Relações Públicas além do Relacionamento com a Mídia


Alguns profissionais de comunicação acreditam que o trabalho de Relações Públicas se baseia somente em criar e manter relacionamento com a mídia. Será que esse pensamento está certo? Depende…

Relações Públicas além do Relacionamento com a Mídia

Provavelmente para profissionais e assessorias mais “cartesianas” e tradicionais essa ideia ainda seja uma verdade absoluta.

O que é mídia?

Com uma breve busca no Google, a resposta aparece em uma fração de segundos:

“comn todo suporte de difusão da informação que constitui um meio intermediário de expressão capaz de transmitir mensagens; o conjunto dos meios de comunicação social de massas [Abrangem esses meios o rádio, o cinema, a televisão, a imprensa, os satélites de comunicações, os meios eletrônicos e telemáticos de comunicação etc.]. “m. eletrônica”

Será que essa é a melhor discrição do que é mídia? Em partes.

Mercado da comunicação

Ser RP exige uma nova maneira de pensar. O mercado e a comunicação estão mais integrados do que nunca. Novas mídias têm conquistado seu espaço e são boas opções para aumentar os resultados de uma organização. Muitos jornalistas deixaram os veículos de comunicação, e passaram a trabalhar no departamento de comunicação das empresas, como porta-vozes de grandes marcas. Conseguir com que a sua empresa estampe a capa de uma revista ainda é considerado um bom trabalho, mas isso é apenas a ponta do iceberg.

Todos esses acontecimentos e mudanças no cenário de mercado atual, exigem adaptação e novas habilidades para qualquer profissional.

Ganhar mídia espontânea é apenas um dos objetivos. Relações Públicas é integração.

Modelo PESO

Segundo Gini Dietrich – autora do livro Spin Sucks – para o site Marshabe, “Há uma percepção equivocada na indústria de RP, de que tudo o que fazemos é relacionamento com a mídia. Consiga para seu chefe ou cliente a primeira página do New York Times e todos os seus problemas desaparecerão”.

Relações Públicas além do Relacionamento com a Mídia

  • Paid Media

Mídia paga: Nada de grandes anúncios criativos ou investimentos milionários. Nada mais é do que a publicidade em mídias sociais, conteúdo patrocinado ou até o envio de press releases.

  • Earned Media

Mídia espontânea: Trabalho conquistado através do tradional relacionamento com a mídia. Estampar a capa de uma revista ainda é considerado um forte aliado para as campanhas de Relações Públicas.

  • Shared Media

Mídia compartilhada: Também conhecida como mídia social, é um modelos de mídia que mais tem crescido nos últimos anos e um forte canal de comunicação direto com o consumidor. Além de promover campanhas de Relações Públicas, serve como ferramenta de apoio para outras áreas.

  • Owned Media

Mídia própria: Sabe o seu site? É a mídia que você controla total da mensagem. O press release também é uma mídia própria, embora a o serviço de distribuição seja uma mídia paga.

Se você ficar preso apenas no Relacionamento com a Mídia, perderá muitas oportunidades. Um simples press release, no Modelo PESO, além de gerar mídia espontânea pode virar uma grande campanha e atingir o seu público onde ele estiver consumindo informação.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to Relações Públicas além do Relacionamento com a Mídia

  1. Pingback: Relações Públicas do Futuro e as Características da Profissão | Blog PR Newswire Brasil

  2. Pingback: Os Melhores Posts de Relações Públicas de Agosto [REVIEW] | Blog PR Newswire Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s