Como Identificar Influenciadores nas Mídias Sociais


O truque para profissionais de RP é encontrar a fórmula que desencadeia a influência social na rede para sua marca.

Influenciadores-Redes-Sociais

Influência é claramente quando a esfera social escolhe rapidamente conteúdo original, divertido, atraente ou mesmo essencial em sua rede e o evidencia.

A informação flui ou simplesmente desaparece. Uma marca pode se tornar o centro das atenções ou simplesmente ser ofuscada de acordo com a ação e o momento escolhido. Isso depende se a influência está engajada na mídia social. Todos os dias, isso acontece várias vezes entre os mais de 200 milhões de tweets no Twitter e os mais de 5.750 milhões de usuários do Facebook fazendo publicações entre sua rede de amigos e participando de conversas online.

Mas, “em um mundo onde toda a informação é colaborativa, como definir uma agenda e entrar em campo? Como saber o que vai dar certo? Questões políticas, entretenimento, produtos que animam as pessoas?”, pergunta Bernardo A. Huberman, Diretor da HP Labs Social Computing Lab. “A grande escala de contatos na mídia social torna difícil para qualquer tópicos obter atenção suficiente a fim de sobressair e ficar entre os trendings.”

As tentativas de responder à pergunta sobre a “agenda” de Huberman são enumeras com as novidades e atualizações de ferramentas analíticas que tentam medir o “social score” de um indivíduo. Mas algumas métricas, apesar de tentadoras, podem induzir ao erro. Por exemplo, popularidade, por si só, é uma medida de influência?

Não necessariamente. “Há uma enorme quantidade de inatividade nas redes sociais”, de acordo com um relatório feito por Huberman e uma equipe de pesquisadores.

Como Identificar Influenciadores nas Mídias Sociais

Como ele descreve: “A maioria das pessoas parecem estar lá – nós não sabemos se eles realmente fazem alguma coisa – mas poucos permanecem por muito tempo”. O caminho da influência na mídia social não é simplesmente sobre popularidade, como definido pelo número de pessoas que seguem qualquer indivíduo ou marca. O maior impacto é conseguido pelo engajamento dos seus contatos influentes, que se dedicam a compartilhar e agir sobre a informação, compartilhando, curtindo e acrescentando sua própria opinião – essas são ações que estão cada vez mais sendo medidas.

Para agravar a dificuldade de medir a influência é o atual fluxo na esfera social. Considere apenas este desenvolvimento: o Google+ lançado em junho de 2011, criou uma nova hierarquia de redes sociais de relacionamentos, incluindo círculos e hangouts.

Se Google+ e o conceito de “círculos” realmente decolar, as empresas poderão ter um muito mais dificuldade em alcançar as pessoas através da mídia social”, disse Nate Elliott, VP da Forrester Research, em um post. “Se os usuários passam mais tempo publicando e lendo conteúdo apenas de seus círculos de amigos, será mais difícil para os profissionais de marketing passarem uma mensagem? ”.

Eli Pariser, autor de The Bubble Filter, ressalta esse argumento, do ponto de vista do consumidor. Com o aumento da personalização dos motores de busca, assim como das redes sociais, “seu filtro bolha é um único, um universo pessoal de informação… e está se tornando cada vez mais difícil de escapar”, diz ele.

Sendo curto e grosso, “qualquer usuário de mídia social pode potencialmente ser um influenciador”, diz Neal Schaffer, Presidente da consultoria de mídia social WindMill Marketing. “Algumas pessoas ou empresas usam as redes sociais mais do que outras, algumas têm mais alcance do que outras e algumas são consideradas líderes de pensamento em seu mercado ou profissões que outros“.

Trecho traduzido do Whitepaper: Modern PR: the art & Science of integrated media influence, publicado no site da PR Newswire U.S. Faça o Download do Whitepaper Completo e saiba mais sobre a Influência nas Mídias Sociais.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

3 Responses to Como Identificar Influenciadores nas Mídias Sociais

  1. Pingback: Top Influenciadores – Especialistas em Relações Públicas | Blog PR Newswire Brasil

  2. Pingback: 7 Tendências de Relações Públicas para 2016 – Forbes | Blog PR Newswire Brasil

  3. Pingback: Top Content 2015 – Jornalismo, Relações Públicas e Marketing | Blog PR Newswire Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s