Dicas para uma Estratégia de Distribuição de Conteúdo Perfeita


A distribuição para a mídia tem sido um ponto importante em uma estratégia de Relações Públicas bem planejada. E a forma como ela é feita é fundamental para o sucesso de uma campanha de RP, afinal de contas, isso é importante de alcançar seu público-alvo na mídia e ganhar cobertura.

Content-Share

Com tantas marcas que lutando por atenção, e o grande volume de conteúdo que existe na Web, aprimorar sua estratégia de distribuição é mais importante do que nunca.

Aqui estão cinco dicas para você ter me mente enquanto prepara sua estratégia de divulgação:

Conheça sua história: A história que você está contando será óbvia se você a divulgar como parte de uma campanha planejada para o lançamento de um produto, por exemplo.

Antes que você comece a divulgação para a mídia, verifique se você tem todos os seus materiais prontos para isso – seu press release está escrito, seus arquivos multimídia estão prontos, e você está preparado para responder a perguntas ou fornecer materiais adicionais caso seja necessário.

Se você oferecer uma exclusiva, programe sua apresentação para que ela seja antes da distribuição do seu press release ao público.

  • Dica profissional: Além das distribuições que estão dentro do contexto de grandes campanhas de Relações Públicas, você tem histórias “frescas” que podem ser distribuídas fora de suas campanhas planejadas? Você pode interagir com eventos recorrentes e fornecer novas ideias? Assim como você deve ter um calendário de conteúdo regular e um programa regular para distribuição de press releases, o relacionamento com a mídia pode – e deve – ser parte de sua estratégia e estar contemplada em sua agenda.

Prepare seu pessoal: Sendo responsável pelas Relações Públicas da sua marca, você está sempre preparado para falar em nome de suas notícias.

Se suas histórias têm outros responsáveis – outras pessoas na sua empresa, como os gerentes de produtos ou outros profissionais – garanta que eles sejam especialistas no assunto e estão prontos para responder a perguntas ou dar entrevistas.

É extremamente importante se certificar de que seus colegas fiquem envolvidos em seus esforços de distribuição e que eles tenham a disponibilidade que você está prometendo.

  • Dica profissional: Se suas distribuições estão ressaltando a experiência dos profissionais da sua empresa, tenha em mãos suas biografias, fotos, perfis no LinkedIn e materiais que apoiem sua distribuição. Fornecer informações de background ajudam a vender a experiência de seus colegas e mostram que eles são uma fonte confiável.

Redefining Newsworthiness: New Opportunities to Earn Media & Attention for Your Brand.

Encontre seu público: O ponto crucial ao fazer uma distribuição para a mídia é descobrir e focar em seu público. Certifique-se de fazer sua pesquisa sobre os meios de comunicação adequados e jornalistas que você quer atingir. Leia textos que esses mesmos jornalistas publicaram sobre o tema que você distribuir. Siga-os na mídia social. Se familiarize com o tipo de conteúdo que eles produzem e o conteúdo que você está distribuindo. Esteja absolutamente certo de que a sua história é uma boa opção para eles antes de enviá-la.

  • Dica profissional: Você faz o monitoramento da mídia? Se faz (e deve fazer!), monitorar termos relacionados à sua indústria, bem como a sua marca e os seus concorrentes, irá ajudá-lo a descobrir jornalistas e publicações que estão criando conteúdo sobre alguns temas – provavelmente, eles contribuirão à sua lista.

Aprimore sua lista: Determine o escopo do seu alcance com base no tipo de notícia que você está promovendo. Notícias corporativas abrangentes tem apelo mais amplo, então considere distribuir sua história para um público maior. Se o seu conteúdo for local ou regional, restrinja a sua lista para um grupo menor de jornalistas e meios de comunicação que cobrir essa área.

  • Dica profissional: Aqui “a chave” é pesquisar seu público. Conheça cada jornalista, sobre o que escrevem ou o que cobrem e onde aparecerão suas histórias. Contar a história para a pessoa certa favorece a escolha dela pelos veículos de comunicação e te ajudará a construir credibilidade com os principais membros da mídia e influenciadores.

Elabore seu discurso: Uma vez que você já tenha definido a sua história e sua lista de contatos, é hora de sentar e escrever. Antes de distribuir seu conteúdo para mídia, certifique-se de manter seu discurso “curto e doce”. Mande os detalhes mais importantes e informações de contato, e não envie anexos grandes via e-mail.

  • Dica profissional: Uma lista de divulgação bem afiada permite ajustar e personalizar seu discurso, isso não só irá ajudá-lo no recebimento e cobertura da mídia para atingir o objetivo de uma campanha, mas ajudará a construir relacionamentos com jornalistas e veículos.

Jornalistas, blogueiros e outros influenciadores podem fornecer um alcance incalculável e credibilidade para a sua empresa quando compartilha sua história com o público. Não tenha medo de procurar oportunidades menos tradicionais para lançar suas histórias. Para ter mais ideias, leia Redefining Newsworthiness: New Opportunities to Earn Media & Attention for Your Brand.

Texto traduzido do post escrito por Danielle Capriato no Blog Beyond PR, no dia 16 de julho de 2015.

Danielle é Gerente de Comunicação Estratégica da PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to Dicas para uma Estratégia de Distribuição de Conteúdo Perfeita

  1. Pingback: As Melhores Dicas para Relações Públicas | Blog PR Newswire Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s