Como Enviar um Press Release para os Jornalistas


Dicas de como tornar seu press release mais atrativo para os jornalistas. Pesquisa da PR Newswire aponta bons títulos e mailings segmentados como decisivos para escolha de pauta.

Como Press Release Mailing Jornalistas

“Time is Money”, se você foi uma criança nos anos 90, provavelmente se divertiu com o Super Sam, personagem do memorável seriado mexicano Chapolin Colorado. A cada ano que passa, a frase faz mais sentido. Tempo vale dinheiro, principalmente se você trabalha com comunicação corporativa, setor que exige decisões rápidas e sem falhas.

Tempo também é um dos fatores determinantes no jornalismo. Cada minuto é valioso para os jornalistas. Por isso, se você é um profissional de Comunicação Corporativa, Assessor de Imprensa ou Relações Públicas e pretende emplacar seu press release como uma publicação jornalística, pense que você terá apenas alguns segundos antes do seu comunicado ser excluído da caixa de e-mails de um jornalista. E você não quer isso.

Dica 1 – Capriche no Título do seu Press Release

Segundo a pesquisa da PR Newswire – Cenário da Comunicação Corporativa na América Latina 201548% dos jornalistas do Brasil apontam um bom título como o principal critério para ler um press release recebido por e-mail.

Cenário da Comunicação Corporativa na América Latina

Dica 2 – Segmente os Jornalistas por Editoria

Se você deseja que o seu press release ganhe mídia espontânea, segmente as editorias do seu mailing.

Quando questionados sobre qual o principal problema para utilização de um press release recebido por e-mail como pauta para notícias, 47% dos jornalistas brasileiros apontaram o “conteúdo irrelevante” como vilão da história – ou seja, material que não condiz com a editoria de atuação desse profissional.

Pode parecer óbvio, mas um jornalista que escreve sobre Economia prefere receber comunicados sobre divulgação de resultados do que o lançamento de um novo aplicativo. Não que o tema não gere uma ótima notícia, talvez um profissional do setor de Tecnologia seja o foco ideal para isso.

Para saber mais sobre Cenário da Comunicação Corporativa na América Latina, baixe o whitepaper sobre a pesquisa da PR Newswire. Certamente os resultados podem ajudar na sua estratégia de comunicação, como quais os canais preferidos pelos jornalistas para elaboração de pautas.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s