Mediaware – Novidades da Mídia e de Jornalistas / Novembro 2015


Bem-vindo ao MEDIAware, a newsletter mensal com o resultado das pesquisas da equipe de mídia PR Newswire.

Jornalistas-Mídia

MEDIAware tem como objetivo trazer a seleção das mais importantes atualizações da mídia e dos jornalistas que ocorrem em todo o Brasil, através do trabalho feito por nossos pesquisadores. Caso tenha informações sobre alterações recentes nas mídias e profissionais de comunicação ou dúvidas a respeito do conteúdo, entre em contato pelo e-mail: mediapt@prnewswire.com.br.

 logo GAZETA

Gazeta do Povo (Curitiba, PR): Aline Peres (https://www.linkedin.com/pub/aline-peres/68/445/645) e João Rodrigo Maroni (jrmaroni@hotmail.com) deixaram os cargos de editores do jornal no último mês de agosto.

 logo Luana-Avelino

Luciana Avelino (Belo Horizonte, MG): A jornalista Luciana Avelino (contato@lucianaavelino.com.br) lança seu novo site (www.lucianaavelino.com.br). A revista eletrônica trará novidades envolvendo temas diversos como: qualidade de vida, arquitetura & decoração, moda & lifestyle, beleza, bem-estar & saúde, gastronomia, cultura, turismo e crônicas & poesias.  O portal contará com a colaboração de um time renomado de colunistas em cada uma das oito áreas de abrangência e terá pelo menos uma postagem diária.

 logo A-Notícia

A Notícia (Joinville, SC): Marina Adriano de Andrade (marina.andrade@an.com.br) é a nova editora-chefe do jornal no lugar de Domingos Aquino (domingo.aquino@diario.com.br), que assumiu a liderança do Diário Catarinense.

 logo Rede Globo

Rede Globo (Rio de Janeiro, RJ): Os correspondentes internacionais Helter Duarte, Roberto Kovalick, André Luiz Azevedo e Renato Machado retornam ao Brasil. Renato Machado deixa Londres e integra a equipe de repórteres do “Globo Repórter”.

Roberto Kovalick também retorna de Londres e assume o cargo de repórter especial em São Paulo, sendo substituído por Pedro Vedova, que estava em Berlim.

Hélter Duarte volta de Nova York e será substituído por Sandra Coutinho. André Luiz Azevedo volta de Lisboa, mas ainda não tem nenhum substituto.

Houve mudanças também no programa “É de Casa”. O matinal de sábado passa a ser dirigido por Alexandre Matoso.

O diretor Luiz Cláudio Latgé deixou o cargo na emissora.

O jornalista e apresentador Thiago Leifert assume a apresentação do “The Voice Kids” que entrará na programação entre janeiro e março de 2016.

A jornalista Renata Lo Prete assume a bancada do “Jornal da Globo” como substituta de William Waack em suas eventuais ausências.

 logo IG

Portal IG (São Paulo, SP): Buscando investir na produção de conteúdo jornalístico e maior presença nas redes sociais, o portal reestruturou algumas áreas como, a de “Esportes” que ganhou independência da parte de notícia e foi assumida por Thiago Rocha (trocha@igcorp.com). A editoria “Estilo de Vida” será comandada por Patrícia Moraes (pmoraes@igcorp.com) e Aretha Martins (aalmeida@igcorp.com) que será a subeditora. Já Gustavo Abreu (gabreu@igcorp.com) passa a ser responsável pela área de “Entretenimento” junto da subeditora, Renata Reif (rreif@igcorp.com).

 logo Bahia-Notícias

Bahia Notícias (Salvador, BA): Lucas Cunha foi desligado da equipe de colaboradores do Bahia Notícias e terá o e-mail desativado. Para eventuais demandas à redação, entrar em contato pelo redacao@bahianoticias.com.br.

 logo Radio-Estadao

Rádio Estadão (São Paulo, SP): Para aumentar a audiência, a Rádio Estadão faz algumas mudanças em sua programação. O jornal matutino “Estadão No Ar Primeira Edição” ganha mais uma hora e, ao longo da programação, a emissora passará a mesclar conteúdo informativo e músicas. À noite, “Estadão Noite” entra com programação musical com quatro horas de duração. Pautas podem ser encaminhadas para releases@redeeldorado.com.br.

Essa mudança na grade afetou o quadro de colaboradores da emissora. Cerca de 30 profissionais foram desligados, restando dez jornalistas e três chefes em atividade. O departamento de esportes foi encerrado.

 logo Estadão

O Estado de São Paulo (São Paulo, SP): O Estadão começou a distribuir gratuitamente o Estadão Shopping com conteúdo sobre serviços e varejo que circula todas as sextas-feiras. O jornal circula até 18 de dezembro e terá uma edição especial sobre a Black Friday em 26 de novembro.

 logo TV Brasil

TV Brasil (Rio de Janeiro, RJ): A emissora ampliou o espaço dedicado ao jornalismo com os telejornais regionais (RJ, SP, MA e DF) passando a ter meia hora de duração. Os boletins diários e a revista eletrônica “Fique Ligado” também fazem parte das novidades.

Houve mudanças também nos horários da programação: “Brasilianas.org” passa a ser transmitido às 23h; “Observatório da Imprensa”, às quintas-feiras, às 23h; “Espaço Público”, às terças-feiras.

 logo Veja

Revista Veja (São Paulo, SP): Chega ao fim a página do economista e blogueiro Rodrigo Constantino (https://twitter.com/Rconstantino) no site da Veja. Rodrigo continua com sua coluna no jornal O Globo.

 logo DIARIO-DE-PERNAMBUCO

Diário de Pernambuco (Recife, PE): O jornal pernambucano passa a ser editado pelo Grupo Rands.

O-popular logo

O Popular (Goiânia, GO): A crise atingiu também os profissionais da redação do jornal. Foram desligados: o repórter-fotográfico Renato Conde (https://www.linkedin.com/in/renatoconde), a secretária da Editoria de Fotografia, Caroline Louise, o ilustrador Thiago Dornellas e mais um repórter.

ESPN-Brasil logo

ESPN Brasil (São Paulo, SP): Devido à uma reestruturação da empresa, cerca de 34 funcionários, entre jornalistas, cinegrafistas, editores de imagem, entre outros, foram desligados da empresa no Brasil. Nos Estados Unidos o número beira aos 300 demitidos.

Jovem-Pan logo

Jovem Pan (São Paulo, SP): A jornalista e comentarista do “Jornal da Manhã”, Rachel Sheherazade pediu demissão da emissora de rádio devido a problemas pessoais.  Rachel continua como apresentadora do “SBT Brasil”. (jornalpauta@sbt.com.br).

Rádio-Transamérica logo

Rádio Transamérica (São Paulo, SP): O programa “Esporte de Primeira” (esportedeprimeira@transanet.com.br) será comandado por Flavio Gomes a partir das manhãs de novembro.

Hoje em Dia logo

 

Hoje em Dia (Belo Horizonte, MG): No último mês de setembro o jornal mineiro sofreu algumas baixas. Danilo Emerich Garcia (https://br.linkedin.com/pub/danilo-emerich/106/666/3), Guyanne Katlyn de Araujo (https://www.facebook.com/profile.php?id=100010056521632) e Sara Lira (https://www.facebook.com/sarabragalira) deixaram a redação do jornal.

Ainda na redação, César Augusto Alves (cpaulo@hojeemdia.com.br) começou a escrever uma coluna sobre experiências urbanas e a vida cultural de Belo Horizonte.

Conheça também a seleção das mais importantes atualizações da mídia e dos jornalistas estão acontecendo em outros países da América Latina: *MEDIAware Latam. Caso tenha outras informações sobre alterações recentes na mídia e/ou sobre os profissionais de comunicação ou dúvidas a respeito do conteúdo, entre em contato com nossa equipe de Relacionamento com a Mídia pelo e-mail: mediapt@prnewswire.com.br.

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s