O Futuro das Relações Públicas é Agora [Infográfico]


O Futuro das Relações Públicas é Agora [Infográfico]

A prática de relações públicas sofreu uma transformação dramática ao longo dos últimos cinco anos, resultado do rompimento entre mídia digital e canais de comunicação tradicionais.

E nesses cinco anos, narramos e analisamos esta evolução. Se você procurar em nossos arquivos, verá que o nosso primeiro post, publicado em 14 de outubro de 2010, diz como escrever press releases para o Twitter.

Além de testemunhar o crescimento de RP, também caminhamos nessa jornada com você.

Junto com o resto do mercado, temos nos adaptado e ampliado nossa própria comunicação corporativa e programas de marketing – e ainda estamos fazendo isso.

As ferramentas e táticas evoluíram e, em alguns ‘cases’ foram substituídos por outros. O público aumentou, assim como os profissionais de RP tem agora meios para compartilhar a história de sua empresa sem ter a mídia como intermediária, mas diretamente com seus clientes, investidores, influenciadores, e inúmeros outros públicos.

Mesmo a definição de “notíciabilidade” – considerado por muito tempo um conceito central dentro das relações públicas – se expandiu. Graças as oportunidades únicas de mídia espontânea oferecidas no ambiente digital, social e mobile de hoje. O conteúdo que se pensava não ser interessante o suficiente para envia-lo para a mídia, agora pode desempenhar o papel para conectar influenciadores.

Para se manter crescendo com todo esse conteúdo, o mercado de Relações Públicas teve seu desafio. Fomos chamados para criar conteúdo de alta qualidade e visual, especificamente adaptado às necessidades de nosso público-alvo em tempo real.

E em uma integração clara com o marketing, as Relações Públicas de hoje exigem uma compreensão mais profunda de análise e atribuição para ajudar seus profissionais a produzir resultados comerciais mensuráveis.

Toda esta mudança energiza a experiência. Mas, há momentos em que isso pode ser confuso e extremamente desgastante.

O Futuro das Relações Públicas é Agora [Infográfico]

Felizmente, as Relações Públicas também são sobre comunidade, e o mercado de PR é forte, solidário e unido.

Recentemente disponibilizamos em todos os nossos canais como você vê a prática de relações públicas. Em nosso artigo O que é RP? Passado e Futuro, pedimos para você completar a frase: “RP agora é ____”. E compartilhar como as Relações Públicas mudaram desde que originalmente lançamos em 2012 nosso popular infográfico “RP é…”.

Recebemos cerca de 100 respostas de todo o mundo e de todo o mercado – comunicadores corporativos, agências, recém-formados, velha guarda e outros dentro desse contexto. Nós até recebemos um vídeo.

Quando o nosso gerente criativo sênior, Jamie Heckler, comparou as respostas ao infográfico de 2012, observou as seguintes tendências:

  • A ideia de PR ser “digital e social” é mais um dado de hoje, diferente de três anos atrás quando o social ainda era uma nova alternativa dentro da nossa caixa de ferramentas.
  • Em 2012, surgiu a ideia de que PR estaria se entrando no escopo de marketing, e isso é o que está acontecendo hoje.
  • Ser proativo e transparente é mais importante do que nunca. Houve menos respostas que definiram RP como a “resolução de problemas para as empresas” (conhecido como: “gerenciamento de crise”) e mais respostas de como moldar a forma como um cliente vê uma organização.
  • Embora “relacionamento” continue no centro de como nós definimos PR, há uma nova ênfase sobre a importância da interação, conversação, e da conversão.
  • Em 2012, RP foi definido como um “canal essencial em constante evolução para os negócios” e isso ainda é verdade. Nossas novas definições sugerem fortemente que as Relações Públicas permanecem nesse fluxo.

Também percebemos que, com tantas respostas – muitas não foram incluídas aqui – um infográfico não seria suficiente.

Por isso, nós convidamos você a continuar respondendo com a hashtag #PRIsNow, já que nós vamos mergulhar mais a profundo nos resultados e criar uma apresentação no SlideShare.

Enquanto isso, desfrute do nosso novo infográfico “RP agora é ____” e obrigado a todos que participaram dessa conversa até agora!

O Futuro das Relações Públicas é Agora [Infográfico]

Texto traduzido do Blog Beyond PR, publicado por Amanda Hicken no dia 05 de novembro de 2015. Amanda é Gerente de Estratégia de Conteúdo da PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to O Futuro das Relações Públicas é Agora [Infográfico]

  1. Pingback: 4 Dicas de Como Aproveitar o Poder da Mídia Espontânea | Blog PR Newswire Brasil

  2. Pingback: As Melhores Dicas para Relações Públicas | Blog PR Newswire Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s