Conteúdo Atual – Dicas para Segmentar Nichos de Audiência


Pare e pense na última peça de conteúdo criada para sua marca. No planejamento da sua estratégia para o conteúdo, você considerou “O que, Por que, Onde e Como” produzido e promove-lo. Mas, você pensou no “Quando” do conteúdo?

Conteúdo Atual – Dicas para Segmentar Nichos de Audiência

A época do ano você publica o seu conteúdo pode torna-lo relevante ou irrelevante para o público que você pretende alcançar.

Por exemplo, agosto marca o início da temporada de volta às aulas nos Estados Unidos e em muitos outros países. Os comerciais de TV e de rádio promovem as vendas de volta as aulas, os artigos de revistas destacam os recursos escolares e as crianças evitam tocar no assunto a todo custo.

Se os produtos ou serviços da sua empresa estão alinhados diretamente com esse tópico – por exemplo, venda de livros didáticos ou ensino privado – então, provavelmente, qualquer notícia que você distribuir será relevante. Você pode ver um excelente exemplo disso no “Content We Love” da semana passada.

Mas mesmo que a sua empresa não se ajuste ao tema naturalmente, você ainda pode ter conteúdo que se encaixa perfeitamente dentro das conversas que estão acontecendo em torno do tema educação. Nesses casos – como um banco que oferece dicas de empréstimo para compra de material escolar ou uma empresa que concede bolsa de estudos – o tempo para promover o seu conteúdo é agora.

O envio de conteúdo organicamente relevantes para os temas em discussão na mídia e nas redes sociais é coloquialmente chamado de “Newsjacking”.

Quando usado corretamente, o Newsjacking pode aumentar a visibilidade do seu conteúdo.  Compartilhar conteúdo relacionado a temas que as pessoas estão procurando gera atenção para sua empresa.

Quick & Easy Guide to Sharing Your News Release with the World

O ponto é encontrar como especificar o que você quer com a sua notícia, ângulo e distribuição.

Tomemos como exemplo as notícias sobre educação. Apesar de existirem benefícios para posicionar o seu conteúdo e promove-lo para que ele atinja o “público mainstream” interessados em temas de educação geral, você pode achar uma forma para que sua mensagem se destaque mais com uma abordagem mais precisa.

Alguns nichos que devem ser considerados dentro do universo da educação incluem:

  • Aulas particulares: Porque currículo e a estrutura de “programas para aulas particulares” podem ser diferentes das escolas tradicionais, as necessidades dos alunos e de suas famílias, são muitas vezes, únicas. Pesquise e tenha essas necessidades em mente, se você quiser que seu conteúdo atinja jornalistas e formadores de opinião que cobrem esse assunto. Promover o seu conteúdo no nesse setor pode te posicionar melhor para que você crie awareness de marca com as famílias que precisam de aulas particulares e conduzir esse público para sua mídia proprietária (site, blog, etc).
  • Estudantes universitários: Além de sites de notícias tradicionais e mídias sociais, muitos estudantes podem ser alcançados diretamente por jornais feitos por outros estudantes e por broadcast em suas próprias universidades. Excluir essa opção dos meios de comunicação educacionais pode fazer com que você perca um público valioso.

Se o seu conteúdo não é relevante para o mercado de educação, talvez outro tópico se ajuste melhor. Com as campanhas eleitorais americanas de muitos aspirantes a presidente estão conseguindo muito folego na mídia. A política pode dar jogo.

Assim como educação, há uma série de públicos que você pode atingir com conteúdo político a partir da cobertura de notícias. Você também pode concentrar a sua promoção de conteúdo em uma questão específica que surja durante os debates, incluindo:

  • Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros (LGBT): Com a decisão do Supremo Tribunal Americano, no final de junho e com Caitlyn Jenner tendo como alvo a população LGBT nos últimos meses, conteúdo relevantes sobre o assunto continua relevante e atual.
  • Alterações Climáticas: Mesmo sendo um tema que gera manchetes durante o ano todo, provavelmente irá dominar o noticiário com a United Nations Climate Change Conference (COP21/CMP11) em dezembro se aproximando. Este tópico de nicho pode ser reduzido ainda mais para abordar métodos alternativas de energia, como solar e eólica, ou as comissões do Congresso voltados para o aquecimento global e sobre a independência energética.

Ao considerar a criação de conteúdo para se apropriar de temas populares no atual ciclo de notícias, ser inteligente é se tornar relevante.

O conteúdo que se encaixa na perfeição é recomendado. Se você tem que encaixar o seu conteúdo para caber um tema, seus esforços poderiam quer lhe fornecer nenhum benefício em tudo, ou pior, refletir negativamente sobre a sua organização.

O conteúdo que se ajusta perfeitamente é recomendado. Se você tiver que força-lo para que ele caiba em um tema, seus esforços podem quer não produzir nenhum benefício, ou pior, refletir negativamente sobre a sua empresa.

Existem várias possibilidades quando se trata da promoção de conteúdo. Compreender as ferramentas e todas as alternativas é essencial para estar no tempo certo. Leia mais dicas em Quick & Easy Guide to Sharing Your News Release with the World.

Texto traduzido do Blog Beyond PR, publicado por Alexa Hoffman no dia 18 de agosto de 2015. Alexa é Gerente de Produtos de Distribuição na PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s