6 Dicas para Criar Infográficos Incríveis para suas Histórias


6 Dicas para Criar Infográficos Incríveis para suas Histórias

Ao trabalhar em um artigo ou post do blog, pode ser um desafio encontrar o conteúdo multimídia certo para compor o seu texto.

Você pode não ter sempre o tempo ou meios para produzir um vídeo, ou ele pode não ser a melhor opção para o conteúdo. Talvez, você não tenha fotos e certeza se quer usar um banco de imagens.

No entanto, algumas dessas frases podem ser verdadeiras:

  • Você tem alguns números ou dados importantes
  • Você acredita que poderia usar símbolos ou iconografia para ajudar a explicá-los
  • Você tem um conjunto de dicas que podem se bullet points ou instruções passo-a-passo
  • Você tem um tema focal que pode se tornar uma imagem que as pessoas vão querer compartilhar

Em qualquer um destes casos, a criação de um infográfico para mostrar seus dados pode ser mais vantajoso para contar a sua história.

Uma vez que convencido de que um infográfico é o que você precisa, existem alguns prós e contras de ter espectadores lendo e compartilhando seu conteúdo.

O QUE NÃO FAZER

Não tente abordar vários temas.

Seu artigo é realmente o lugar para expandir ideias. O infográfico é sua chance de resumi-las –e provocar o público – sobre o conteúdo que o acompanha. Um foco limitado ajuda você a ser capaz de obter um rápido conjunto de fatos sobre um único tópico para o seu público através de meios visuais. Se limite a um tema ou conjunto de dados, se possível. Se alguém olhar, e souber imediatamente a sua mensagem, você conseguiu.

Não encha o seu infográfico com muitos dados ou frases longas.

Não encha o seu infográfico com muitos fatos que as pessoas nem sequer vão começar a lê-lo. É comum ver infográficos longos e finos que continuam a compartilhar seus dados abaixo da página. Embora isso possa ser eficaz se você tem muitos dados para compartilhar, e não tem outra opção, é melhor ter um infográfico que com uma única seção de informações. Se você precisa fazer um infográfico longo para o seu conteúdo, o quebre em pedaços menores que possam ser compartilhados separadamente um do outro. Isso está “OK” para se ter mais de um infográfico!

Não esconda informações em um infográfico que não estão também no seu texto.

Esta dica é especialmente importante se você estiver usando o seu infográfico em conjunto com importantes notícias financeira, legais ou regulamentares. Não enterre fatos em um infográfico e se não for cobri-los em seu artigo. Você quer que esse infográfico ajude a sua credibilidade se estabeleça como um recurso criativo. Esta é uma oportunidade para destacar seus pontos mais importantes de uma forma atraente e visual – use isso!

O QUE FAZER

Preste atenção na organização.

Organizar o seu conteúdo de uma maneira que faça sentido para aqueles que procuram, pode ser tão importante – se não for ainda mais importante – do que a própria notícia. Passe algum tempo planejando o que você quer dizer e coloque isso de uma forma que, de forma imediata e aparente, seja identificado à primeira vista. Se o leitor tem que gastar muito tempo tentando descobrir o fluxo do infográfico ou manter o controle da mensagem, parte da retenção para sua informação será perdida. Vale a pena ter tempo para usar títulos de seções, linhas, alterações de cor e sombras para ajudar a organiza-lo de forma eficaz.

Mostre o impacto com tipografia e cores.

Tipografia pode ser uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a expressar a sua mensagem. Se você quer inspirar alguém a agir, talvez você possa usar uma fonte em negrito ou ainda mais ousada. Se você tem uma mensagem mais elegante e refinada, talvez você queira usar uma fonte escrita. Se a mudança de fonte pode ajudá-lo com o objetivo do seu infográfico, considere mudar.

A cor é igualmente importante. Cores não são apenas uma marca ou prestando atenção a avaliação psicológica de que as cores são mais eficazes em mensagens. Use cores para chamar a atenção para palavras ou frases importantes, organizar o conteúdo, ou para se correlacionar com a simbologia da sua mensagem. Se você tem um aviso urgente, você provavelmente não quer que isso seja um texto amarelo sobre um fundo branco, por exemplo.

Ilustre o seu ponto.

Um infográfico é uma oportunidade única de usar símbolos e iconografia para trabalhar como uma mensagem subliminar para o telespectador. Muito parecido com a seta no logotipo da FedEx, um bom ícone ou símbolo pode ser tão eficaz como muitas palavras. Você não precisa dizer a um leitor sobre o índice de calor se trabalhar com um termômetro em seu infográfico, por exemplo. Com um pouco de planejamento para uma imagem simples, você pode acrescentar muito mais à sua mensagem em um curto espaço de tempo do que parágrafos de texto podem fazer por você.

6 Dicas para Criar Infográficos Incríveis para suas Histórias

Você é um jornalista, blogueiro ou criador de conteúdo e está à procura de multimídia? Assine o PRNJ hoje e tenha acesso a milhares de fotos, vídeos, áudios e outros documentos para download, incluindo infográficos e muito mais. É fácil e gratuito.

Texto traduzido do post escrito por Jaimee Bruening no Blog Beyond Bylines, no dia 23 de março de 2016. Jaimee é um Gerente de Serviços on-line da MultiVu / PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s