5 Dicas – Por que Usar Analogias em Content Marketing


A nossa compreensão das analogias se desenvolve na primeira infância. Ela nos ajudou a construir o que já sabemos e oferecendo uma ponte para a novas ideias.

5 Dicas - Por que Usar Analogias em seu Conteúdo

Para os profissionais de marketing e storytellers, que podem se sentir presos em uma determinada peça de conteúdo, elas são uma ferramenta incrivelmente útil.

Recentemente, tive de desenvolver um tema que poderia ter resultado em um post muito cansativo. Então trabalhei em um dos meus temas favoritos – comida – para contar a história. Fazendo comparações entre a criação de conteúdo e o planejamento de um menu funcionou tão bem que inspirou dois a publicação de dois posts. Parece que há um bom número de colegas “foodies” em nosso público.

Se você se convenceu sobre o poder das analogias, aqui estão algumas das principais razões do por que você deve “polvilha-las” em seu mix de conteúdo.

Podemos dizer que usar analogias em seu conteúdo é como…

…Do dicionário: Analogias ajudam a explicar ideais rapidamente.

Ao criar conteúdo, muitas vezes queremos compartilhar uma nova ideia com o nosso público com interação limitada. Nesse caso, analogias são poderosas ferramentas de comunicação que nos ajudam a explicar rapidamente um novo conceito, mostrando como ela se parece com outra coisa que já conhecemos bem.

…Um cobertor quente: Analogias podem ser reconfortante.

Novas ideias, particularmente as que são muito diferentes ou complexas, podem desencadear sentimentos de ansiedade, medo ou inquietação. Empregar analogias além de transmitir conforto do familiar constrói uma ponte para o desconhecido.

whitepaper The Buyer 2.0 Content Strategy Checklist

…Lendo um livro: Analogias podem evocar imagens fortes.

Analogias são completamente de natureza visual. Quando falamos de um objeto ou ideia conhecida, o público muitas vezes imagina o que isso representa para ele. Este dispositivo é especialmente útil em situações em que estamos introduzindo um conceito abstrato que não tem a sua própria imagem relacionada.

Incluir uma imagem ou infográfico que mostre a analogia vai torná-la mais fácil de ser lembrada e compartilhada com os outros.

…Mix Tape: Analogias podem ajudá-lo a se expressar.

A metade conhecida da analogia é sua oportunidade de fazer uma conexão emocional com o público. Traga a personalidade da sua marca para a vida, fazendo referência a um item nostálgico, um cenário cômico ou um conceito amplamente conhecido dentro do seu mercado. Ou, você pode expandir sua conversa em torno de uma ideia comum que provoque fortes emoções.

…Tecnologia em Beta: Analogias não são perfeitas.

Mesmo a melhor das analogias não é perfeita, mas a ideia no centro da comparação deve ser altamente compreensível e relevante. Além disso, tenha cuidado para não colocar acidentalmente comparações negativas.

Verifique a força da analogia escrevendo uma lista de atributos, incluindo características positivas e negativas. Passe pela lista e compare os atributos listados para o objeto ou ideia.

Hoje, para se manterem dentro das demandas de público, as empresas devem criar novas estratégias de entrega de conteúdo para atrair e reter clientes. Faça o do whitepaper The Buyer 2.0 Content Strategy Checklist para descobrir mais dicas de como criar conteúdo mais atraente.

Texto traduzido do Blog Beyond PR, publicado por Jamie Heckler no dia 24 de julho de 2015. Jamie é Gerente Criativa Senior na PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s