Humor no Jornalismo – Notícias Falsas e o Sucesso na Internet


Quem nunca foi enganado por uma notícia falsa ou achou que uma notícia verdadeira era brincadeira? Você não está sozinho.

Humor no Jornalismo - Notícias Falsas e o Sucesso na Internet

O canal da revista Trip no YouTube publicou uma entrevista com dois dos principais criadores de notícias falsas na internet. Rafael Tenório do Diário Pernambucano e Renato Terra do The Piauí Herald.

Na primeira parte do vídeo, a dupla fala sobre a crise enfrentada pela mídia nacional, com a queda de credibilidade e relevância com os leitores. E por outro lado, abordam a falta de critério da população para avaliar se uma notícia é falsa ou verdadeira. Também descrevem seu método de trabalho dentro do “humor jornalístico”. E apontam os temas que jamais abordariam e aquele que é pauta garantida.

Verdade ou mentira? O Descrédito da Mídia

Renato Terra: “Acontece muito de as pessoas acharem que a notícia do Herald é real e compartilharem estarrecidas, e isso vai muito de encontro com as pessoas lerem sem saber questionar o que estão lendo. O Herald é muito exagerado, irônico, sarcástico, então quando uma pessoa compartilha o Herald achando que é real, alguma coisa está errada aí”.

Rafael Tenório: “A proliferação de notícias satíricas e sites que trabalham com sátira, ironia, piadas em geral com notícias falsas, digamos assim, se deve primeiro – na minha concepção –ao descrédito da mídia oficial, óbvio. O jornal clássico, impresso ou mesmo as fontes oficiais são cada dia menos fontes de consulta”.

O Humor no Jornalismo

Renato Terra: “Eu acho que é só humor, não colocaria a palavra jornalismo aí não, por que, principalmente aqui na Piauí a gente aprende que jornalismo é uma coisa séria, e eu acho que o Piauí Herald não tem nada de jornalismo, ele não informa, eu não apuro nada, só invento…”

Rafael Tenório:  “A gente pega o que já está agendado pela mídia, parodia ou faz analogias, encaixamos outras informações, aí se isso é engraçado ou não, no final talvez seja até o objetivo secundário, por que o primeiro é o ataque. Sempre que alguém lê o Diário Pernambucano pela web e acredita e tal, é a vitória da minha informação, daquilo que eu queria passar”.

Piada Pronta – Política é Pauta Garantida

Renato Terra: “Acho que o assunto preferido aqui que mais repercute é a política. Por que política é o assunto que já repercute normalmente. Já viraliza. Já entra na conversa das pessoas na mesa de bar. Todo mundo tem uma opinião formada sobre isso. Por que, na maioria das vezes o humor é uma crítica, é uma maneira diferente de você ver aquela situação. Então, quando você faz isso com a política, de certa forma as pessoas se sentem vingadas.”

“O Herald mais lido foi logo após as eleições. Quando as eleições terminaram, a gente tinha um Herald pronto para o ‘Aécio presidente’ e um Herald pronto para a ‘Dilma presidente’. Quando a Dilma ganhou, a gente soltou um Herald imediatamente brincando com o Aécio e foi o Herald mais lido de todos os tempos”.

“Acho que existem temas que eu não abordaria no Herald de jeito nenhum. Brincar com a morte de alguém. Brincar com o acidente aéreo do Eduardo Campos, por exemplo. Brincar com estereótipos que reforçam o preconceito contra minorias também…”

Realidade Absurda

Rafael Tenório: “A fronteira entre o humor e a imbecilidade é muito fina, digamos assim. Então a gente não está imune ao erro, quando a gente comete, temos a humildade de se retratar, mas a substância humorística do Diário Pernambucano é não atacar aquele que historicamente sempre foi injuriado, digamos assim”.

“Raramente a gente trabalha o realismo fantástico, como tirar do nada uma notícia ficcional sem nenhum fundo de verdade. É meio distante da gente. Inclusive, nosso slogan de uso é que nós somos as notícias, ou produzimos as notícias, mais vero semelhantes que uma realidade absurda é capaz de produzir. Na verdade, o maior concorrente nosso, hoje, e os leitores sabem disso, é a realidade. Por que ela está cada dia, digamos, mais cômica”.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Humor no Jornalismo – Notícias Falsas e o Sucesso na Internet

  1. daniel says:

    gostei muito das partes legais tiramdo partes ruims

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s