Como fazer: Press Release Multimídia [Estudo + Infográfico]


A equipe de análise da PR Newswire recentemente forneceu uma atualização para nosso estudo, que está em andamento, sobre o uso de multimídia em press releases e o impacto dos elementos visuais no desempenho da visibilidade online.

Como fazer: Press Release Multimídia [Estudo + Infográfico]

Imagem e Vídeo em Ascensão

A PR Newswire aconselha nossos clientes para incluírem imagens e vídeo em seus press releases já há alguns anos, e agora estamos vendo uma adoção maior do que anos anteriores. Em 2015, 42% dos comunicados de imprensa incluíram elementos visuais.

Este é um grande aumento perto dos 14% vistos em 2013, última vez que analisamos esses números. Mas, ainda há espaço para melhorar. Quando você olha para os 100 press releases mais vistos no ano passado, 68 incluíram multimídia, um aumento de 42% em relação aos top 100 de 2013.

É claro que o uso de press releases multimídia está rapidamente se tornando uma prática comum de mercado. Com a chegada contínua de recursos visuais em todo o cenário das comunicações, espero que esses números continuem a subir.

Imagem e Vídeo em Ascensão

Multimídia Ganha mais Visualizações

Em nosso último estudo sobre multimídia, analisamos um subconjunto de mais de 35 mil press releases distribuídos em 2015, observamos o número de vezes que cada um foi visto em nosso site prnewswire.com.

Os comunicados que incluíam imagens receberam uma média de 1,4 vezes mais visualizações do que o press release apenas com enviado com texto. Os anúncios com vídeo, obtiveram em média 2,8 vezes mais visualizações do que os apenas em texto – o dobro do desempenho dos que incluíram imagens.

Multimídia Ganha mais Visualizações

Por que Elementos Visuais Melhoram Resultados

  • Visual Storytelling: Como eu escrevi muitas vezes no Blog Beyond PR, incluir elementos visuais em seu conteúdo pode ajudar os leitores a se conectar com a sua mensagem. Eles também tornam visuais informações importantes que poderiam estar escondidas em um mar de texto.
  • Expande a Distribuição: A rede de distribuição de conteúdo da PR Newswire inclui uma série de pontos de distribuição somente para elementos multimídia, como arquivos de fotos e sites para compartilhamento de vídeos, que direcionam o tráfego on-line para sua versão completa e isso não se pode conseguir com press releases somente de texto.
  • Compartilhamento Social: Muitas fontes (como essa!) apontam para o fato de que os usuários de mídia social postam e compartilham conteúdo com imagens e vídeos com mais frequência do que posts somente em texto. Portanto, press releases com fotos e vídeos são mais propensos a serem compartilhados e republicados nas redes sociais do que uma mensagem de texto.
  • Atenção Extra da Mídia: Jornalistas e blogueiros estão sempre procurando histórias visuais para satisfazer o seu próprio conteúdo. Mesmo sabendo que eles normalmente criam seu próprio conteúdo visual, fotos e vídeos incluídos no press release tem apelo visual e fornecem matéria-prima e uma direção visual para influenciadores trabalharem.

Muitas Imagens Aumentam Visualizações

Para ver o efeito de incluir múltiplas imagens dentro de um comunicado de imprensa, nós analisamos a média de visualizações dos press releases que incluíram entre uma (1) e seis (6) imagens. Como você pode ver no gráfico abaixo, à medida que mais imagens são incluídas, a visibilidade também tende a crescer.

Com a inclusão de seis imagens, um press release pode gerar uma média de 2,4 vezes mais visualizações do que um comunicado apenas em texto. Apenas abaixo do desempenho de anúncios que incluem vídeos.

Muitas Imagens Aumentam Visualizações

Você pode estar olhando para o gráfico acima e se perguntando: Por que ao adicionar apenas uma imagem quase não aumenta o número de visualizações do release, se comparado com um apenas com texto? A resposta: Logotipos. Quando os clientes incluem apenas uma imagem, é mais provável que seja um logo.

Enquanto um logotipo é um grande trunfo para aumentar o awareness e a autoridade da marca, é menos provável de ser notado e inspirar o compartilhamento em canais sociais. A dica aqui é: Embora seja benéfico incluir um logotipo, provavelmente você verá um aumento substancial na visibilidade do seu press release se você adiciona uma segunda imagem ao seu conteúdo que seja relevante para a sua mensagem.

Criar um Grande Impacto Requer um Grande Storytelling Visual

Com mais fotos, gráficos e vídeos sendo usados por comunicados de imprensa, haverá maior competição pela atenção do público. Para superar todo esse ruído, você precisa compartilhar conteúdo de qualidade com uma narrativa visual mais avançada.

Se você pensar em termos de Storytelling Visual, é óbvio que um vídeo ou um conjunto de várias imagens apresenta uma história de forma mais atraente do que uma versão só de texto.

Mix Multimídia com Vídeo oferece mais Oportunidades

A partir dos números apresentados, a sua oportunidade para conseguir o maior impacto é incluir um vídeo atraente, um logotipo e pelo menos uma imagem no seu press release.

Apesar de um vídeo chamar mais atenção para o seu comunicado do que várias imagens, sua taxa de adoção no mercado ainda é pequena com apenas 2%.

Fotos e infográficos ampliam os elementos-chave da sua história, e ajudam você a alcançar um público mais direcionado e específico. Eles também chegam a outros pontos de distribuição dentro da rede PR Newswire.

Se você não incluia fotos, gráficos ou vídeos em seus press releases, você deve estar se perguntando: “Por que não?”

Confira nosso guia GRÁTIS: Press Releases that Stand Out in the Digital Age para mais dicas de como escolher o elemento multimídia certo, formatá-lo e distribuí-lo para alimentar seu conteúdo.

Press Releases that Stand Out in the Digital Age

Texto traduzido do Blog Beyond PR, publicado por Jamie Heckler no dia 27 de janeiro de 2016. Jamie é Gerente Criativa Senior na PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s