Como Escrever um Press Release que Vale Compartilhar


Profissionais de Relações Públicas passam horas escrevendo, editando e aprovando um press release, para depois, reescreverem, reeditarem e reaprovarem.

Como Escrever um Press Releases que Vale Compartilhar

Depois de trabalhar nos adjetivos perfeitos para inspirar confiança da marca e nos verbos ideias para incentivar a ação, temos o orgulho de olhar para o nosso trabalho orgulhosos, e aliviados por finalmente estar feito.

Infelizmente, se não fizermos um planejamento além desses verbos e adjetivos, poucas pessoas vão ler nosso press release tão elaborado.

Não me interpretem mal, quem o ler irá compra-lo. Profissionais de comunicação são geralmente bons escritores – essa é uma exigência de trabalho. As pessoas que leem nossos lançamentos irão realmente ser inspiradas por nossas palavras. Elas simplesmente não serão motivadas o suficiente para compartilhá-los.

Seu press release não pode alcançar todo seu potencial de engajamento a menos que você seja proativo em torna-lo compartilhável, e isso deve começar durante o processo da escrita.

Aqui estão três dicas para resolver esse problema e fazer o seu press release que vale compartilhar:

Escreva para o seu público

Isto pode parecer bastante simples, mas levando em consideração todas as partes internas interessadas geralmente envolvidas em um comunicado de imprensa, é fácil acabar escrevendo para o público errado.

Cuidado ao satisfazer as exigências e desejos de seus gerentes de produtos e executivos, você não deve escrever um conteúdo que satisfaça o público interno as custas daquele que deve ser seu foco.

A oportunidade de conhecer o nosso público é o maior presente que a mídia social nos deu.

Comece pesquisando quem é seu público e onde eles interagem, em seguida, continue com o monitoramento de mídia tradicional e social para manter o “dedo no pulso” do seu público.

Você quer ser relevante. Saber no que ele está interessado vai ajudar a colocar a sua história em conversas que já estão acontecendo.

Convença Influenciadores a Compartilharem seu Conteúdo

Escreva com as Mídias Sociais em mente

Ao elaborar um press release ou qualquer outro conteúdo que esperamos que seja compartilhado, precisamos ter em mente duas perguntas: Por que as pessoas vão compartilhá-lo e onde elas podem compartilhá-lo.

O call to action no seu press release pode ser para visitar o website do seu produto, mas o seu objetivo secundário deve fazer com que as pessoas compartilhem a sua mensagem.

Em nosso mundo cada vez mais digital, é provável que seu comunicado de imprensa seja compartilhado nas mídias sociais. Mas elas têm regras e limitações que você deve ficar atento. Um bom ponto é considerar o Twitter na hora de escrever.

Seu press release compartilhável deve ter uma ou duas sentenças destacadas que imploram para ser twitadas.

Você tem que fazer com que o compartilhamento seja fácil para os seus leitores, dando-lhes um texto que não só é fácil de compartilhar e se ajusta aos limites de caracteres em canais sociais, mas também deixa a sua mensagem. Observe a frase: “Seu press release compartilhável deve ter uma ou duas sentenças destacadas que imploram para ser twitadas”.

Eu espero que você perceba como seria fácil para twittar isso. Foi bastante intencional: Eu quero que você tweet com um link para este post!

Se você não ajudar o leitor e determinar o que deve compartilhar, ele vai fazer isso por conta própria, e isso pode não ser o que você queria.

Escreva histórias, não versões

Quando você lança um produto ou evento, várias versões sobre isso são escritas – versão do marketing, de vendas, para e-mail e assim por diante.

No entanto, você precisa resistir à tentação de usar qualquer dessas versões em seu press release. Nem veja isso sob a mesma ótica.

A escrita do seu press release deve estar mais alinhada com a de seu blog ou a de um artigo escrito para uma publicação do que a de materiais de referência ou seu manual de produtos.

Eu sei o que você está pensando: Muitas vezes é difícil pensar em histórias para aquilo que você está anunciando. Mas lembre-se que se você não puder pensar em uma história, então ninguém mais vai.

Se você quer atingir os jornalistas, eles não vão criar uma história para você. Se sua mensagem for direcionada a clientes, consumidores ou influenciadores do mercado, não vão ler sua notícia a menos que dê a eles um bom motivo.

Talvez, o press release sobre “parafusos” que você está escrevendo, não sejam ideais para se contar uma história, mas o fato de que eles podem salvar vidas, porque nunca enferrujarem ou quebrarem pode ser uma boa. Encontre a sua história e conte-a. As pessoas querem compartilhar histórias, não “versões”.

Para ter mais dicas sobre como escrever press releases compartilháveis, leia o meu whitepaper Tips for Creating a Press Release that Maximizes Social Sharing. E se você tem alguma coisa a acrescentar ou qualquer outra observação, deixe uma nota abaixo na seção de comentários. Gostaríamos muito de ouvir você.

Texto traduzido do Blog Beyond PR, publicado por Victoria Harres no dia 09 de julho de 2015. Victoria é VP de Comunicação Estratégica e Conteúdo na PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s