4 Pesquisas sobre Jornalistas para Assessoria de Imprensa


Dados que todo assessor de imprensa deve conhecer sobre os jornalistas. Informações para manter seu relacionamento com a mídia de forma saudável e gerar valor.

4 Pesquisas sobre Jornalistas para Assessoria de Imprensa

Muitos títulos literários, voltados para o Marketing e para a Comunicação, destacam a importância de se conhecer seu público. Essa é uma forma de ser mais eficiente em seu setor, pensando no macro ambiente, e em suas atividades de rotina.

Um dos principais públicos das assessorias de imprensa são os jornalistas e seus veículos de comunicação. Isso não é nenhuma novidade se você já está a alguns anos no mercado. Por isso, entender esses profissionais é fundamental, principalmente após a popularização da internet e da constante evolução das ferramentas de comunicação que temos hoje.

Que a maioria dos jornalistas usam redes sociais, isso é certo. Mas, quais delas eles usam como fonte de informação para auxiliar na produção de conteúdo para uma matéria? O que esperar do futuro do jornalismo? Essas e outras questões foram perguntadas para os profissionais da imprensa.

Há quatro anos a PR Newswire, parceira de grandes assessorias de imprensa, periodicamente faz pesquisas com jornalistas. Os resultados são compartilhados e ficam disponíveis para consulta de assessores e profissionais de relações públicas. Abaixo os resultados das pesquisas feitas nos últimos anos:

1ª Pesquisa – Os Jornalistas e as Redes Sociais (2011)1ª Pesquisa – Os Jornalistas e as Redes Sociais (2011)

Primeira pesquisa da PR Newswire no país com questões sobre o cenário midiático brasileiro e as transformações e impactos no setor. As perguntas buscaram entender de que maneira as redes sociais influenciam o trabalho jornalístico.

 

 

 

2ª Pesquisa – Os Jornalistas e o Futuro da Profissão (2012)2ª Pesquisa – Os Jornalistas e o Futuro da Profissão (2012)

Segunda pesquisa da PR Newswire com o objetivo de entender o que pensam os jornalistas a respeito do futuro da profissão. Já que o jornalismo vive um momento de transição, com a popularização de veículos digitais e a adaptação dos meios tradicionais como jornais e revistas.

 

 

 

3ª Pesquisa – Os Jornalistas e as Fontes de Informação (2013)3ª Pesquisa – Os Jornalistas e as Fontes de Informação (2013)

A terceira pesquisa da PR Newswire mostra a importância do press release como fonte de informação para a imprensa após as últimas décadas.  Com a popularização das assessorias de imprensa os press releases se tornaram uma ferramenta cotidiana para os jornalistas.

 

 

 

4ª Pesquisa – Cenário da Comunicação Corporativa (2015)4ª Pesquisa – Cenário da Comunicação Corporativa (2015)

A quarta pesquisa da PR Newswire está coletando as respostas dos jornalistas para saber qual sua opinião sobre alguns temas ligados a comunicação e como ela afeta o seu trabalho. Além de identificar novas tendências no jornalismo, como a distribuição de conteúdo via wire.

 

 

 

Se você é jornalista, responda a pesquisa agora mesmo. Ela estará disponível para a coleta de dados até o dia 20/07. Após essa data os dados coletados serão analisados para publicação.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s