3 Dicas de SEO do Google Essenciais para Relações Públicas


Como o Google Panda 4.2 – atualização do algoritmo, lançado no último final de semana – pode ajudar na visibilidade do conteúdo para profissionais de Relações Públicas.

3 Dicas de SEO do Google Essenciais para Relações Públicas

Seguindo a tendência das últimas atualizações de algoritmo, o Google Panda 4.2 continua firme em seu compromisso com a qualidade para classificação de conteúdo. Quanto mais relevante e original, melhor seu posicionamento no ranking de buscas do Google.

Se você trabalha em uma assessoria de imprensa ou é um profissional de marketing ou comunicação fique ligado nas três dicas de otimização de conteúdo:

#1. CONTEÚDO SEM LIMITE

Não fique preso ao número de palavras. A maioria dos profissionais de Relações Públicas se acostumaram a sintetizar seu conteúdo, já que o envio de releases de até 400 palavras é adotado como produto padrão entre a maioria das empresas especializadas na distribuição de conteúdo para imprensa. Mas essa regra está prestes a virar uma exceção.

O número de palavras não deveria ser usado como medida para definir quais informações devem ou não entrar em seu texto. O conteúdo deve definir o número de palavras.

Com a atualização de algoritmo, o Google assume que textos menores tem menos informação, sendo assim menos útil para o usuário. E como resultado disso, esse tipo de conteúdo não será bem ranqueado.

De agora em diante não limite o seu conteúdo pelo número de palavras. Não importa se você está trabalhando em um press release, post de um blog ou um whitepaper. Use quantas palavras forem necessárias.

#2. SINÔNIMOS E A BOA ESCRITA

Como já penalizada em atualizações passadas, evite a repetição descontrolada de palavras-chave em seu conteúdo. Use sinônimos como seus aliados.

O Google entende que a repetição de palavras em um curto espaço torna a leitura do usuário cansativa e isso não é bom. Use as variações e evite repetir o mesmo termo em um curto espaço de texto. Lembre-se das aulas de gramática e promova a boa escrita.

O Google entende sinônimos e premia seu uso.  Um texto bem redigido é mais agradável para o usuário e tem como recompensa uma posição mais elevada no ranking.

#3. ELEMENTOS E LINGUAGEM VISUAL

Você usa imagens e vídeos em seu conteúdo? Deveria. Usar elementos visuais garante maior efetividade em SEO. Mais de 55% dos resultados de pesquisa do Google incluem vídeos e mais de 40% fotos.

Elementos visuais também devem ser otimizados. Se você for ilustrar seu conteúdo com imagens, não esqueça de colocar um nome amigável como “SEO-Imagem”, nada de “img-002”. Use duas ou três palavras-chave em suas imagens. Inclua legendas e/ou uma breve descrição.

A mesma regra se aplica aos títulos de vídeos no YouTube. Use os 100 caracteres para incluir um título que corresponda com os outros elementos do seu conteúdo.

Mais do que nunca os profissionais de Relações Públicas podem usar a suas habilidades de escrita para promover suas ações. Uma boa classificação no ranking de buscas é a consequência do trabalho bem feito. Concentre-se no seu público, se ele aprovar seu conteúdo, o Google também aprovará.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to 3 Dicas de SEO do Google Essenciais para Relações Públicas

  1. Muito bom esse post! Acima de tudo, é importante que a pessoa tenha uma boa escrita, quer a nível de ortografia, quer a nível de concordância. Só o conteúdo de qualidade consegue captar com sucesso a audiência.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s