Como Escrever um Press Release – 14 “Dicas das Antigas”


Com certeza a tecnologia mudou o dia a dia dos profissionais de Relações Públicas. Novos canais foram descobertos, a segmentação do público ficou mais clara e as notícias foram substituídas pelo diálogo.

Como Escrever um Press Release - 14 “Dicas das Antigas”

Muitas coisas mudaram na comunicação corporativa, mas outras permanecem iguais. Os segredos – ou melhor, regras – para um press release de sucesso continuam as mesmas. Independente se o trabalho é feito em uma antiga máquina de escrever ou em um tablet, a escrita analítica e os conselhos de sucesso seguem incontestáveis. Confira abaixo as 14 dicas atemporais de como escrever um press release:

>>>Baixe Grátis o Exemplo de Press Release da PR Newswire<<<

#1. Curiosidade. Quem? O que? Quando? Onde? Porque e Como? Profissionais de Relações Públicas devem ser curiosos. As perguntas são suas melhores ferramentas de trabalho. Eles querem ir sempre além, querer conhecer a fundo informações referentes a campanha em que estão trabalhando.

#2. Clareza. Não importa se o seu press release seja sobre o lançamento de um novo produto tecnológico ou a divulgação de um grande evento. “Se fazer entender” é um dever para o profissional de relações públicas e isso pode ser visto em sua escrita.

#3. Voz ativa. Sujeito + Verbo + Objeto. Em comunicados à imprensa, a voz ativa funciona melhor na transmissão de pensamentos, recomendações e ideias. “Ele fez o trabalho” sempre é melhor do que “O trabalho foi feito por ele”.

#4. Mensagem. Qual o seu objetivo? Sua mensagem deve construir uma relação com seu público para que ela seja absorvida. Deve ser desenvolvida com cuidado, para que seja eficiente, consistente e ajude a atingir seu objetivo.

#5. Conhecer cada palavra. Embora queiram dizer a mesma coisa, sinônimos podem ter conotação diferente. Algumas palavras podem ser mais negativas e outras mais positivas. “Atarefado, ocupado e sobrecarregado” querem dizer a mesma coisa, mas o peso de cada palavra conta.

#6. Seu nome. Não importa se você está trabalhando em um rascunho ou em um press release final. Tudo que você faz é de sua responsabilidade. Nunca entregue algo em que você não acredita. Adote um padrão de qualidade para tudo que você está produzindo e o apresente atingir esse padrão.

#7. Público e Stakeholders. Cada público tem suas peculiaridades e merece uma mensagem diferente. Molde sua comunicação de acordo com eles.

#8. Alinhamento. Entenda o objetivo da empresa, e desenvolva uma estratégia de comunicação que se alinhe com ele. Comunicar por comunicar não gera valor.

#9. Bullet points ou listas. Além de ser uma forma para ordenar informações, os bullet points ajudam o público a absorver sua mensagem. Pense em usa-los em seus press releases ou outras ferramentas de comunicação.

#10. Discurso. Cuidado com o que você está promovendo. Afirmações e negações para longo prazo podem ter uma vida útil curta. Pense bem antes de promover o seu discurso com essas informações. Se baseie no hoje para desenvolver o seu texto, caso contrário, estará assumindo um risco.

#11. Quebre seu texto. A escrita linear é chata e não conquista a atenção do público. Promova quebras em seu texto para que ele tenha mais atratividade para quem o estiver lendo.

#12. Antes de escrever. Com a prática você será capaz de visualizar seu texto antes de escreve-lo. Estruture mentalmente as informações que estarão contidas nele antes de colocar as palavras em ordem. Isso te ajudará a ganhar tempo e ser mais eficiente no seu trabalho.

#13. Janelas, não espelhos. Lembre-se para quem você está escrevendo. Nunca escreva para você mesmo. Pense nas informações que seu público quer receber. Mesmo que você goste da “escrita espelho”, ela não é eficiente. Olhe para fora.

#14. Esteja pronto para recomeçar. Se o seu press release não estiver tão bom quanto você acha que pode fazer, peça mais tempo para seu cliente ou supervisor. Um comunicado ruim será mais lembrado por eles do que o atraso no cronograma. Entregue o melhor press release que você possa fazer.

Qual outra dica você considera essencial na hora de escrever um press release? Deixe o seu comentário.

Por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s