4 Dicas de Como Aproveitar o Poder da Mídia Espontânea


4 Dicas de Como Aproveitar o Poder da Mídia Espontânea

Mídia espontânea ajuda a estabelecer credibilidade entre vários públicos, mas seu impacto pode levar algum tempo para aparecer. Outro desafio para os comunicadores, apesar de tudo, é que a mídia espontânea é em grande parte, fora do nosso controle e seus benefícios são muitas vezes difíceis de mensurar. Com isso, como a ela pode se encaixar no Mix de Marketing? Como podemos saber que isso realmente está funcionando?

Em nosso recente webinar, Get Credible: The Role of Earned Media in Inbound Strategy, Christopher Penn, Vice-Presidente de Tecnologia de Marketing na SHIFT Communications, compartilhou sua visão profissional e dicas sobre como os profissionais de RP podem aproveitar o potencial da mídia espontânea. Ele identificou quatro etapas que ajudarão as empresas a otimizar seus ganhos de mídia:

# 1. Entender o papel das Relações Públicas no processo de compra do cliente

Houve uma grande mudança na forma como os profissionais de Comunicação e Marketing visualizam os ganhos em mídia. Tradicionalmente, mídia espontânea e mídia paga eram vistas como inversamente relacionado: Mídia espontânea começa devagar e ganha importância ao longo do tempo, e a mídia paga fornece impacto imediato, mas vai diminuindo ao longo do tempo. Penn incentiva os profissionais de Relações Públicas para irem além dessa visão clássica e pensar como a mídia se encaixa no processo de compra dos clientes.

4 Dicas de Como Aproveitar o Poder da Mídia Espontânea

Ele ilustrou este ponto usando o Google Customer Journey como ferramenta de compra online. Como você pode ver, Relações Públicas tem uma grande participação no processo de compra. Da mídia social para referências e busca orgânica, os nossos esforços de mídia espontânea precisam estar vinculados a esse processo e ser otimizado para ser mais eficiente. Por exemplo, a mídia social tende a ser a primeira interação com um cliente em potencial, assim que suas campanhas de mídia social devem se concentrar em aumentar o conhecido da marca (brand awareness). A busca orgânica acontece mais tarde na jornada do comprador, e as informações sobre os produtos e serviços devem ser introduzidos de acordo com nossas campanhas.

# 2. Entenda o que funciona (e o que não) para você

Auditar seus esforços em ganhos de mídia e canais de Marketing podem fornecer os melhores insights para o seu ROI. Você está recebendo um número maior de visitantes de mídias sociais como você esperava? Quantas publicações na mídia espontânea você conseguiu com várias campanhas? Compare essas informações aos seus custos financeiros e orçamento de mídia.

Se você usa o Google Analytics, Penn recomenda olhar para a sua função “Conversões Assistidas”, que lista os canais que mais ajudaram você e os que o ajudaram recentemente. Deduzir o verdadeiro ROI de seus esforços de Relações Públicas não é a coisa mais fácil, mas pode ser útil e garantir que você está usando seu tempo e recursos de forma mais eficaz.

# 3.Reinveitar os canais malsucedidos e reativa-los

De acordo com Penn, seus canais de comunicação com desempenho ruim tendem a ser malsucedidos devido a um desencontro de mensagem. Ele sugere comparar suas mensagens de Marketing com a forma como os consumidores estão falando sobre sua marca online e offline. Se isso não corresponder, talvez você precisa ficar mais em sintonia com seu público. Tenha em mente que o seu público do Twitter será diferente da sua audiência em revistas e até mesmo dos seu público no Facebook.

Quando se trata de seus canais de sucesso, encontre maneiras de fazer a sua mensagem durar por mais tempo. Penn acredita que syndication é a melhor ferramenta para fazer isso. Considere republicar suas mensagens em plataformas que você tem mais controle, como um blog ou na plataforma de publicações do LinkedIn. Sinta-se livre para também para recriar e reciclar os feedbacks de clientes. Twitter é realmente um ótimo lugar para fazer isso, você pode categorizar os “tweets favoritos” e compartilhar essas informações com o seu departamento de vendas.

4 Dicas de Como Aproveitar o Poder da Mídia Espontânea

# 4. Mensurar, medir, avaliar!

Penn enfatiza a importância de mesurar seus esforços de mídia espontânea adquiridos antes, durante e depois de uma campanha. Relações Públicas devem estar em constante adaptação às mudanças de seu público-alvo e seus interesses. É importante compreender se existem canais que você poderia estar se promovendo mais ou se há algum que simplesmente precisa ser mantido. Penn destaca quatro maneiras simples que podemos medir o nosso sucesso:

4 Dicas de Como Aproveitar o Poder da Mídia Espontânea

Para saber mais sobre como aproveitar o poder da mídia espontânea, ouça o webinar completo ou faça o download do nosso whitepaper.

Como você otimiza o seus ganhos de mídia? Conte-nos nos comentários abaixo, ou twitte para nós @CNWGroup.

Texto traduzido do post escrito por Melissa Meyer no Blog Beyond Wire, no dia 13 de novembro de 2015. Melissa é Assistente de Comunicação da CNW – PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s