3 Modelos de Press Releases para RP e Content Marketing


Modelo de Press Release

Mesmo o press release sendo uma tática testada e aprovada para a comunicação de marca, há muito mais para escrever e distribuir do que você possa imaginar.

De alcançar mídia e formadores de opinião do mercado até direcionar a visibilidade nas buscas e vendas, há tantas coisas que um comunicado de imprensa pode conseguir para profissionais de Relações Públicas e Marketing hoje. Mas, com o foco voltado totalmente para o Storytelling e na distribuição (duas coisas muito importantes), é fácil de se esquecer de alguns pontos importantes no press release.

Usando um modelo de press release ou checklist dará ao seu processo de escrita a consistência necessária para garantir que todos os elementos essenciais sejam incluídos.

Ao longo dos anos, os comunicados de imprensa têm seguido um formato padrão, incluindo as mesmas peças básicas de informações importantes. E, apesar de outras alterações nas melhores práticas, cada press release deve incluir o seguinte:

  • Título
  • Cidade
  • Data
  • Boilerplate
  • Contato

Em nosso Guia Rápido & Fácil para Compartilhar seu Press Release com o Mundo, nos fornecemos dicas sobre press releases. Mas, enquanto a estrutura básica de todos os comunicados de imprensa permanecem a mesma, o propósito de cada press release apresentará as principais diferenças na forma como ele deve ser formatado.

Assim como as práticas de Relações Públicas e de Marketing evoluíram para atender às necessidades dos públicos em constante mudança, isso se refletiu no press release. Ao olhar para os comunicados de imprensa distribuídos pela PR Newswire ao longo do dia, vemos uma variedade sempre crescente e não há um método padrão para escrevê-los.

No entanto, vemos algumas tendências, que podem ser agrupadas em três categorias principais, ou tipos de press release:

  • Press Release Geral
  • Press Release Evergreen – Perenes
  • Press Release para Content Marketing

Para ajudar profissionais de Relações Públicas e de Content Marketing, criamos três press releases para divulgação de notícias e promoção de conteúdo, que melhor atendam suas necessidades:

Press Release Geral

Este é o clássico, press releases consagrados por marcas ao longo do tempo, para anúncios próprios, lucros trimestrais, lançamentos de novos produtos, normas empresariais ou para comunicação corporativa.

É importante garantir que você está escrevendo para o público adequado, e notícias diretas tende a atingir jornalistas de negócios, editores de notícias e investidores, bem como os seus atuais e potenciais clientes. Por esta razão, é importante se concentrar em apresentar suas novidades de uma maneira simples e fácil de ler.

Press Release Geral

Press Release Evergreen – “Perene”

Agora que os comunicados de imprensa têm uma vida útil mais longa graças a Internet, o envio de desse tipo de notícia aumenta sua popularidade. Esses lançamentos pegam um ângulo único em notícias uma de marca e levam sua mensagem diretamente para o público consumidor o fazendo ler e compartilhar.

O mais importante de uma notícia evergreen é fornecer informação útil e interessante, e que continuará sendo relevante para o seu público-alvo. Esse lançamento dá às marcas a chance de aumentar os músculos de seu storytelling. Seja natural e se concentre para escrever bem seu comunicado evergreen.

Press Release Evergreen – “Perene”

Press Release para Content Marketing

Profissionais de Content Marketing encontraram nos press releases uma forma de promover o seu conteúdo. E por que não deveriam? A distribuição de press releases permite alcançar um público maior e muitas vezes engajado através de uma rede confiável de portais de notícia além de direcionar o tráfego para canais próprios de mídia.

Ao escrever um press release de conteúdo, é fundamental tratar este tipo de liberação da mesma forma que você trataria outro Content Marketing: escreva para o seu público e conte uma grande história.

Embora você possa usar esses lançamentos para direcionar buzz para sua marca e e estabelecer como um líder de pensamento, esse conteúdo é usado para impulsionar engajamento, demanda e leads. Para o efeito, não se esqueça de incluir um call to action direto para otimizar o potencial de engajamento do público.

Press Release para Content Marketing

A próxima vez que você for encarregado de promover uma notícia ou conteúdo da sua marca, lembre-se de usar um desses modelos para escrever uma versão que funcione e baixe o Quick & Easy Guide to Sharing Your Press Release with the World da PR Newswire. Este “como fazer” passa por etapas para levam da preparação de um press release até sua distribuição.

Guia Rápido & Fácil para Compartilhar seu Press Release com o Mundo

Texto traduzido do Blog Beyond PR, publicado por Danielle Capriato no dia 24 de fevereiro de 2016. Danielle é Gerente de Comunicações Estratégicas na PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to 3 Modelos de Press Releases para RP e Content Marketing

  1. Kristal says:

    Por que vocês colocaram o modelo de Press Release em inglês? Quem não conhece o idioma, muda imediatamente site, vocês erraram nisso!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s