6 Dicas do BuzzFeed para Sugestão de Pauta


É óbvio dizer que a maioria dos profissionais de Relações Públicas e Marketing gostariam de ver seu nome ou de sua empresa em alguma página do BuzzFeed. Mas como conseguir isso?

6 Dicas do BuzzFeed para Sugestão de Pauta

O BuzzFeed é uma das empresas de notícias e entretenimento mais populares do mundo, criando conteúdo “louco” e interessante que combina notícias sérias, divertidas, emocionantes, histéricas e de celebridades.

É óbvio dizer que a maioria dos profissionais de Relações Públicas e Marketing gostariam de ver seu nome ou de sua empresa em alguma página do BuzzFeed. Mas como conseguir isso?

O escritor de ciência do BuzzFeed, Alex Kasprak (@alexkasprak) foi entrevistado recentemente por uma jornalista no Perguntas e Respostas do ProfNet.

Alex tem experiência tanto como cientista como jornalista de ciência. Antes de se tornar escritor, ele estudou elementos químicos fossilizados em rochas antigas para mostrar os dramáticos períodos de mudança ambiental durante eventos de extinção em massa. Ele escreveu funcionalidades para o NASA Visualization Explorer e trabalhou por dois anos no Jet Propulsion Laboratory da NASA como principal escritor e produtor de conteúdo para três sites da NASA voltados para crianças em idade escolar.

Hoje, no BuzzFeed, Alex cobre histórias mais curtas e leves sobre ciência, como “o melhor de” sobre os fatos da Ciência e de Cultura.

Eu normalmente não cubro um único estudo científico ou notícia sobre ciência, mas me concentro em várias histórias e fatos da ciência sobre um tópico ou tema específico”, diz ele. “Animais assustadores, estranhos fenômenos, ideias estranhas sobre a humanidade, evolução, consciência e histórias com um forte apelo visual são sempre populares”.

Eu não tenho só um tema específico, mas gasto muito tempo escrevendo sobre o espaço, astronautas e fósseis”. Ele acrescenta: “Eu lanço quase todas minhas histórias sozinho. O BuzzFeed nos dá uma grande liberdade nesse caso”.

Então, o que exatamente Alex procura em uma história? Aqui estão algumas dicas.

FAÇA uma pesquisa sobre os temas que os jornalistas do BuzzFeed cobrem.Quando pessoas enviam pautas para mim, devem estar familiarizadas com o TIPO de histórias que o BuzzFeed Ciência escreve”, diz Alex. “Nós raramente trabalhamos estudos isolados, e a maioria das nossas histórias tentam evocar algum tipo de resposta emocional humana fora do “Caramba, isso é legal!’”.

NÃO envie campanhas de produtos ou corporativas.Eu sempre vou rejeitar qualquer pauta que é claramente apenas um esforço para me fazer anunciar algo corporativo”, ele adverte. “Isso não é o meu trabalho, e há toda uma equipe do BuzzFeed voltada para os anunciantes de qualquer forma”.

Buzzfeed_Obama

MONSTRE o potencial da história em se tornar viral.Um forte discurso que me envolveria, não só pela ideia, seria também por que as pessoas na internet gostariam de compartilhá-lo com um amigo depois de lê-la”.

NÃO escreva histórias para ele. Sua pauta deve ser pauta para uma ideia de história, e não a própria história. “Evite escrever um post inteiro para mim e perguntar o que eu acho sobre ele. Não é uma forma supereficiente de fazer as coisas, e o BuzzFeed realmente tem um lugar para seus membros escreverem histórias no site diretamente”, recomenda.

SEJA diferente. Quando em uma pauta é necessário um especialista para caracterizar uma história, Alex revela: “Meus especialistas favoritos são pessoas que estudam e pesquisam sobre coisas peculiares, específicas e esotéricas, mas que também podem fazer essas coisas estranhas apelarem a um público maior. Uma das minhas entrevistas favoritas no ProfNet foi com um professor de engenharia mecânica que tinha um conhecimento incrivelmente e detalhado sobre Star Wars e uma maneira muito criativa de relacionar sua experiência nesse gênero. Ele me ajudou a escrever um post respondendo perguntas absurdas de ciências sobre o universo de Star Wars”.

NÃO tenha medo de perguntar.Me envia um e-mail!”, Diz Alex. “Deixe eu saber o que você tem para me oferecer e eu posso te dizer quais são as pautas mais prováveis que eu trabalho”.

O BuzzFeed me permite experimentar como trazer mais ciência para um público bastante considerável”, acrescenta. “Não só tenho uma grande dose de liberdade sobre os temas que escolho, mas também tenho liberdade para descobrir maneiras novas e criativas para transmitir informações ou contar uma história de um jeito novo. Eu também tenho a abertura para colocar um humor esquisito nos meus posts que outros sites evitam, e isso sempre faz barulho”.

Por exemplo, o momento mais marcante de Alex veio de uma série de histórias sobre astronautas aposentados. “Eu tive que falar com alguns astronautas extremamente qualificados e muito corajosos e tive que perguntar para eles sobre todos os tipos de coisas loucas. Sobre quase morrer no espaço, sobre quão difícil algumas coisas na vida astronauta eram, e diferentes erros que podem acontecer, grandes e pequenos, nas missões”, lembra ele. “Estas foram as coisas que eles provavelmente não poderiam ter dito enquanto ainda trabalhando como astronautas. Eu podia ouvir esses homens e mulheres por horas e não me cansar”.

Do BuzzFeed a Bloomberg, nem todos os meios de comunicação são iguais, e a cobertura da mídia espontânea pode parecer evasiva para nivelar os profissionais de comunicações mais experientes. Baixe o nosso guia de boas-práticas Best Practices for Creating Media-Friendly Content para mais dicas que te ajudarão a virar notícia pelo jeito certo.

Best Practices for Creating Media-Friendly Content

Texto traduzido do Blog Beyond PR, publicado por Evelyn Tipacti no dia 19 de fevereiro de 2016. Evelyn é Especialista de Relacionamento com a Audiência no ProfNet, serviço que conecta jornalistas com fontes e especialistas.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s