6 Perguntas – Estratégia e Teste A/B para Press Release


“Estou satisfeito com o tamanho do meu público atual”, nunca dito por um blogueiro.

6 Perguntas - Estratégia e Teste A/B para Press Release

Mesmo que o blog da sua marca supere suas expectativas em visibilidade e engajamento do público, sempre há espaço para melhorias.

De testes do melhor horário para publicar nas mídias sociais até os melhores call-to-actions que você usa para construir sua newsletter, não há descanso sobre folhas de louros.

Os profissionais de Content Marketing com maior sucesso estão avaliando continuamente métodos diferentes para a promoção de conteúdo, como canais pagos e de mídia espontânea.

Por exemplo, uma pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute descobriu que 78% dos profissionais de Marketing de Conteúdo mais eficientes usam os serviços de press releases contra 55% dos profissionais de Marketing de Conteúdo menos eficientes.

Mas, enquanto a mídia espontânea é um driver comprovado para o tráfego de entrada, existem muitos métodos diferentes para o uso de comunicados de imprensa para promover conteúdo – alguns deles podem funcionar melhor do que outros de acordo com as necessidades específicas da sua marca.

Como PhRMA, Pharmaceutical Research and Manufacturers of America, aprendeu quando elaborou sua estratégia de press release para o seu blog, a forma mais eficaz para identificar uma abordagem de sucesso para a sua marca é usar o teste A/B.

Mesmo que o blog The Catalyst tenha sido o top site de conteúdo para a indústria de estudos bio-farmacêuticos, a PhRMA estava interessada em atingir um público mais vasto, que ultrapasse os seguidores de seus canais próprios e sociais. Então, eles escolheram os press releases para distribuir e promover o conteúdo do The Catalyst.

Adotando uma abordagem orientada por dados à sua estratégia de distribuição de conteúdo resultou em um aumento visualizações e engajamento de agências governamentais, associações comerciais e outros públicos que a PhRMA desejava atingir.

Responda as seguintes perguntas para começar a planejar a sua própria estratégia de teste A/B para press release:

#1. O que você quer conseguir com a promoção do conteúdo?

Você está quer aumentar o tráfego para o seu blog? Você está interessado em direcionar mais leads? Você quer promover um infográfico, relatório de pesquisa ou vídeo que foi destaque em seu blog?

Você pode ter alguns objetivos diferentes que você deseja alcançar. Identifica-los e priorizar os mais importantes ajudará a determinar o formato de press release, distribuição e muito mais.

#2. O que faz a promoção um sucesso?

Depois de ter seu objetivo, você tem que determinar quais resultados você espera, isso será igual a sucesso. Ao olhar para os dados do seu blog, você pode definir uma linha de base para a quantidade de tráfego, leads, etc, que são movidos por sua estratégia de promoção atual. Você pode, então, estabelecer uma taxa de crescimento esperada com o envio de press releases. Ao testar novos métodos de promoção, eu costumo definir duas metas – uma que acredito ser realista e uma expandida.

#3. Qual é o público que você deseja atingir?

Você está interessado em atingir um público específico ou uma combinação de alguns? A parceria com um serviço de press release lhe dará acesso a uma série de distribuições.

Por exemplo, se você estiver interessado apenas em alcançar potenciais compradores, você pode considerar uma distribuição online. Mas, se o conteúdo do seu blog tem interesse pela mídia, uma newsline que atinja ambos os públicos on-line e as redações pode ser uma opção melhor. Seu parceiro de press release pode orienta-lo e responder perguntas sobre qual opção de distribuição atingirá com mais eficiência seu público-alvo.

6 Perguntas - Estratégia e Teste A/B para Press Release

#4. Por quanto tempo você deseja executar o teste?

Um teste A/B não vai lhe dar resultados se você estiver com as pernas para o ar. Tal como acontece com outros canais promocionais, os press releases são mais eficazes quando você os distribui conteúdo regular. Ao enviar vários comunicados de imprensa, você pode observar qual a prática de distribuição, escrita e formatação direciona mais ações.

Quando se trata de tempo, você precisa estabelecer o número de semanas/meses que o teste vai durar, quantos press releases você pretende compartilhar durante esse período de tempo, e que dias e horários que você vai testar a distribuição.

#5. Quais formatos de press release você vai testar?

Assim como existem diferentes maneiras de escrever um press release sobre as notícias de empresa mais tradicionais, você pode criar algumas abordagens diferentes com o conteúdo do seu comunicado de imprensa.

Tendo em mente a sua resposta para a primeira pergunta, você deve testar dois ou três formatos para ver qual funciona melhor para conquistar seus objetivos. Os formatos mais usados são:

  • Teasers de Conteúdo: Um breve resumo do post que você está promovendo com um link para o próprio post.
  • Rodada de Conteúdo: Promoção de uma série de posts que estão ligados entre si, seja por um tema central ou quando eles foram publicados. Por exemplo: Week in Review.
  • O Próprio Conteúdo: A republicação do texto integral do seu blog com o call to action original ou um CTA para visitar/se inscrever em seu blog.

#6. Como você vai medir os resultados?

Ao planejar, escrever e distribuir press releases do seu blog, você precisa conhecer as ferramentas para relatórios que você e seu serviço de press release têm à sua disposição.

Ser capaz de medir o resultado do seu envio é a última peça em seu teste A/B portanto certifique-se que você é capaz de acessar os dados de visibilidade e engajamento dos seus comunicados de imprensa, bem como informações sobre quem e quantas pessoas estão clicando a seu call-to-action ou links para o conteúdo que você está promovendo.

Links rastreáveis integrados no seu programa de marketing permitem que a sua mensurar a qualidade dos seus leads e a movimentação deles através do processo de compra.

Embora o teste A/B exija tempo e recurso, a informação que você terá ao final, será fundamental para orientar o futuro das suas estratégias de promoção do conteúdo.

É também um processo que pode ser aplicado a outros comunicados de imprensa da sua marca. De lançamento de produtos até para anúncios de evento, explorando e testando diferentes abordagens pode saber quais são as mais eficazes em se conectar com seu público.

Baixe nosso estudo de caso PhRMA Increases Blog Readership & Reaches Broader Audiences para ver um exemplo de comunicado de imprensa e testes A/B em ação.

Texto traduzido do post escrito por Amanda Hicken no Blog Beyond PR, no dia 19 de novembro de 2015. Amanda é Gerente de Estratégia de Conteúdo da PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s