8 Ferramentas e Apps Imperdíveis para Jornalistas


8 Ferramentas e Apps Imperdíveis para Jornalistas

Fato: Ser jornalista não é fácil.

Com o ciclo de notícias sendo imediatos – e a brevidade, muitas vezes, sendo defendida e contrapondo matérias profundas – os jornalistas são convidados a criar histórias consumíveis e que chamam a atenção mais rápido.

Felizmente, com o advento dos aplicativos de bate-papo e outras ferramentas voltadas para as redações, os telefones celulares podem agir como um verdadeiro “canivete suíço” de um repórter e fazer do trabalho um pouco mais administrável.

Em janeiro do ano passado, falamos sobre alguns apps de newsgathering que viraram moda no mundo da mídia. Mas, em pouco mais de um ano, muita coisa mudou. Então, é hora de nos atualizarmos.

Aqui estão alguns aplicativos mais recentes e ferramentas on-line, que despertaram meu interesse.

PARA COLETA DE DADOS

Sqoop. Projetado para os jornalistas e repórteres de negócios, o Sqoop é um banco de dados pesquisável para encontrar informações sobre empresas, em relação a Securities and Exchange Commission (SEC) filings, concessões de patentes, registros judiciais federais e mais. Ao invés de ter que procurar por vários sites com dados públicos, os jornalistas podem pesquisar por aqui ou configurar alertas para ser notificado quando novos documentos são arquivados.

Sqoop_app

PARA IMAGENS DE MÍDIA SOCIAL (AMIGÁVEL)

Adobe post. Permite ao usuário criar imagens atraentes para mídia social – uma ferramenta útil para quando você precisa chamar a atenção para uma história online. Para escritores freelance e veículos de notícias menores, fornece uma solução rápida para conquistar mais engajamento na mídia social, e com a sensação de um ambiente profissional. O aplicativo também permite que você redimensione o tamanho das imagens instantaneamente, assim você pode compartilha-las através de várias plataformas sociais com facilidade.

Adobe-post_app

PARA CRIAR BOT

Chatfuel. Aplicativos de mensagens estão sendo adotados pelas redação de notícias. O Chatfuel permite que editores – e qualquer um, na verdade – construa bots para aplicativos de mensagens para personalizar a experiência e facilitar a conversa com os seguidores e fãs. A ferramenta agora trabalha com o Telegram, mas em breve estará disponível para Slack, WhatsApp e muito mais.

Chatfuel_app

PARA ENCONTRAR (E VENDER) VÍDEOS

Ruptly Stringer. Lançado pela ruptly.tv, este aplicativo permite que qualquer pessoa se torne um contribuinte remunerado – conectando jornalistas freelance e testemunhas oculares para as principais emissoras de TV e websites. Felizmente, o app não confia em que sempre há alguém no mesmo lugar onde as histórias acontecem. Logo, quando uma redação ouve que algo está acontecendo, os editores podem atribuir o trabalho para os usuários que estão próximos a história.

Ruptly_app

PARA ENCONTRAR (VENDER) FOTOS

Twenty20. Uma boa coleção de imagens pode ser difícil de encontrar, especialmente para uma notícia de grande impacto. Twenty20 permite que os fotógrafos sejam descobertos e vendam suas fotos para marcas e criadores digitais, enquanto os editores podem licenciar imagens mais autênticas, de forma rápida para suas histórias.

Twenty20_app

PARA APRENDER CÓDIGOS

Lrn. Codificação básica, bem como o SEO, está se tornando uma habilidade cada vez mais importante para os jornalistas na redação, enquanto as histórias se tornam cada vez mais interativas, ter uma sólida compreensão do trabalho envolvido e o tempo, pode melhorar a comunicação e colaboração entre as equipes editoriais e desenvolvedores. O Lrn apresenta mini questionários interativos para aprender HTML, CSS, Javascript, Ruby e Python, e pode ser facilmente feito durante os intervalos ou em seus trajetos.

Lrn_app

PARA ACESSO AO DESDOBRAMENTO DA NOTÍCIA

Ban.jo for Media. Banjo Discovery dá aos jornalistas acesso imediato ao conteúdo gerado pelo usuário, preciso e as últimas notícias. A ferramenta permite que o veículo descubra, verifique e publique informações diretamente. Também torna fácil o engajamento com o seu público e você pode se conectar a fontes de potenciais histórias que estão no local em um evento ao vivo.

Banjo_app

PARA VERIFICAR IMAGENS

Verified Pixel. Pode ser difícil e demorado verificar as fotos enviadas pelo usuário e de testemunhas oculares, especialmente quando se trabalha com notícias rápidas. O Verified Pixel Project é um protótipo que foi financiado pela Fundação Knight, e visa acelerar o processo com uma ferramenta automatizada que permite as redações ver e autenticar fotos rapidamente. Esta é definitivamente uma ferramenta para ficar de olho.

Verified-Pixel-Project_app

Texto traduzido do post escrito por Anna Jasinski no Blog Beyond Bylines, no dia 24 de março de 2016. Anna é Gerente de Relacionamento com Audiências na PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s