Como fazer Clipping de Notícias – Quantidade ou Qualidade?


Quando é hora de arredondar suas menções de mídia espontânea para medir o sucesso de uma campanha, quais veículos são realmente importantes? A resposta vai variar, dependendo se você é um profissional de Marketing ou de Relações Públicas.

Como fazer Clipping de Notícias – Quantidade ou Qualidade?

Clipping para Marketing

Todo veículo de mídia é igualmente importante se você for do Marketing.

Marketing e PR compartilham alguns “playgrounds”, mas é claro que suas brincadeiras, são muitas vezes bem diferentes. Enquanto as Relações Públicas são mais focadas na construção de relacionamento, conhecimento de marca e gestão da reputação de marca, Marketing está mais preocupado com números, gerar vendas, aumentar o número de seguidores ou definir o custo por aquisição (CPA). Quando é hora de monitorar seus ganhos de mídia, os profissionais de Marketing vão perguntar, “Quanto? Quanto? Qual a porcentagem? ”.

Clipping para Relações Públicas

Cada veículo de mídia tem seu valor, se você for de Relações Públicas.

Claro que Relações Públicas também estão buscando o máximo de captação, mas PR também está preocupada com a cobertura “significativa”. Por exemplo, PR estará mais animada pela cobertura dos veículos que se conectam diretamente com seu público-alvo, ou pela cobertura que posicionou a marca de uma forma positiva. Quando é hora de controlar sua captação de mídia espontânea, profissionais de Relações Públicas vão perguntar: “Onde aparecemos? O que eles disseram? ”.

Vamos desenhar um exemplo simples para das necessidades de Relações Públicas de uma empresa de gestão patrimonial. Eles querem manter sua reputação como a # 1 empresa de gestão de riquezas e ser reconhecida como a melhor no negócio. O seu público alvo (e primário) são investidores e indivíduos de alta renda.

A equipe de PR consideraria sua campanha mais bem-sucedida se a sua história fosse contada em um artigo de uma publicação de negócios e finanças reconhecida, com um resumo no website de uma estação de rádio local. Para Relações Públicas, nem todo veículo tem o mesmo peso.

Como fazer Clipping de Notícias – Quantidade ou Qualidade?

Resumindo, os profissionais de Marketing estão buscando dados quantitativos, enquanto os de PR estão buscando mais informações qualitativas. Ao contrário de métricas de marketing, as métricas de PR (impressões, menções de marca, percepção) são mais subjetivas e, portanto, mais difíceis de amarrar diretamente às receitas e ao ROI. Mas isso não significa que elas não têm valor. Nenhuma campanha de Marketing pode ser bem-sucedida quando o sentimento público sobre as mensagens de uma empresa é negativo. Você pode ter um clipping cheio de menções na mídia – mas se for nos veículos/públicos errados, a campanha alcançará suas metas numéricas, mas não seus objetivos finais.

O mesmo acontece com veículos que você está colocando nos seus resultados? Sim. Mas os números não são os únicos indicadores de sucesso. Como profissionais de Marketing e Relações Públicas se aproximando, esperamos que os resultados não sejam dominados pela matemática.

Você soma tudo da mesma maneira? Diga-nos nos comentários abaixo ou tweet para @CNWGroup.

Texto traduzido do post escrito por Alex Kuo no Blog Beyond the Wire, no dia 25 de novembro de 2015. Alex é Especialista de Plataforma na CNWGroup – PR Newswire

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to Como fazer Clipping de Notícias – Quantidade ou Qualidade?

  1. Pingback: Forbes e PR Newswire: As 50 Maiores Celebridades de 2015 | Blog PR Newswire Brasil

  2. Pingback: Monitoramento de Mídia – As Melhores Dicas de 2015 | Blog PR Newswire Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s