5 Dicas de Comunicação Interna para Pequenas Empresas


Dicas de Comunicação Interna para Pequenas Empresas

Todas as marcas se esforçam para construir defesa e lealdade entre os seus públicos-alvo. Simplificando, a defesa leva ao aumento da awarenes da marca, vendas e crescimento organizacional. Marcas muitas vezes vêem seus defensores como algo que acontece entre os seus públicos externos – consumidores, comunidades, fornecedores e até mesmo outras empresas. Mas um dos públicos mais importantes, mas muitas vezes esquecido, está bem na frente delas: os próprios funcionários de uma marca, seu público interno, ou como conhecidos em Marketing como “Business to Employee”. Os colaboradores (são ou podem ser) os melhores ou piores embaixadores da marca. Afinal de contas, eles são os verdadeiros “insiders”. Não importa o quão forte seja a sua comunicação ou equipe de Relações Públicas, a mídia social coloca a reputação de uma organização nas mãos de todos os seus empregados.

Construir defensores fortes, autênticos e duradouros começa com o desenvolvimento de um plano de comunicação interna robusto e estratégico. Para as pequenas empresas, pode parecer simples, ou até mesmo fácil, se comunicar internamente. No entanto, a comunicação interna hoje, não pode ser deixada para depois em qualquer organização.

“Empresas que têm comunicações internas altamente eficazes tem 47% mais retorno para os acionistas ao longo dos últimos cinco anos, em comparação com as empresas com a comunicação interna menos eficaz”. People Driven Performance

Aqui estão as práticas mais importantes que as pequenas empresas devem considerar ao implementar planos de comunicação interna.

  1. Comunicar de forma clara, consistente e várias vezes

Estabelecer um calendário de conteúdo em pontos de contato consistentes como boletins internos (newsletters), reuniões gerais com todos da empresa e comunicados por e-mail com mensagens para que os funcionários saibam o que esperar e com atualizações. Com o tempo, você verá que as equipes começarão a antecipar e procurará informações nesses pontos de contato.

  1. Com o que o público se preocupa? Adapte a mensagem

Talvez o seu escritório está passando por uma fusão ou outra mudança significativa. Sim, é importante transmitir os detalhes, mas não se esqueça de abordar a questão mais importante que seus funcionários estão perguntando: “O que isso significa para mim?”.

  1. Misture canais

E-mail é ótimo, rápido e fácil, mas seu público interno provavelmente recebe vários e-mails todos os dias que a plataforma se torna confusa. Considere aproveitar as mídias sociais, intranets, pessoalmente em reuniões e eventos, material impresso, sinalização do escritório, vídeos e webinars para comunicar suas principais mensagens.

  1. Saia na frente da fofoca

Goste ou não, seus funcionários vão falar. Evitar boatos, antecipe a comunicação (e da forma mais honesta) possível. É muito mais indolor entregar de forma proativa a mensagem do jeito que você quer do que tentar esclarecer rumores incorretos.

  1. Acima de tudo, seja divertido!

A comunicação interna é uma chance de mostrar a cultura da empresa, comemorar o sucesso com sua equipe e construir companheirismo. Sinta-se livre para colocar um pouco mais de personalidade e diversão em seu tom quando se comunicar internamente.

Para saber mais sobre a comunicação interna e a capacidade de alinhamento dos funcionários, baixe este whitepaper gratuito.

Modelo de Press Release


 

Claire Holland Sobre o autor

Claire Holland é Diretora de Comunicações de Marketing na agência EA, uma agência de brand experience especializada em engajamento experiências, engajamento digital e tradicional, de Chicago. Ela orienta a visão estratégica de marcas, mensagens e voz de empresas, apoiando e melhorando as estratégias de marca para os clientes. Holland também é responsável por todas as ações de Comunicações e Marketing internas e externas da agência, incluindo Marketing Digital e Relações Públicas.

Texto traduzido do post escrito por Claire Holland no PR Toolkit, no dia 05 de fevereiro de 2015.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s