4 Lições para Aprender com Influenciadores do Instagram


A maioria das empresas, não importa seu tamanho, estabeleceram presença em uma ou duas plataformas de mídia social. Sendo o “Big 3 of Social”: Facebook, Twitter e LinkedIn.

Instagram-Tips

No entanto, como o meu colega Jamie escreveu em sua série sobre Marketing B2B no Pinterest, as marcas precisam se diversificar ainda mais.

Claro, é difícil decidir escolher para onde ir. Mas e se eu lhe dissesse que outra plataforma de mídia social se gaba de ter conseguido mais de 300 milhões de usuários ativos mensais, e em comparação com as demais, ainda não foi inexplorada pelos profissionais de marketing, despertaria o seu interesse?

O meu sim. E isso me levou a publicar fotos pela conta do Instagram da PR Newswire já a algum tempo. Não tem sido fácil, especialmente por se tratar de uma empresa B2B. No entanto, aqui estão quatro lições que aprendi ao aumentar o nosso público no Instagram em mais 250% desde maio:

press-release-social-sharing

1.Identifique o propósito específico de sua marca para o Instagram.

Conteúdo – seja ele um post de blog ou whitepaper, webinar ou press release – é um componente fundamental da estratégia de marketing da PR Newswire. E para promove-lo, usamos uma abordagem multicanal, sincronizada em todas as mídias proprietárias, espontâneas e pagas.

Posteriormente, o meu objetivo para Instagram era chegar a uma nova audiência com o nosso conteúdo. Porque a audiência do Instagram tende a celebrar autenticidade e fotos vibrantes do mundo. Eu tento trazer fotografia relevante dos arredores de nossos escritórios com o tema de um de nossos posts.

Por exemplo, a foto abaixo é do Relógio Colgate em Jersey City, New Jersey. Fluiu bem com a mensagem por trás do post no blog desse dia, que dizia que “O tempo é tudo quando sua marca decide entrar no mercado #global”. Não só é uma referência lúdica para o tema em questão, é uma imagem visualmente impressionante e é algo com que as pessoas vão se engajar.

 

2.Pense no Instagram como um canal de marketing de conteúdo visual.

Cada foto que você postar é uma representação direta de sua marca, por isso pense em cada foto do Instagram como criação de conteúdo. Não é tão fácil como simplesmente tirar uma foto rápida no seu caminho para o trabalho e publicá-la, sem colocar o “por que” no seu pensamento.

Invista tempo e esforço em seu conteúdo para o Instagram que você terá sucesso.

Você também não tem que limitar-se a fotos. Pessoas nas redes sociais amam compartilhar uma boa citação gráfica. Aqui, eu peguei uma mensagem de uma de nossas seleções do blog e fizemos o post com a imagem do dia para o Instagram.

 

3.Aproveite a oportunidade para ser diferente.

Cada plataforma de mídia social exige uma voz particular. Se você está gastando a maior parte de seu tempo em um dos 3 grandes, o tom que você tem é provavelmente profissional.

No Instagram, mostre seu lado criativo, não apenas em suas fotos, mas no texto também.

Use uma hashtag divertida como #ThrowbackThursday ou #TBT e poste uma foto do primeiro logotipo que você criou no MS Paint. Ou tente algo peculiar como a foto abaixo de uma peça escrita pelo nosso gerente sênior criativo. Esta ilustração foi usada para mostrar a importância da devida atribuição ao usar citações e tornou-se a nossa principal imagem do Instagram para a data.

 

4.Seja criativo com sua call-to-action.

Um dos maiores desafios para as marcas no Instagram é o fato de que Instagram só oferece um link clicável para não-anunciantes. O que torna isso ainda mais difícil é que esse link está localizado em sua biografia.

Você não só tem que conseguir a atenção do seu público com uma imagem brilhante, você também tem que levá-lo para o seu perfil.

Direcione o seu público até seu link incorporado explicando o que acontecerá depois. Em seguida, informe que o link para mais informações está disponível em sua bio. Alguns posts de marcas, como o nossa, também usaram emojis em um esforço para direcionar ainda mais os olhos dos usuários.

Também é importante usar um link curto e personalizado para ajudar a monitorar quantas pessoas clicaram no seu link. No perfil da PR Newswire, o link direciona para o Blog Beyond PR.

Enquanto o número de seguidores, likes e outras “métricas de vaidade” úteis para monitoramento, é o número de cliques de seu call-to-action que irá mostrar o quão eficaz é a sua estratégia.

Quando usada corretamente, a mídia social pode desempenhar um grande papel fundamental para a promoção de conteúdo da sua marca – até mesmo para press releases. Saiba mais baixando nosso whitepaper Tips for Creating a Press Release that Maximizes Social Sharing.

Texto traduzido do Blog Beyond PR, publicado por Ryan Hansen no dia 15 de setembro de 2015. Ryan é Gerente de Mídias Sociais na PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to 4 Lições para Aprender com Influenciadores do Instagram

  1. Pingback: Como Identificar Influenciadores nas Mídias Sociais | Blog PR Newswire Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s