Press Release: 5 Dicas de Como Aproveitar o Poder da Citação


Citações podem ser uma ferramenta poderosa para redatores de press releases.

Press Release: 5 Dicas de Como Aproveitar o Poder da Citação

Ao citar grandes líderes de pensamento em um comunicado de imprensa, sua marca pode dar aos meios de comunicação e a seus clientes um olhar sobre a personalidade da organização, evocar fortes imagens e emoções, e inspirar a ação. Mas, também é fácil de abusar de citações.

Nunca comece um comunicado de imprensa com uma citação, a menos que seja da rainha da Inglaterra cantando 50 Cent”, disse Lorie Briggs, do escritório de Comunicações e Marketing da Universidade da Flórida, durante um recente webinar para o Instituto Poynter.

Com desculpas à rainha, mesmo a citação mais memorável não chegará ao coração de uma história, da mesma forma que pode ser levada quando bem trabalhada.

Citações são melhor quando nos parágrafos finais de um release. De acordo com Briggs, elas não devem ser vistas só depois do segundo parágrafo.

Redefining Newsworthiness: New Opportunities to Earn Media & Attention for Your Brand

Ao invés de agir como uma informação complementar ou para preenchimento de espaços, as citações que você usa em comunicados devem ser ponderadas e contribuir ainda mais para a história. Elas precisam refletir a experiência da sua organização e motivarem uma conversa.

As cinco dicas do Briggs irão te ajudar a escrever citações mais eficazes.

1. Utilize aspas com um propósito. Citações devem ser úteis para a mídia, fornecendo uma anedota ou perspectiva única. As citações que você usar devem estar alinhado a com os objetivos de sua empresa e antes de tudo precisam dizer algo interessante para os leitores.

2. Soar natural. Citações não devem soar forçadas, insinceras ou sem sentido. Assim como com o seu conteúdo como um todo, devem ser de fluentes e evitar jargões que podem se perder em traduções. Citações tem que ser claras e de fácil leitura, com o objetivo de atrair e informar uma ampla gama de leitores.

3. Use uma linguagem firme para obter respostas. Aspas usadas em um comunicado de imprensa devem agir como uma voz alta – um ponto de enérgico e memorável. Por exemplo, “John Doe vai liderar a mudança revolucionária em nossa organização”. É mais eficaz do que “Estamos muito satisfeitos de ter John Doe se juntar à nossa empresa”. É como se suas citações, fizessem os leitores que as leem, tomarem nota através de seu conteúdo.

4. Atribuição apropriada. Atribuir declaração é essencial nas aspas. Cada citação deve ser atribuída a uma pessoa, e não para uma organização. Além disso, evite a criatividade na marcação de fala. Um simples “disse” ou “diz que” é o mais apropriado.

5. Sempre tenha permissão. Em Relações Públicas, existe liberdade para ajudar executivos ou líderes citados na elaboração de uma declaração poderosa. Se você quer adicionar um pouco mais de estilo a sua mensagem ou simplesmente usar uma citação como esta, é essencial ter a aprovação dele(s) antes da publicação do comunicado.

Ao decidir qual citação usar, redatores de releases devem se certificar a declaração captura a essência da mensagem, assim como jornalistas extraem as declarações mais importantes de uma entrevista para suas notícias.

Uso adjetivo forte, contexto útil e um pouco de personalidade pode ter um impacto enorme. Eles podem fazer a diferença entre um comunicado de imprensa de baixa performance e o que fornece informações significativas para os seus leitores, resultando em um maior engajamento e mídia espontânea.

Texto traduzido do post escrito por Amanda Hicken no Blog Beyond PR, no dia 02 de junho de 2015.

Anna Jasinski é Gerente de Relacionamento com Audiências na PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Anúncios

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s