Social Media Marketing: Marco e Preparação para o Futuro


A PR Newswire está prestes a bater um marco no Twitter – 100.000 seguidores – e isso me fez pensar muito sobre como nós evoluímos nossa estratégia de mídia social ao longo dos anos.

Social Media Marketing: Marco e Preparação para o Futuro

@PRNewswire não foi o primeiro perfil social que exploramos como negócio, mas certamente, fez sentido para cria-lo, por que nosso público estava lá. Os comunicadores foram os primeiros a adota-lo, na maior parte o acolheu a capacidade de se conectar com outras pessoas em seus mercados, incluindo marcas.

Eu li os perfis de nossos primeiros dois mil seguidores. Foi interessante. Ele me ajudou a entender quais eram – e poderiam ser – as expectativas do nosso público.

Por onde passamos

Começamos a twittar em 2008, de volta aos primeiros dias quando um dos tópicos mais frequente era se as marcas estavam em tudo no Twitter. A nossa única e sólida estratégia era descobrir como poderíamos utilizar a plataforma.

Não tínhamos certeza se havia uma oportunidade de negócio no Twitter, ou até mesmo, se alguém realmente nos seguiria.

Foi uma agradável surpresa o que eles fizeram. Lembro-me de escrever um e-mail para o nosso então presidente, cuja ideia era entrarmos no Twitter, e que uma pessoa importante tinha acabado de twittar algo bom sobre nós… ali, abertamente para todo mundo ver! Parecia incrível! Era o tipo de coisa que as marcas desejam e esperam dos jornalistas.

De repente, percebemos que a mídia espontânea tinha evoluído para algo que também incluía os consumidores e influenciadores do mercado.

Social Media Marketing: Marco e Preparação para o Futuro

Na verdade, o conteúdo compartilhado no Twitter consistia originalmente de atualizações da mídia. Nesse tempo eu fazia a edição de um boletim informativo para os clientes sobre os acontecimentos da mídia, então me tornei a gestora de nossa conta no Twitter, principalmente porque eu tinha conteúdo para compartilhar.

Cada dia era um aprendizado no Twitter. Descobrir o que twittar de diferente de nossas atualizações da mídia foi o maior desafio a ser superado.

Aqueles dias foram de pessoas falando sobre o que elas estavam comendo ou o que elas estavam realmente fazendo no momento. Compartilhavam seu menu do almoço e os seus planos para o fim de semana.

Enquanto o Twitter continua sendo o motor de informações em tempo real, o compartilhamento de conteúdo que é verdadeiramente útil para o seu público é mais propenso a gerar credibilidade e ganhar seguidores.

Como evoluímos

Uma das primeiras mudanças em nossa estratégia foi o retweet. Re-twittar é brilhante! Você parece inteligente apenas por compartilhar tweets de outras pessoas. Claro que você tem que fazer isso com sabedoria e é aí que vem a curadoria.

Curadoria tornou-se a coisa mais importante que fizemos e fazemos no Twitter. Ela lhe permite ajudar os outros a encontrar o conteúdo que é útil para eles e, ao mesmo tempo preparar o palco para as suas próprias mensagens e promoções de conteúdo.

Outra parte da evolução conseguir ajuda. À medida que crescíamos, tornou-se impossível acompanhar conversas, @ menções e encontrar um ótimo conteúdo para compartilhar. Twitter não era meu dia de trabalho.

Em 2009 o Twitter tornou-se um esforço em conjunto para @PRNewswire, com papéis claros para cada pessoa, de modo que não se sobrepusessem. Serei sempre agradecida a Christine Cube, Brett Simon e Thomas Hynes por me ajudar a descobrir como uma equipe pode trabalhar em uma única conta no Twitter.

Em algum momento, ficou claro que não havia muito mais que pudéssemos fazer. Uma conta no Twitter não era suficiente.

Como uma empresa de distribuição de notícias, temos uma grande quantidade de conteúdo para compartilhar, mas o nosso conteúdo, gerado pelo cliente, precisava do seu próprio lugar. Assim, foi lançada nossa rede de distribuição no Twitter.

Embora no começo eu tenha configurado a automatização do feeds no Twitter para vários mercados, eventualmente, percebíamos que havia uma oportunidade perdida por não humanizarmos os feeds, enquanto ao mesmo tempo elevávamos a qualidade do conteúdo.

Social Media Marketing: Marco e Preparação para o Futuro

Hoje temos mais de setenta voluntários em toda a empresa para fazer a curadoria e gerenciar mais de trinta contas de Twitter de tópicos específicos.

As pessoas às vezes perguntam se não é arriscado. Com tantas pessoas envolvidas, o que fazer se algo der errado? Há sempre “e se”, mas nos muitos anos em que executamos o programa, não houve arrependimentos. Estamos muito orgulhosos do nosso exército de voluntários na mídia social.

Ah sim, devo comentar. Nós expandimos para além do Twitter é claro.

Onde nós estamos

Hoje, a PR Newswire pode ser encontrada em uma infinidade de plataformas de mídia social, cada perfil oferecendo conteúdo exclusivo e com curadoria de diferentes indivíduos.

Em @PRNewswire, e em todos os perfis de mídia social da PR Newswire, a nossa estratégia continua concentrada em ajudar os outros com uma excelente curadoria de conteúdo de fontes confiáveis. Nós também usar a mídia social para:

  • Ouvir os outros em nosso mercado, incluindo influenciadores e clientes;
  • Oferecer assistência e prestação de serviço ao cliente para os clientes que optam por chegar via rede social;
  • Promover conteúdo e acompanhar conversões que estão ligadas aos resultados reais de negócios.

Para onde vamos

Como o fim do ano se aproximando e todos nós pensando nos budgets e roteiros de 2016, estou avaliando e pensando sobre onde estamos e para onde estamos indo no social.

Eu pedi a minha equipe esta semana para pensar sobre quais serão nossas prioridades em 2016, e desde que social desempenha um papel crítico em comunicações estratégicas, todos tiveram algo a dizer sobre isso:

Ryan Hansen, nosso gerente de mídia social que nos mantém organizados e está sempre à procura de um bom conteúdo para a curadoria, falou de continuar a servir, crescer o nosso público e explorar como podemos alavancar novas plataformas sociais como negócio.

Amanda Hicken, nossa gerente de conteúdo estratégico sênior e gerente e editora do Beyond PR, mencionou a necessidade de explorar outras maneiras de promover os nossos posts.

“Além de testar a forma como promovemos o conteúdo do blog no social”, ela disse, “temos quase cinco anos de conteúdo em nossos arquivos que pode ser reaproveitado e re-promovidos. Eu estou constantemente trabalhando com Ryan para escalar a forma mais esperta para promover o blog. Nós também precisamos continuar avaliando como usar o social para geração de conteúdo para o blog”.

Danielle Capriato, nossa gerente de comunicações estratégicas, que tem um interesse especial na vida social como ótima ferramenta para ganhar a mídia, disse, “A mídia social é uma ferramenta valiosa para a construção de relacionamentos com os principais influenciadores, o que é uma ótima maneira de encontrar oportunidades para a mídia espontânea. Estou animada para continuar desenvolvendo estas relações e aumentar o nosso público ao longo dos próximos 100 mil seguidores!”.

Jamie Heckler, nosso gerente criativo sênior que também escreve alguns dos posts do blog mais vistos em Beyond PR, disse: “Como imagens e vídeo continuam dominando as plataformas tradicionais e levam prioridade em novas plataformas, nós precisamos continuar elevando nosso conteúdo multimídia para contar histórias através da paisagem na mídia social”.

Quanto a mim, estou à procura de mais oportunidades para fazer um impacto maior de negócios através de nossos esforços de mídia social e amarrá-lo para resultados.

Isso começa com o fornecimento de um excelente serviço ao cliente, encontrando maneiras de ajudar o nosso público a ter sucesso, compartilhando informação que impacta nosso mercado, e direcionar tráfego para conversões significativas. Se você quer aprender mais sobre como a mídia social pode ajudá-lo a identificar oportunidades para construir o seu negócio, faça o Download do nosso guia Identifying Opportunities & Issues: Keys to Monitoring Traditional & Social Media.

Texto traduzido do Blog Beyond PR, publicado por Victoria Harres no dia 24 de setembro de 2015. Victoria Harres é Vice-Presidente de Comunicações Estratégicas e Conteúdo na PR Newswire. Ela foi a primeira “twittera” do @PRNewswire e continua como parte dessa equipe. Se ela não estiver em sua mesa, você vai encontrá-la no jardim.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s