Redesign da Converse mantém a Simplicidade (e o Sucesso)


Quando penso no Chuck Taylor All Star da Converse, a primeira coisa que me vem à mente é o icônico estilo americano. Afinal, ele foi lançado em 1917 e o projeto permanece o mesmo desde então. Assim, o sapato que seu pai – talvez até mesmo seu avô – usava é a mesmo que você amarra hoje.

Redesign da Converse mantém a Simplicidade (e o Sucesso)

O que torna essa história ainda mais impressionante é a simplicidade do produto: Canvas, com solado de borracha e cadarços, nada mais nada menos. Esse design não mudou em 98 anos – até o fim do mês passado.

Em 23 de julho, Converse apresentou ao mundo o novo Chuck Taylor All Star II.

Aderindo à fórmula da simplicidade, estabelecida tão bem ao longo dos anos, a Converse estreou o novo design do tênis com uma campanha de marketing “clean”, mas moderno falando que o Chuck II está agora “pronto para mais”.

“O Chuck Taylor All Star é um dos tênis mais lendários e emblemáticos de todos os tempos”, disse Jim Calhoun, presidente e CEO da Converse. “O lançamento do Chuck II é um momento inovador para Converse, enquanto continuamos levando a marca mais longe através de criatividade e inovação, lançando não apenas um novo sneaker, mas uma forma de pensamento completamente nova”.

Uma marca inteligente sabe como alinhar o tom e o conteúdo para o produto que está promovendo em sua campanha de marketing. Os calçados da Converse não são chamativos, então por que o tom de sua nova campanha é?

Focado no novo tênis, a Converse se posicionou para vender o novo produto, não a campanha. Imagens claras em um fundo preto são os elementos perfeitos para apresentar o Chuck II.

 

Para alguns, a mudança pode ser difícil, especialmente quando se trata de uma marca com quase 100 anos.

“O Chuck Taylor II da Converse é um sneaker que começou com uma ideia simples: a obsessão”, disse Richard Copcutt, Vice-Presidente e Gerente Geral da Converse All Star.

Embora os obcecados não sejam facilmente convencidos a mudar, transparência é fundamental. A Converse divulgou antecipadamente as mudanças que viriam com o novo modelo, incluindo a inclusão, pela primeira vez, de tecnologia da Nike em um tênis Converse. A transparência é uma jogada inteligente, pois demonstra o respeito do Converse com seus fiéis clientes e defensores da marca de longa data.

Outro aspecto interessante desse press release é a lista com bullet points detalhando “características inovadoras” do novo projeto.

Como um fã do All Star Chuck Taylor, eu fui atraído pelos bullet points e me perguntei: “O que realmente mudou com o sapato e com o que eu deveria me preocupar?”

Os admiradores do Chuck Taylor querem saber de imediato os detalhes mais importantes que cercam as mudanças do novo sneaker, e a resposta está no meio conteúdo enviado pela Converse.

A inovação é inevitável. Às vezes, pode até ser vencida, e a maneira que você escolher transmitir essa mensagem para o seu público é um assunto delicado.

A Converse não está necessariamente reinventando a roda com a nova campanha, mas está modernizando uma instituição americana de forma sutil. Isso é o que a Converse conseguiu, deixando não só o tênis, mas toda a marca, “pronta para mais”.

Assim como os novos pares Chuck Taylors, as Relações Públicas e os Profissionais de Marketing precisam evoluir sua estratégia de conteúdo para aumentar a sua pegada e atrair novos públicos. Saiba como criar campanhas que seu público vai adorar com o nosso whitepaper New PR Approaches for Outbound Communications Strategies.

Texto traduzido do Blog Beyond PR, publicado por Ryan Hansen no dia 31 de julho de 2015. Ryan é Gerente de Mídia Social da PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s