3 Tecnologias Emergentes para Relações Públicas se Preparar


O início de um novo ano é sempre emocionante.

Pensar sobre o futuro me enche de expectativa e esperança. Quando eu olho para minha agenda, eu vejo meses e meses completos de novas possibilidades, e minha imaginação corre selvagem com ideias para novos projetos. Claro, os vejo como grandes sucessos, e eu tenho certeza que eu não estou sozinha.

3 Tecnologias Emergentes para Relações Públicas se Preparar

Uma das coisas que eu venho pensando muito ultimamente é a rapidez com que o mercado de Relações Públicas está evoluindo. Como discutido em The Future of PR Is Now, o mercado se transformou em tantas coisas que muitos de nós não poderia ter imaginado há 5 anos atrás.

Quando comecei a imaginar como o mercado estaria em mais 5 anos, imediatamente pensei como as mudanças tecnológicas impactaram as Relações Públicas na prática.

Mais ferramentas tornaram-se disponíveis, trazendo novas oportunidades para alcançar públicos inteiramente novos e crescentes através das mensagens das nossas marcas. E agora é um momento muito emocionante para a nova tecnologia. Começamos a experimentar coisas só vistas em filmes de ficção científica – Wearables, a Internet das Coisas, Realidade Virtual, e sabe-se lá o que mais.

Nossos públicos estão adotando rapidamente as novas tecnologias, e profissionais de RP devem estar prontos para isso. Felizmente, existem coisas que podemos fazer agora que irão nos preparar para as novas ferramentas – mesmo que ainda não estejamos prontos para nossa próxima coletiva de imprensa ou entrevista via holograma.

Conteúdo Interativo

Tanto quanto a nova tecnologia, a capacidade de criar conteúdo interativo não é nova. Profissionais de Relações Públicas deveriam abraçar essa evolução do conteúdo multimídia como uma forma mais moderna para compartilhar mensagens de marca.

Desde escolher seu próprio estilo de infográfico até quizzes e testes interativos, o press release do futuro vai levar o “engajamento” para um nível totalmente novo. Este tipo de conteúdo permitirá que seus públicos realmente experimentem suas novidades, fazendo com que eles tomar ações imediatas e, portanto, aumentando o interesse em seu produto, serviço ou marca.

3 Tecnologias Emergentes para Relações Públicas se Preparar

Imagine criar uma representação interativa do seu novo produto que permite que os usuários clicarem em diferentes partes do produto para uma visão mais próxima e explicação das suas funcionalidades. Ou talvez você um cronograma que descreve a história de sua marca, onde os espectadores podem expandir seus diferentes pontos para ver como sua linha de produtos evoluiu ao longo do tempo.

Enquanto um monte dessa interatividade multimídia como essa já existe, é divertido imaginar como a tecnologia continuará a evoluir e permite fomentará estimular o engajamento do público.

FAÇA AGORA: Primeiro, investia em conteúdo multimídia em sua comunicação de marca. Imagens e vídeo fazem a experiência mais interativa, dê algo para seus leitores clicarem junto com seu press release. Ou, considere escrever um simples quiz, como visto no post We Love: A Twist on the “Top Tips” List That’ll Make You Paws.

Wearable Technology

(ou Tecnologia de vestir)

Do Google Glass até o Apple Watch, nós estamos rapidamente encontrando o que precisamos, literalmente, em um instante bem em nossas mãos. Estamos entrando em um mundo onde podemos saber mais, ver mais, e compartilhar mais com quase sem nenhum esforço.

Como a adoção da tecnologia de vestir e da internet das coisas continua aumentando, vamos ser constantemente estar conectados com a tecnologia, troca de informações em tempo real. A ampla aceitação desses tipos de dispositivos nos forçará a repensar a nossa comunicação e adequá-las, o máximo possível, considerando a evolução nos métodos de entrega e direcionada para as necessidades, interesses, de um local ou até mesmo de indivíduos.

Mesmo que a ideia de uma sociedade cada vez mais conectada e always-on levanta muitas questões e desafios que ainda não podemos responder, mas pode ser bastante divertido imaginar as possibilidades infinitas. Seu próximo vídeo release será jogando no relógio de alguém?

FAÇA AGORA: Veja como sua comunicação pode ser otimizada para ser entregue através de diferentes tipos de tecnologia. Criar mensagens curtas que podem ser lidas ou compartilhadas rapidamente em telas menores. Não ignore as mídias sociais como uma forma de envolver o público em tempo real. Encontrar maneiras de contar a sua história que ecoará em um público específico, o mais adaptado e personalizado possível. Saiba como usar de forma eficiente as mídias sociais, os formaros, conteúdo multimídia para transformar seus press relases.

Realidade Virtual

A primeira vez que teste a realidade virtual, eu estava em um passeio de montanha russa se passava dentro de uma geladeira. Eu tinha uma visão de 360 graus de frutas, legumes, laticínios e muito mais.

Esta experiência imersiva forneceu uma perspectiva totalmente diferente de algo bastante comum, e eu estaria mentindo se eu dissesse que não fui para casa e olhei minha própria geladeira e imaginei como seria se tivesse uma montanha-russa para subir e passar pelo meu próprio molho de maçã e leite de coco.

Algumas empresas já estão encontrando usos inteligentes para realidade virtual. Marcas como The North Face criaram experiências virtuais que estão disponíveis para seus clientes. Empresas de mídia como o The New York Times estão desenvolvendo conteúdo em realidade virtual que coloca os assinantes em uma notícia de um jeito que, anos atrás, só poderia ser imaginado.

Imagine como um tour virtual em seu novo escritório ou equipamento – onde o público pode se orientar através de espaços diferentes para ver sua empresa em ação – isso poderá aumentar o seu brand awareness.

E sobre VR b-roll? À medida que os mais meios de comunicação tradicionais adotam a tecnologia, este tipo de filmagens, em breve será comum em mídia?

Se você tivesse a capacidade de interagir com o seu público em qualquer lugar e a qualquer momento, o que você diria? Onde você o levaria? O que você poderia mostrar para ele sobre a sua marca? A perspectiva da Realidade Virtual para a comunicação é fascinante.

FAÇA AGORA: Enquanto aplicativos e dispositivos, como Google Cardboard fazem a Realidade Virtual mais acessível para os usuários, desenvolver experiências para essas plataformas pode ainda estar fora de nosso alcance. Enquanto isso, pense em como você pode criar uma experiência imersiva de outras maneiras. Se um tour virtual de sua nova fábrica não é possível, você ainda pode apresentá-la em imagens ou em vídeo. Experimente animação ou áudio como uma maneira de transportar o seu público para outro lugar. Aprimore suas habilidades em contar histórias e envie press releases criativos e envolventes.

Claro, a tecnologia é apenas uma parte da equação de Relações Públicas. Se a história que você contando não é interessante, o método de entrega só vai leva-la mais longe.

Baixe Redefining Noticiabilidade: Redefining Newsworthiness: New Opportunities to Earn Media & Attention para dicas sobre como reavaliar o conteúdo da sua marca e encontrar maneiras originais para inspirar a ação de influenciadores e clientes.

Texto traduzido do Blog Beyond PR, publicado por Danielle Capriato no dia 12 de janeiro de 2016. Danielle é Gerente de Comunicações Estratégicas na PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s