Como Otimizar seu Press Release para Mídia Social e SEO


Os motores de busca atualizam continuamente seus algoritmos, usados para indexar, categorizar e classificar o conteúdo on-line. O cenário de SEO é muito diferente hoje do que era há alguns anos atrás. A cada dia clientes pedem nossos conselhos sobre como gerar visibilidade on-line para seus press releases. Então, aqui vai:

Como Otimizar seu Press Release para Mídia Social e SEO

Escreva para as pessoas, não para os buscadores.

Os dias em que estruturar conteúdo para motores de busca se foram. Você não precisa repetir a mesma palavra-chave mais e mais no texto, para alcançar a densidade perfeita de keywords.

“Links de correspondência exata” – links com texto âncora que usam frases-chave precisas – são uma prática fora de moda que especialistas em search engine são contrários. As listas de links na parte inferior da página e blocos de texto recheados com palavras-chave não são apenas ultrapassados, agora eles podem apresentar riscos para aqueles que ainda empregam essas táticas, já que os motores de busca estão começando a penalizar o conteúdo que consideram “excessivamente otimizado”, e muitas dessas táticas são como um sinal.

Como as melhores práticas estão constantemente mudando, e as Relações Públicas sempre evoluindo, um princípio permanece constante: o conteúdo de alta qualidade escrito para um público específico é bom para SEO e irá aumentar o engajamento do público. Use essas sete etapas (fáceis de seguir) para melhorar a otimização do seu Press Release e aumentar a visibilidade da sua mensagem.

1º > Concentrar suas mensagens em um público específico

Muitos redatores comentem o erro de tentar amontoar diversos temas em uma mesma mensagem, com a intenção de falar para vários públicos.

Aí está o problema em criar uma mensagem sem foco. As pessoas buscam informações específicas, e o Google e outros buscadores te recompensam por fornecer isso. Conteúdo sem foco é provavelmente cairá no esquecimento dentro das redes sociais, não será compartilhado. Além disso, os algoritmos dos buscadores, são projetados para analisar o conteúdo on-page e categorizar as informações. Se o foco é diluído, os motores de busca concluem que o conteúdo é sobre “nada”.

Use estas cinco perguntas para testar e se concentrar no seu Press Release:

  • Quem é o público?
  • A mensagem é sobre o que?
  • Por que meu público se importaria?
  • Em qual canal ele será mais efetivo?
  • Qual o melhor momento para distribuí-lo?

2º > Usar a linguagem do seu público

As regras para o uso de palavras-chave realmente mudaram, se você produziu uma parte bem orientada do conteúdo, você provavelmente vai estar em bem posicionado quando referente a palavras-chave. Mas lembre-se, você não precisa repetir o mesmo termo várias vezes. Os buscadores compreender sinônimos – vá em frente e empregue-os com confiança. Use uma variedade de palavras para dar ao seu conteúdo mais naturalidade, e torná-lo mais próximo dos leitores.

3º > Incluir um link direto para a página mais importante

Fornecer uma URL para os leitores clicarem e obterem mais informações, é um ponto importante para que os interessados possam saber mais sobre o que o seu press release está promovendo. Para aderir as atuais melhores práticas de SEO, evite o uso de correspondência exata e otimização de texto âncora em links. Ao invés disso, inclua a URL da página mais relevante do seu web site para os leitores interessados clicarem.

4º > Incorporar elementos multimídia

Imagens tornam o conteúdo mais atraente e aumentam o envolvimento do leitor. Pesquisas comprovam que o uso de imagens pode aumentar a visibilidade da sua mensagem. Comunicados que incluem vários recursos de mídia como: incluir logotipos, fotos, infográficos e vídeos aumenta a sua visibilidade em 552%.

5º > Compartilhar conteúdo social

Os motores de busca estão atentos a interação social no conteúdo. Eles assumem que o conteúdo que gera uma série de interação nas redes sociais é valioso e oportuno, e irá impulsiona-lo em suas páginas de resultados. Em contrapartida, o conteúdo ignorado pelo público nas redes sociais, provável também tratamento proporcional pelos buscadores. Construir uma presença forte da sua marca no Twitter, Facebook e outros sites sociais contribuirá poderosamente para a visibilidade das mensagens da sua organização.

6º > Seja interessante e útil

Qualquer discussão sobre como gerar visibilidade on-line para um conteúdo seria incompleta sem a menção do simples fato de que, o conteúdo deve ser interessante e útil para o público.

Escreva com o público em mente – responda suas perguntas, use a linguagem que eles usam e forneça dicas e outras informações úteis – é a melhor maneira de gerar tração para as mensagens de sua marca. Você pode criar um título incrível, usando uma frase-chave popular e artisticamente vinculada o seu conteúdo. Mas se ele for “chato” e de pouca utilidade para os leitores, ele afundará no esquecimento do ranking de buscas.

7º > Escreva naturalmente

O uso de jargão em excesso e fala corporativa densa, diminuem (e desconectam) os leitores. Isso distancia o público da sua marca por ser menos relacionável. Os jornalistas, que recebem seu Press Release por e-mail, imaginam: “Não tem nada de novo aqui…” e pressionam delete. Os leitores obtidos, caem fora.

Além disso, os motores de busca são ótimos em detectar linguagem natural. Eles recompensam isso. Conteúdo muito “robotizado” pode ser penalizado. Nós já dissemos isso antes, mas vamos dizer outra vez: escreva para as pessoas, não para os buscadores.

Se você quer enviar seu Press Release para uma lista de e-mails da mídia, publicá-lo em seu website ou planeja distribuí-lo amplamente com a PR Newswire, manter essas dicas em mente te ajudará a conseguir mais visibilidade para sua mensagem.

Texto traduzido do site PRN US.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s