7 Tendências de Relações Públicas para 2016 – Forbes


Assim como a comunicação muda para se adaptar as necessidades e preferencias do público, as Relações Públicas também estão em constante evolução. Publicações comerciais e os meios de comunicação, nos últimos tempos, estão buscando novos modelos de negócios e formas para conquistar mais receita. Enquanto a cada dia vemos executivos se estabelecendo como influenciadores, e sendo ouvidos não só em seu mercado.

7 Tendências de Relações Públicas para 2016 – Forbes

Nesse jogo corporativo, ficar à frente e se destacar da concorrência é crucial para qualquer empresa que pretende conquistar o sucesso e reconhecimento.

Para ajudar os profissionais de comunicação, o site da Revista Forbes americano, publicou sete tendências de Relações Públicas para 2016, com insights valiosos para que você esteja preparado para as novidades antes que 2015 acabe:

  1. O Fim do Press Release Tradicional

Escrever um texto brilhante sobre o lançamento de um produto, um evento corporativo ou a fusão de duas grandes empresas já não é suficiente para conquistar mídia espontânea. Reserve algum tempo para o desenvolvimento de elementos multimídias. Fotos e vídeos a cada dia ganham mais relevância para comunicação. Selecione e mantenha um relacionamento sólido com os influenciadores do seu mercado. E não se esqueça de manter presença ativa nas redes sociais.

  1. Conteúdo Original e Liderança de Pensamento

Antes que os executivos da sua empresa, comecem a publicar conteúdo pela internet, crie conteúdo relacionado a seus valores. Quanto mais original e autêntica for sua comunicação, melhores resultados sua empresa irá colher com sua audiência. Faça com que sua empresa seja especialista em determinado tema. Trabalhe duro na criação de conteúdo relacionado a ele e conquiste a liderança de pensamento em seu mercado. Seja a referência.

  1. Native Advertising e a Aplicação de Conteúdo

Como dissemos na semana passada, a publicidade nativa (ou native advertising) se fortaleceu em 2015 com alguns cases de sucesso. A proposta de publicar conteúdo editorial em grandes websites com informações úteis é uma forte tendência e a grande sacada para o próximo ano. Essa estratégia fortalece sua liderança de pensamento entre o público e aumenta o alcance do seu conteúdo entre outras audiências.

Para gerar ainda mais visibilidade para a sua comunicação, lembre-se de trabalhar o seu conteúdo em múltiplas plataformas: social media, e-mails marketing, press releases, etc. Mas lembre-se, cada plataforma requer um tipo de conteúdo. Um post para Facebook ou um e-mail marketing podem ter o mesmo objetivo, porém cada plataforma tem suas melhores práticas e formatos mais adequados. A aplicação de conteúdo deve atender os requisitos específicos do canal.

  1. Haters e Oportunidade de Relacionamento

A mídia social tornou fácil o acesso das pessoas as marcas, como um canal de relacionamento bilateral. Diferente de um anúncio televisivo, um post no Facebook ou em outras redes sociais, permite que as marcas acompanhem de perto a repercussão gerada entre o público. Nesse cenário as marcas podem identificar os seus defensores, e os consumidores mais fiéis. Mas, nem tudo são flores. Conhecidos como haters, existem também os usuários que por impulso ou por uma má experiência com sua marca, usam os canais sociais para criticar e atacar sua empresa. Embora seja um risco para a imagem corporativa da sua empresa, é uma grande oportunidade de relacionamento.

O primeiro passo é estabelecer processos que evitem experiências negativas (claro!). Isso começa com o treinamento da sua equipe para lidar com as mais diferentes situações. E melhore a experiência do seu público antes de ela se transformam um pesadelo de PR. Jamais ignore um hater, ele pode causar problemas reais para sua marca e imagem corporativa. Encare ataques como oportunidades de relacionamento.

  1. Gestão de Reputação (também) Online

Não tem segredo. Os profissionais de Marketing e Relações Públicas estão acostumados a gerir a reputação de suas empresas e clientes. Uma boa reputação é sinônimo de negócios à longo prazo. Reputação consolida marcas fortes e gera confiança para o público.

Em branding, isso nada mais é do que a imagem de uma marca, como ela é vista pelo público.

Expresse seus valores em seus canais on-line. A internet é uma forte ferramenta para reforçar seu posicionamento e crenças, além de ser um dos principais pontos de contato com seus públicos.

  1. Menos Seguidores, Mais Influenciadores

As marcas já conhecem o poder dos influenciadores e a cada dia traçam novas estratégias para identificar e se relacionar com as personalidades mais influentes do seu mercado. A médio prazo, suas iniciativas de relacionamento com influenciadores garantirão mais exposição e visibilidade para sua marca. Saiba como identificar influenciadores no seu mercado.

Privilegie a qualidade dos seus seguidores e sempre forneça conteúdo de qualidade para eles. Se concentre em desenvolver de uma rede de influência entre públicos segmentados em 2016.

  1. Promoção de Conteúdo Pago e Social Ads

Do que vale trabalhar meses e meses em uma pesquisa totalmente inovadora em seu setor, criar vários formatos de conteúdo ricos em elementos visuais e com informações muito relevantes, se ao final todo esse trabalho não atingir seu público? Tempo e investimento por água abaixo.

A promoção de conteúdo pago e a publicidade em nas redes sociais pode te ajudar. Combine ferramentas de Relações Públicas tradicionais com as novas abordagens digitais. Por exemplo, um press release é uma ferramenta tradicional para conquistar mídia espontânea. Se distribuído por um serviço de newswire e promovido na mídia social, ele atingirá um público muito maior. Veja como a PR Newswire pode te ajudar.

Quais outras tendências você acha que teremos em 2016? Deixe um comentário para nós.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to 7 Tendências de Relações Públicas para 2016 – Forbes

  1. Pingback: 2016: O ano dos influenciadores – bastidores rp

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s