“Por que” e “O que” Monitorar no Twitter


Os dados do Twitter são amplos e incrivelmente valiosos. Eles são usados por médicos pesquisadores para monitorar a propagação de doenças, pelo U.S. Geological Survey para acompanhar terremotos, pela indústria financeira para acompanhar as tendências de mercado, e por jornalistas para acessar relatos de testemunhas oculares durante as notícias de última hora.

“Por que” e “O que” Monitorar no Twitter

Em resumo, os dados Twitter tornaram-se essenciais para a reunião de informações e compreensão de tendências.

Mantenha a calma em uma crise

Para os gerentes de marca, o Twitter é uma ferramenta essencial para o monitoramento de menções – especialmente em uma situação de crise.

Durante uma crise, não há maneira mais rápida para verificar o pulso da situação do que através dos comentários compartilhados pelos usuários do Twitter – em tempo real. Bom ou mal, os dados informam e muitas vezes são acionáveis. Embora a sua marca possa escolher não responder cada tweet, saber o que está sendo dito pode ajudar e orientar suas decisões sobre como lidar com a situação.

Descubra a inteligência de mercado

O valor dos dados do Twitter vão além do monitoramento de marca básico e a gestão de crises. Marcas inteligentes estão configurando suas buscas e alertas para temas-chave que direta e indiretamente impactam em seus negócios.

Quer começar? Aqui estão dez pesquisas que você deve começar a monitorar imediatamente.

  • Temas de Mercado: Monitore termos que você usa constantemente em sua comunicação estratégica. Estas são as palavras-chave que você quer estar bem classificado. Manter o controle sobre as discussões em torno desses termos irá ajudá-lo no planejamento de conteúdo.
  • Tendências de Mercado: Semelhante ao anterior, mas requer um pouco mais de inteligência, desde que você não saiba o que pode ser uma tendência. Procure por termos muito gerais do mercado, incluindo coisas que podem ser negativas e fique atento ao que mais aparece na pesquisa.
  • Concorrentes: Siga os nomes de seus concorrentes e acompanhe qualquer tendência de notícia envolvendo eles.

“Por que” e “O que” Monitorar no Twitter

  • Insights de Clientes: Se você trabalha com um público B2B, você vai querer fazer o mesmo para os nomes de grandes empresas clientes no seu mercado. Se você trabalha com B2C, você terá que ser criativo. Claro que você não vai seguir todos os seus clientes, mas você deve aproveitar regularmente a oportunidade de clicar sobre os perfis de pessoas que mencionaram você para compreender quais são seus interesses e o que é importante para eles.
  • Cliente por Região: Dependendo do tipo de negócio que você tem, pode ser muito útil olhar para os dados de clientes por região. Você pode analisar os resultados diferentes de país para país, ou até mesmo de um estado para outro.
  • Cliente Fiel: Os clientes estão dizendo coisas boas sobre você no Twitter? Certifique-se de configurar alguns parâmetros de busca que ajudam a identificar esses momentos e reconhecê-los. As pessoas adoram uma marca que os reconhecem e mostra gratidão em público.
  • Menção de Produto: Se a sua empresa só tem um produto e ele tem um nome único, este é fácil. Se você tem vários produtos, você terá que tratar cada um como a sua própria marca com todo o monitoramento que vai junto com ela.
  • Menção de Produto Concorrente: Não se esqueça de monitorar os produtos concorrentes. Esses insights podem ajudá-lo com seu próprio desenvolvimento de produtos e suas táticas de vendas.
  • Engajamento de Funcionários: É possível que seus funcionários estejam no Twitter. Eu não recomendo monitorar seus negócios pessoais, mas se eles estão falando sobre sua marca, você quer saber sobre isso e quer favoritar ou retwitar comentários favoráveis sobre o seu negócio. Se os colaboradores estiverem em uma empresa de voluntariado e postarem fotos no Twitter da equipe trabalhando em conjunto, definitivamente você vai querer reconhecer isso.
  • Funcionário Leal: Você tem um “programa de funcionário leal” para ajudá-lo a promover o seu conteúdo? Certifique-se de que você está preparado para monitorar esses esforços.

Minimize o Monitoramento Manual

Agora que você já sabe o que quer procurar e monitorar, você precisa pensar em como fazer isso de uma maneira consistente. Mesmo a busca no Twitter sendo bastante fácil, você não pode passar os seus dias colocando palavras-chave para pesquisa, copiar e colar os resultados em um documento de Word para apontar suas descobertas.

A maneira eficiente para atingir o seu objetivo é usar uma plataforma de monitoramento de mídia social para lhe enviar alertas quando seus critérios forem cumpridos. Ela também permite que você salve e baixar clips e gráficos.

Escolha uma plataforma que é multifuncional. Uma boa solução end-to-end pode monitorar a mídia tradicional além de Twitter. Se ela oferece um ranking de sentimentos, ponto para ela! Em uma situação onde você tem uma grande quantidade de dados para analisar, o ranking de sentimentos pode trazer uma grande enorme economia de tempo na triagem daquilo que precisa de uma análise mais profunda.

O truque para monitoramento, bem-sucedido em todos os canais, é encontrar a combinação certa de pessoas, ferramentas e melhores práticas. Se você quer aprender mais sobre como a mídia social pode ajudá-lo a identificar oportunidades na construção do seu negócio, faça o Download do nosso guia Identifying Opportunities & Issues: Keys to Monitoring Traditional & Social Media.

Texto traduzido do blog Beyond PR, publicado por Victoria Harres no dia 29 de outubro de 2015. Victoria é Vice-Presidente de Comunicações Estratégicas e Conteúdo na PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to “Por que” e “O que” Monitorar no Twitter

  1. Pingback: Monitoramento de Mídia – As Melhores Dicas de 2015 | Blog PR Newswire Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s