3 Dicas para Dominar o Marketing de Conteúdo


O maior desafio hoje para os profissionais de marketing é que há mais conteúdo competindo pela atenção do público do que nunca. Se o seu vídeo – que você passou semanas desenvolvendo o storyboard e a produção – não for atraente o suficiente, pode ser ofuscado pela foto de gatinhos que seu amigo só twittou.

3 Dicas para Dominar o Marketing de Conteúdo

Seu Marketing de Conteúdo não pode ser apenas adequado. Deve ser notável.

Durante a recente Content Marketing Institute Master Class, Robert Rose – Diretor de Estratégia na CMI – compartilhou muitas dicas “do que fazer” para dominar o marketing de conteúdo. Aqui estão três delas:

Não tente ser o melhor para muitos.

Seu conteúdo deve responder uma pergunta: “O há nele para mim?”. Seu público é capaz de escolher entre inúmeras opções de conteúdo. É o seu trabalho entregar uma experiência que fala especificamente com ele.

Defina quem são seus públicos e categorize-os em diferentes personas. Concentre-se em algumas dessas personas para criar conteúdo que fala a cada uma delas. Conteúdo que responde especificamente às necessidades e interesses de seu cliente-alvo será mais poderoso do que tentar escrever um conteúdo genérico para um público muito amplo e indefinido.

Às vezes, isso significa reduzir a quantidade de conteúdo que você cria e focar na qualidade. Não defina métricas arbitrárias para a quantidade de conteúdo que você precisa para produzir. Desenvolva uma história em primeiro lugar, e sua forma se encaixará.

3 Dicas para Dominar o Marketing de Conteúdo

Trate o conteúdo como uma experiência.

Quase todo produto de uma empresa é fácil de ser copiado, comercializá-lo apenas descrevendo seu preço não é mais suficiente.

Em vez disso, marketing deve criar valor. Os clientes de hoje não são leais ao seu produto ou serviço, mas sim a experiência que você constrói em torno dele.

Crie uma experiência para o cliente que faça com que eles precisem interagir com você.

Pegue o The LEGO Movie como um exemplo, apontado por Rose e muitos outros profissionais como um case de marketing de conteúdo no seu melhor estado. O filme conta uma história sobre o poder da imaginação – e é uma muito legal para isso. Ele também apresenta produtos LEGO.

Depois que o filme saiu, as vendas subiram.  Porque inspirou os consumidores a comprar uma experiência. Você deve se esforçar para ser tão inspirador.

Inspire antecipação em todo o processo de compra.

Conteúdo altamente emocional e focado na experiência não só vai atrair seu público, ele também poderá torná-los ansiosos para mais. Tem o objetivo de mudar uma crença ou criar uma conexão emocional que é fiel à sua marca. Vídeos sinceros ou hilariantes – até mesmo a indignação perante uma injustiça – são excelentes motivadores. Faça o seu público acreditar em sua marca e em sua história, conectando-os em um outro nível.

Conteúdo forte precisa ser tecido ao longo de todo o processo de compra, sempre construindo a antecipação para o que vem a seguir. Ele também serve como uma ferramenta de capacitação de vendas – ajudando sua equipe de vendas a conseguir clientes entusiasmados para falar com ela.

Tornar o seu marketing de conteúdo não acontece durante a noite. Exige muito planejamento e pesquisa.

Para entregar conteúdo que irá atrair e reter clientes hoje, as marcas precisam reexaminar a sua forma de criação de conteúdo. Saiba como melhorar a sua estratégia de marketing de conteúdo em cinco etapas baixando nosso whitepaper: The Buyer 2.0 Content Strategy Checklist.

Este texto foi traduzido do post escrito por Annemaria Nicholson no Blog Beyond PR, no dia 09 de junho de 2015.

Annemaria Nicholson é um Gerente de Soluções de Marketing da PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

One Response to 3 Dicas para Dominar o Marketing de Conteúdo

  1. Tiago says:

    Foram 3 dicas muito valiosas. O que mais retive foi a necessidade de escrever para quem lê e antecipar as suas vontades, medos e necessidades. O truque está em juntar informação credível e factual com conteúdo que chegue diretamente à mente das pessoas. Parabéns!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s