3 Passos Essenciais para Construir a Imagem da sua Marca


3 Passos Essenciais para Construir a Imagem da sua Marca

O que a sua marca é? Essa é uma das perguntas essenciais em branding, e pode ser entendida nessa disciplina como a “identidade” da marca. Resumindo, é a soma da cultura, valores, personalidade que geram sua identidade.

Diferente de sua identidade, a forma como o público vê a sua marca, gera sua imagem. Você é aquilo que falam de você, quando você não está presente.

  • Experiência direta > Não importa se a sua empresa é pequena ou grande, sua imagem é gerada através do contato da sua marca com o público. Por exemplo, uma pequena bomboniere de bairro começa a construir sua imagem junto ao seu público pelos produtos que oferece – ela é chique por que oferece produtos importados ou é mais popular –, pelo ambiente da loja – é fácil encontrar o que precisa? A loja é limpa e bem iluminada? – E pela forma que seus atendentes interagem com o público, entre outros pontos de contato. Dessa forma, o público começar a defini-la através da experiência que teve.
  • Experiência indireta > Outra forma de construção de imagem é através do que os outros falam de você. Suponhamos que você queira comprar um automóvel, o primeiro passo é escolher qual se encaixa dentro do seu bolso e começar as buscas pela internet, a famosa “googada”. Basta escrever o nome e modelo do veículo na barra de pesquisas do Google para que milhares de sites apareçam, e entre eles vários sites de notícias especializados. Cada um deles com sua própria avaliação sobre o carro e marca do fabricante.

Os jornalistas são influenciadores e ajudam a formar a opinião do público. Você nem ao menos entrou no automóvel e segurou o volante, mas acaba influenciado pelo que leu. Por isso as grandes montadoras têm profissionais de Relações Públicas em sua equipe de Comunicação, ou trabalham com grandes Assessorias de Imprensa, que as ajudam a trabalhar a sua imagem nos veículos de comunicação.

Construir a Imagem da Marca com a Mídia

Como vimos acima, a experiência indireta também contribui para a construção da imagem de uma marca e pode (deve!) ser gerenciada. Hoje temos inúmeras ferramentas que ajudam profissionais de comunicação a mensurar e controlar a exposição da marca na mídia.

Isso garante que sua comunicação esteja alinhada com sua identidade e com o posicionamento que quer transmitir para sua audiência. Confira os três passos para construir a imagem da sua marca na mídia:

Monitorar

Primeiro passo essencial: Monitorar, Monitorar, Monitorar.

Essa é a única forma de conseguir identificar as menções na mídia e quais veículos e jornalistas estão falando da sua marca. Quando falamos de ambiente on-line, existem inúmeras ferramentas que podem te ajudar nesse processo. O Monitoramento de Mídia da PR Newswire captura as notícias da sua marca na mídia impressa e on-line em toda América Latina e fornece relatórios personalizados com o conteúdo que foi publicado sobre a sua marca. Além de informar o tom e peso da notícia.

Analisar

Analise a presença da imagem da sua marca nos veículos de comunicação. Veja se os atributos valorizados pela mídia correspondem com o seu posicionamento, identidade além de qualificar a importância dos veículos e o tom que está sendo abordado pelos noticiários. As menções e matérias que citam sua marca são positivas ou negativas? A sua Assessoria de Imprensa está fazendo a lição de casa? Esses são pontos essenciais para analisar no que está sendo comunicado.

Adaptar

Após monitorar e analisar o seu clipping veja se ele reflete aquilo que a sua comunicação quer passar. Caso existam gaps nas notícias, é hora de repensar a sua comunicação. Provavelmente algum ponto de contato com o seu público deve estar deixando a desejar. Por isso, repense suas mensagens, conteúdo e se for o caso, a oferta de seus produtos. Após a adaptação, faça todo o processo novamente. Isso fará com que a sua comunicação esteja alinhada com seus objetivos.

Diferente da identidade, a imagem da marca pode ser mudada. Basta seguir um criterioso método de monitoramento, analise e adaptação. A mídia é um ponto de contato fundamental para o público. Diferente de anúncios publicitários – onde a marca fala dela própria – os jornalistas e a mídia são fontes imparciais e tem alta credibilidade perante ao público.

Identifying Opportunities & Issues: Keys to Monitoring Traditional & Social Media

Se você quer saber mais sobre como o Monitoramento de Notícias pode contribuir com a sua marca, entre em contato com a PR Newswire, nossos executivos de atendimento terão todo o prazer em atende-lo e apresentar a melhor proposta para seus objetivos de comunicação. E não deixe de baixar nosso Whitepaper: Identifying Opportunities & Issues: Keys to Monitoring Traditional & Social Media.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa Latin America
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s