3 Dicas para Construir um Programa de Content Marketing


O lançamento de um programa de Content Marketing é essencial – não há como evita-lo.

3 Dicas para Construir um Programa de Content Marketing

Empresas iniciantes em Marketing de Conteúdo ou novatas no desenvolvimento de planos podem entender melhor suas necessidades fazendo perguntas como:

  • Devo criar novos conteúdos?
  • Quantos whitepapers serão necessários?
  • Existe um formato de conteúdo ideal?

Embora minhas respostas sejam “Talvez”, “Depende” e “Sim” elas são tão diretas quanto perguntar para a Magic 8 Ball para desenhar uma estratégia de conteúdo. Não há uma fórmula para conseguir essas essas respostas. Elas virão durante o planejamento e execução de seu programa de Content Marketing.

Para chegar lá, você precisa fazer ter suporte e olhar para duas coisas: o seu objetivo, que você quer alcançar e o público específico que você deseja atingir com o programa.

Uma vez que seu objetivo tenha sido articulado e seu público-alvo identificado, é hora de ir a fundo nas motivações dele. Quando você souber o que o público considera interessante e o que ele quer, você poderá considerar que os temas que eles vão procurar, ler e responder – e quando eles vão fazer isso.

Isso te ajudará a mapear caminhos diferentes para o processo de compra de seus clientes e escolher temas para o seu programa de Marketing de Conteúdo, oferecendo a melhor opção para eles.

Você também precisa pensar sobre como colocar um toque exclusivo em seus temas selecionados para que seu conteúdo se destaque no “barulhento” mercado digital.

COMO CONSEGUIR RESPOSTAS

Olhar para dentro da sua empresa é um ótimo ponto de partida. Avalie o conteúdo existente, especialistas internos no assunto, em seguida determine se eles se encaixam dentro do contexto de sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Isso vai levar você até a resposta para a primeira pergunta: “Devo criar novos conteúdos?”

Você pode achar que tem uma forma original para cobrir um tema, mas se você não tiver uma nova perspectiva para oferecer, é hora de fazer algo original. Por exemplo, entreviste especialistas do mercado ou faça pesquisas com os consumidores.

3 Dicas para Construir um Programa de Content Marketing

A resposta para “Quantos whitepapers serão necessários?” virá quando você estiver alinhado alinhando os seus temas com os diferentes estágios do processo de compra.

Crie urgência em torno de seus temas no início do processo, forneça opções nos estágios intermediários, e depois amarre tudo junto, relacionando os temas a soluções específicas da sua empresa.

Por exemplo, se o seu tema é Cloud Computing Security, você pode mapear o seu conteúdo assim:

 

Estágios Iniciais – Criar Urgência

Whitepaper: Com os hackers atrás de informações de crédito dos seus clientes, sua segurança de computação em nuvem é como deveria ser?

 

Médio Estágio – Apresente opções que resolvem o problema

Checklist: Avalie empresas de Cloud Computing Security

Calculadora: Calcule o ROI em segurança de computação em nuvem

 

Estágio final – Conteúdo associado a produtos

Infográfico animado: o que você ganha com a solução de nossa Cloud Computing Security.

Olhe para o que seu conteúdo precisa em cada fase e os diferentes canais onde o público pode se envolver com este conteúdo. Isso lhe dará uma noção de quanto você precisa produzir.

E aqui é onde você começa a resposta à sua pergunta final: “Existe um formato de conteúdo ideal?”

A resposta ainda é “Sim” – e é isso que torna tudo mais divertido. Seu público vai encontrar o seu conteúdo em múltiplos canais vindos de várias direções, e ele (além de original e brilhante) deve estar no formato mais adequado para cada canal em particular.

Isso pode ser um discurso em um evento do mercado. Um webinar que avalia as melhores práticas. Um press release anunciando os resultados de uma pesquisa. Um infográfico para compartilhar em canais sociais. Um vídeo demonstrando como sua solução resolve os problemas do seu público. Uma série de posts de especialista no assunto. Uma calculadora de ROI para o Marketing PPC. Um sumário executivo. Uma apresentação de vendas personalizada.

Sem fórmula, não há uma resposta certa. Mas, se a questão, depois de planejar o seu programa de Content Marketing sob essas três dimensões, é “Eu aumentei minhas chances de sucesso?”, a resposta será “Claro que assim”.

Promover o conteúdo é tão importante para o sucesso do seu como a criação de conteúdo atual. Faça download do nosso whitepaper Why Content Marketing’s Really a Question of Marketing Your Content para aprender a usar a distribuição e atingir seus objetivos.

Traduzido do post escrito por Eva Rohrmann no Blog Beyond PR, no dia 2 de julho de 2015.

Eva Rohrmann é Diretora de Produtos e Customer Lifecycle Marketing na PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s