A Fórmula para o Press Release de Sucesso


Pense na última vez que você pensou em comprar alguma coisa. Se você é como a maioria dos compradores, você pesquisou o produto ou serviço antes de entrar em contato com a empresa para obter mais informações. Você viu vários depoimentos úteis e confiáveis sobre o produto para sustentar sua decisão. Você provavelmente também procurou em múltiplos canais, como as mídias sociais, buscadores, sites de notícias informativos.

A Fórmula para um Press Release de Sucesso

Porque o consumidor de hoje está olhando para as informações sobre as empresas. Estão pesquisando. Relações Públicas e o time de Marketing precisam criar cadência na comunicação das suas marcas. E essa cadência inclui o Press Release.

Embora os comunicados à imprensa tenham sido tradicionalmente usados para anunciar alguma coisa (seja ele um novo produto, um evento, uma mudança de pessoal, ou os mais recentes resultados financeiros da empresa), David Nelson, Assessor de Distribuição Sênior da CNW Group, incentiva comunicadores de marcas a olhar além disso.

Os profissionais de Relações Públicas são muito ocupados”, escreveu David recentemente no blog Beyond Wire. “E com cargas pesadas de trabalho e recursos limitados, pode ser tentador cair no hábito e ficar apenas na primeira versão da notícia antes de passar para o próximo projeto”.

No entanto, como ele explica em One is the Loneliest Number: Three Times When More is More, muitas vezes quando se envia vários press releases em torno de um tópico, isso pode aumentar drasticamente os resultados.

Aqui estão três motivos do por que você deve incluir vários comunicados de imprensa em suas campanhas de Relações Públicas.

Reforçar e Ampliar

Embora os press releases tenham uma vida útil muito mais longa do que anos atrás, seu pico de engajamento acontece nas primeiras horas após a distribuição.

Distribuindo vários press releases em torno de um mesmo tema permite reforçar continuamente e ampliar sua mensagem entre o público-alvo. Mesmo que a sua mensagem não ressoe com os leitores na primeira vez, um segundo press release, apresentando um ângulo diferente, pode conquistar a sua atenção, por lembrar de ter visto algo sobre isso antes.

A Fórmula para um Press Release de Sucesso

Mergulhe nos Detalhes

Os press releases devem ser estruturados para que os leitores possam obter as informações que precisam rapidamente. Para as marcas que precisam promover uma nova linha de produtos ou projeto parecido com muitas partes, pode ser difícil escrever um comunicado de imprensa que equilibra as informações e a leitura.

Quando você não quer escrever, um press release de difícil controle, há momentos em que você precisa fazer um mergulhar profundamente em um tópico multifacetado.

Uma série de curtos comunicados de imprensa ligados a um assunto ou tema em particular, lhe permite focar nos detalhes sem perder a atenção dos leitores.

Apelo para Diferentes Preferencias da Audiência

No Blog Beyond PR, frequentemente escrevemos sobre a importância de entender as necessidades do seu público e refleti-las no conteúdo que você cria. O grande desafio é que indivíduos diferentes preferem coisas diferentes do seu conteúdo. No post do Blog Beyond the Wire, David compartilha como o Ontario Science Centre promoveu um evento com releases pré-evento e pós-evento. Não é muito comum ver vários comunicados de imprensa que promovem um evento, mas há lições nesse caso que podem ser aplicadas em outras campanhas de Relações Públicas e Marketing.

Mesmo os press releases do centro de ciência estarem focados em um único evento, cada nova versão tinha a sua própria finalidade. Os alertas deram aos jornalistas as informações que eles precisavam para cobrir o evento, promoções foram direcionadas a possíveis participantes, e o press release pós-evento foi enriquecido com elementos multimídia do evento, fornecendo conteúdo para os que não puderam comparecer.

Se o público que você está almejando pode ser dividido em grupos menores com necessidades diferentes, considere diferentes press releases que abordam diferentes preferências da audiência sobre o formato e ângulo da história.

A estratégia de press release centra-se no efeito cumulativo das suas comunicações ao longo do tempo pode ter um grande impacto sobre os objetivos de negócio da sua empresa.

Para mais exemplos de campanhas multilançamento, veja o post original de David no blog CNW Group Beyond the Wire.

Texto traduzido do post escrito por Amanda Hicken no Blog Beyond PR, no dia 26 de junho de 2015.

Amanda é Gerente de Estratégia de Conteúdo na PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s