11 Dicas Essenciais para Criar um Público Fiel para seu Blog


Um dos maiores erros de blogueiros iniciantes é assumir que os leitores irão automaticamente revisitar seu blog. Mal sabem eles, que a construção de um público fiel exige esforço – como o duro trabalho para criação de conteúdo (ou até mais).

11 Dicas Essenciais para Criar um Público Fiel para seu Blog

Aqui estão algumas dicas sobre como criar um público fiel para seu blog:

1. Concentre-se em seu nicho, ao invés de todos.

Por mais clichê que possa parecer, você não pode agradar a todos. Especialmente na “blogosfera” isso se prova verdade. Aqueles que contam mais são os que visitam regularmente. São aqueles mais propensos a compartilhar e apreciar seu trabalho, simplesmente porque eles se relacionam com ele. Como você administra um blog, você vai começar a perceber quem e que tipo de pessoas o seu blog atrai. Tente atender a esse grupo demográfico específico e mantê-lo em mente quando você for criar conteúdo.

2. Seja original.

Originalidade contribui para a qualidade do seu blog. Você quer ser capaz de oferecer aos seus leitores conteúdo exclusivo e valioso. Quanto mais original for o seu trabalho, mais visitantes vão optar por ler seu blog em vez de outros.

Ter uma grande personalidade ajudar na criação de conteúdo original. Mas cuidado, há uma linha tênue entre incorporar sua personalidade em um blog e a falta de profissionalismo. É mais fácil dizer do que fazer, mas tente encontrar uma voz única e manter a formalidade. Embora eu escrever em um tom de conversa, tento manter o profissionalismo, escrevendo frases completas, com formato e estilo padrão.

Se você conseguir encontrar o equilíbrio entre o uso da sua própria voz e apresenta-la de forma profissional, então você está no caminho para o sucesso.

3. Sempre procure onde melhorar.

Sempre há o que melhorar, não importa o quão bem-sucedido seu blog seja. Bloggers veteranos pesquisam dentro do seu nicho. Não só para inspiração, mas para buscar uma crítica construtiva a partir disso. Em seguida, tente encontrar melhorar de maneira original.

4. Publique com plena confiança.

Esteja sempre orgulhoso do seu trabalho. Se você não se sentir confiante com o conteúdo que você criou, então você está fazendo algo terrivelmente errado. Toda vez que você clicar em “publicar”, você deve se orgulhar de compartilhar seu trabalho com o mundo. Lembre-se: A sua audiência busca valor!

5. Use títulos atrativos.

Crie títulos atrativos (tenha em mente o SEO). Os títulos devem atrair seus leitores. A maioria dos leitores tomar decide ler um post com base apenas no título. Se ele não for interessante, alguns dos trabalhos mais incrível que você escreveu podem se perder.

Além dos títulos atrativos, quando você compartilhar seus posts em mídias sociais, você pode usar legendas cativantes.

6. Faça seus posts “scaneáveis”.

A maioria das pessoas “scaneia” seu conteúdo, não o lê. Nosso tempo é precioso nos dias de hoje. Tente usar subtítulos, bullet points, quebras de linha ou imagens para quebrar longos blocos de texto – qualquer coisa para torná-lo mais fácil e rápido para que as pessoas lerem.

7. Mostre seu reconhecimento pelos leitores.

No Twitter, por exemplo, retwitte seus leitores (coloque uma mensagem pessoal se você puder). Separe algum tempo para comentar os blogs deles, contas de mídia social, etc.

Encontre as pessoas por alguma hashtag específica no Twitter ou no Instagram. Republique os posts delas. Faça entrevistas com seu público por e-mail.

8. Construa um relacionamento de verdade.

Trabalhe parcerias em seu nicho – colaboração constrói relações simbióticas. Converse via mídia social. A maioria das pessoas nas mídias sociais publicam seus endereços de e-mail – chegue até elas! Construa comunidades em todas as plataformas de social mídia. Networking funciona melhor quando você constrói amizades.

Além disso, não se esqueça de responder as perguntas e comentários. Se o seu blog oferece valor para os leitores, eles provavelmente terão perguntas ou podem querer se envolver em conversas.

9. Crie formulários e listas de e-mails.

Qualquer marqueteiro sabe que as listas de e-mail se provaram ser eficientes. Já ouvi falar muito bem do MailChimp, e eu recentemente me inscrevi. Pessoalmente, eu não comecei a minha própria lista de e-mail ainda, mas estou inscrita em várias.

10. Escreva posts para outros blogs.

Escreva posts convidado por outros blogs sempre que puder. Não só aumenta a sua exposição, mas também constrói suas credenciais como um influenciador.

11. Ofereça conteúdo grátis.

Pessoas adoram coisas grátis. Ofereça e-books sem custo (eles são fáceis de escrever e publicar), e-cursos, vídeos ou podcasts. Além disso, tente promover brindes e concursos.

Se você é um jornalista, blogueiro ou outro tipo de criador de conteúdo, o ProfNet pode ajudá-lo em sua busca por fontes especializadas. Tudo que você tem a fazer é preencher um rápido formulário dizendo-nos o que você está procurando, o seu prazo, e como você quer ser contatado, e vamos enviá-lo até os especialistas apropriados em nossa rede. A melhor parte? É de graça! Faça uma consulta.

Texto original escrito por Melissa Ibarra no Blog Beyond Bylines, no dia 05 de agosto de 2015. Melissa é Especialista em Comunidades Online Profnet da PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to 11 Dicas Essenciais para Criar um Público Fiel para seu Blog

  1. Guia do Host says:

    Muito legal a postagem, parabéns!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s