6 Maneiras de Monitorar a sua Marca On-line


6 Maneiras de Monitorar a sua Marca On-line

Com tantas plataformas de mídia online e sociais disponíveis, manter o controle de todas as menções on-line da sua marca pode ser um grande desafio. Mesmo assim, é extremamente importante saber quem está falando sobre sua marca na Internet. A questão para os profissionais de Relações Públicas é como monitorar sua marca on-line. Você apenas monitora algumas plataformas? Ferramentas básicas de monitoramento fornecem uma visão completa da sua marca on-line?

Qualquer que sejam as ferramentas que você decidir usar para monitorar, é essencial entender as melhores práticas para manter a imagem on-line da sua marca.

Aqui estão seis maneiras para você monitorar sua marca on-line:

1. Entender o cenário

Isso permitirá que você veja de onde a maioria das notícias sobre a sua marca estão vindo e, portanto, te direcionará para ais plataformas que você precisa monitorar mais de perto. Se você tem um grande número de seguidores no Facebook, mas apenas alguns seguidores no Twitter, você deve dar mais atenção a rede social de Mark Zuckerberg. Além do número de seguidores sociais, você pode usar a analytics do seu site para ver quais plataformas estão direcionando usuários para seu site e, em seguida, monitore essas plataformas para obter menções da marca.

2. Separar sinais do ruído

Sua empresa deve se concentrar nas conversas que realmente importam e, portanto, que precisam ser monitorados. O resto é apenas ruído e há um monte disso na internet! Para fazer isso, você terá de estabelecer quais são seus objetivos de comunicação e se concentrar em comentários e menções que possam ajudar ou prejudicar você de alcançar essas metas.

3. Identificar problemas e oportunidades

Os seus concorrentes estão se destacando em algo que você não é? Monitorar a concorrência permite identificar gaps e tendências, assim como os temas mais quentes em discussão no seu mercado específico.

4. Definir objetivos alcançáveis

Seja claro sobre quais são seus objetivos em relação a sua presença on-line. Se você quer mais visibilidade no Facebook, logo, passe mais tempo nesta plataforma do que em outras. Se você quer estar entre os melhores lugares no Trip Advisor ou em outro site de review de clientes, acompanhe os comentários e menções nesses sites.

5. Criar benchmarks internos

Selecione e se concentre em benchmarks internos que são relevantes para seus objetivos. Seja específico com os seus pontos de referência. Por exemplo, seu objetivo é “Ganhar 3 mil likes no Facebook até dezembro”. Isso cria foco e irá ajudá-lo a determinar quais plataformas realmente importam para a sua empresa.

6. Escolher a ferramenta certa

Há uma série de serviços gratuitos e pagos de monitoramento que podem garantir que você fique atento a presença online da sua marca. O primeiro passo é garantir que o serviço de monitoramento se adapte às suas necessidades e objetivos. Se você não tem controle suficiente da sua marca através de serviços gratuitos, uma assinatura paga pode ser melhor para sua empresa.

Acompanhar sua marca on-line vai deixar sua empresa em uma posição melhor para controlar e moldar as percepções e atingir seus objetivos globais.

Para uma visão mais abrangente e aprofundada sobre como monitorar sua marca online, faça o download Monitoring Your Brand Across the Web, whitepaper Grátis da CNW.

Texto traduzido do post escrito por Amy-Louise Tracey no Blog Beyond the Wire, no dia 21 de março de 2016.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s