vai querer “regionalizar” o seu press release, utilizando as necessidades e identidade cultural de uma determinada cidade ou região. Da mesma forma, você pode querer abordar as preferências dos jornalistas e clientes de um mercado específico.

Haverá momentos, que “um toque local” pode ser mais negativo do que positivo. Se sua intenção é distribuir suas novidades a um público amplo e consumidores com interesses gerais, você terá que se concentrar nos aspectos da sua história e de uma notícia que seja interessante, independente da região ou mercado.

ESTOU USANDO A LINGUAGEM DO MEU PÚBLICO?

É muito importante que a linguagem usada em um press release esteja de acordo com o público que irá recebe-lo. Um vocabulário adequado, sem jargões aumenta a chances de atingir o público-alvo.

Você pode utilizar alguns termos ou frases importantes que ajudarão o seu público-alvo a encontrar seu comunicado por meio de buscas online. Evite palavras-chave em excesso, mas inclua termos de pesquisa. Assim, quando inseridos podem impulsionar a descoberta do seu press release.

Se você quer direcionar sua mensagem para um nicho de mercado, você deve escrever especificamente para este público. Alguns termos por conta de sua especificidade podem ser mais comuns entre grupos específicos.  Faça uso deles para destacar sua familiaridade com os interesses ou necessidades e manter a posição de sua marca como líder de mercado em determinado assunto.

O QUE PODE SER CORTADO?

Não há um tamanho perfeito para um press release ideal: Sua construção deve ser feita de acordo com as informações necessárias para transmitir a informação desejada. Mas, os primeiros rascunhos podem incluir informações demais ou repetidas que devem ser removidas ou reformuladas para dar maior clareza.

Como William Strunk escreve em The Elements of Style, “a brevidade é um subproduto do vigor”. É importante ser conciso em seu comunicado à imprensa e a edição ajudará a mantê-lo sucinto.

ESTOU ME ESQUECENDO DE ALGUMA INFORMAÇÃO IMPORTANTE?

Pode ser fácil omitir inadvertidamente uma parte importante da informação de seu press release – especialmente quando se trata de passar por várias rodadas de edições com várias pessoas.

Enquanto você trabalha para criar uma história atraente sobre a sua marca, certifique-se que ela responde Quem, O quê, Quando, Onde e Porquê de sua notícia e inclua um call-to-action para o seu público.

Uma vez que sua história foi escrita e editada por conteúdo, gramática e estilo, o próximo passo é prepará-la para distribuição. Baixe  Six Questions to Ask Before Sending a Press Release para garantir que o seu conteúdo está pronto para o newswire.

Texto traduzido do Blog Beyond PR, publicado por Danielle Capriato no dia 10 de maio de 2016. Danielle é Gerente de Comunicações Estratégicas na PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s