6 Dicas de Relações Públicas para Responsabilidade Social


Os negócios costumavam ser crescimento, receita e custos – objetivos econômicos. Mas, o público hoje quer saber de quem as empresas compram, quem são seus fornecedores ou participarem de seus valores, o que leva muitas empresas a abraçarem sua Responsabilidade Social (RSE ou RCS) como um modo de vida.

6 Dicas de Relações Públicas para Responsabilidade Social

O triplo objetivo – que demonstra o impacto positivo de uma empresa sobre suas finanças, as comunidades com quem tem negócios, e meio ambiente – é uma obrigação em um modelo de negócios saudável.

O papel do Marketing e das Relações Públicas nestas iniciativas de RSC é garantir que os clientes conheçam os programas e esforços de uma marca. Campanhas bem planejadas constroem relacionamento e demonstram o compromisso da empresa de forma autêntica.

Engajar influenciadores de RSE conhecidos e respeitados, sejam eles jornalistas, blogueiros, ou os principais stakeholders, pode ser fundamental para o sucesso da comunicação. Embora as mídias próprias e pagas não devam ser ignoradas, a mídia espontânea dos principais influenciadores de Responsabilidade Social tem potencial de compartilhar sua mensagem muito mais longe.

1 – Familiarize-se com tendências e práticas de RSE

Antes de lançar qualquer comunicação, é importante ter uma forte compreensão do cenário da RSE. Se você ainda não estiver familiarizado com o tema, você deve começar a sua pesquisa com palavras-chave nas mídias sociais e no Google, em seguida, ir mais a fundo, lendo artigos, posts, whitepapers, e talvez alguns livros.

Familiarize-se com novos sites e publicações que possam surgir. Se você tem acesso a uma ferramenta de segmentação Relações Públicas, use-a para identificar as publicações relacionadas com o RSC para você adiciona-las à sua lista de leitura.

2 – Ver o que os outros estão fazendo

Não se esqueça de conferir como outras organizações estão falando sobre suas próprias iniciativas sociais e de sustentabilidade. Pesquise o que outras marcas estão fazendo através da leitura de press releases ou siga a conta @TotalCSR da PR Newswire no Twitter.

Use os buscadores para encontrar histórias de sucesso que ganharam mídia espontânea, em seguida olhe para a forma como a empresa comunicou seus esforços.

Você não deseja copiar um plano de comunicação de RSE, mas você com certeza quer aprender com ele e os métodos de impulsão que se alinham com as suas próprias iniciativas.

6 Dicas de Relações Públicas para Responsabilidade Social

3 – Conhecer o seu público

Autenticidade é a chave para o alcance CSR, seja mais do que superficial.

Embora você já possa conhecer qual é o público da sua marca ou mercado das suas ações de RSE, você deverá ir mais fundo para isolar eventuais conversas sobre causas sociais relacionadas às suas atividades. Se você tem acesso a uma plataforma de monitoramento, você terá que adicionar palavras-chave em torno dos programas que você está se envolvendo, tais como: meio ambiente, bem social ou sustentabilidade.

4 – Identificar seus influenciadores

Sua pesquisa irá ajudá-lo a identificar alguns dos principais influenciadores de RSE em seu mercado. Comece fazendo uma lista. Siga-os no Twitter, subscreva-se em seus blogs e outras publicações em que eles escrevem regularmente.

Você também deve usar uma ferramenta de segmentação de mídia para construir sua lista de influenciadores além de blogueiros, jornalistas e stakeholders que você identificou em sua própria rede.

No entanto, não basta criar uma lista baseada em um par de palavras-chave e fazer contato um dia. Qualquer lista de mídia boa é bem documentada e “podada”.

Você desperdiça o tempo do influenciador e o seu, tentando levá-los a cobrir algo que não é do interesse ele.

Você tem que ler sobre seu trabalho e compreender o que escrever ou falar publicamente. Sim, isso significa mais pesquisas. Valerá a pena quando você conquistar uma cobertura genuína para sua história. Mídia espontânea é a melhor maneira de influenciar potenciais clientes.

5 – Construir relacionamento na mídia social

Um relacionamento pode começar com algo tão simples como um aperto de mão ou um retweet. (tweet isso) Em reuniões, você definitivamente vai querer alavancar o Twitter para tornar a sua marca e suas iniciativas conhecidas em Responsabilidade Social.

Se a sua marca é pequena, você pode usar a sua conta principal do Twitter, mas se em sua conta principal já tem muita coisa acontecendo, pode ser inteligente ter um perfil separado para seus esforços de CSR.

Siga, retweet, e se engaje em conversas iniciadas por influenciadores que você identificou. Compartilhe conteúdo dos outros. Não seja agressivo e, com certeza, não faça essas interações pensando só em você.

Você também quer ter certeza de que os tópicos que você está comentando são atuais. Isto significa voltar ao primeiro passo para fazer mais e mais pesquisas.

6 – Não esquecer seus influenciadores internos

Não deveria ser, mas é fácil ignorar alguns influenciadores muito importantes: Seus funcionários!

Para você, programas de Responsabilidade Social são esforços básicos. Você tem que fazer a empresa construir isso, capacitando os influenciadores internos que podem motivar a mudança em sua organização. A abordagem top-down não funciona tão bem.

O alcance on-line coletivo de sua força de trabalho é enorme e impossível de ignorar. Pense em quantos amigos no Facebook, seguidores do Twitter, conexões do LinkedIn, etc. cada funcionário tem – isso começa a somar.

Doações para caridade, um dia de voluntário no escritório, ou um programa de RSE de longo prazo, você deve informar as pessoas sobre isso. Incentive seus funcionários a compartilhar – com fotos e vídeos – o que estão fazendo. Em seguida, amplie seus posts com curadoria e re-compartilhe alguns deles em seus canais próprios.

Ao fazer isso, você pode conseguir um efeito significativo sobre a moral do pessoal. As pessoas querem se sentir bem sobre com o que elas estão fazendo e para quem elas trabalham.

Um programa CSR bem comunicado vai criará um impacto positivo não só sobre o ambiente e a comunidade, mas também sobre as vendas, recrutamentos e retenção de funcionários. É uma vitória para todo o entorno.

Se você não está aproveitando suas iniciativas de Responsabilidade Social e outros programas corporativos para enriquecer sua estratégia de Relações Públicas, você não está aproveitando o máximo poder de PR.

Baixe Best Practices for Growth: Aligning PR Programs to Corporate Strategy para aprender mais sobre o uso das Relações Públicas para influenciar tudo, desde o tráfego web de sua empresa até a geração de leads para decisões de compradores e investidores.

Texto traduzido do Blog Beyond PR, publicado por Victoria Harres no dia 25 de novembro de 2015. Victoria é Vice-Presidente de Comunicações Estratégicas e Conteúdo na PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s