O Melhor Horário para Enviar um Press Release


O Melhor Horário para Enviar um Press Release

Eu sou uma profissional RP por mais anos do que eu gostaria de lembrar. Vamos apenas dizer desde algum lugar entre a Revolução Industrial e a Evolução da Internet e por ai vai. Eu já vi muitas mudanças em nosso ofício durante esse tempo, mas a única constante parece ser o envio de press release às 8:00 AM.

Sendo esta uma das estações mais movimentadas sobre balanços financeiros do ano, parece pertinente discutir sobre este tema.

Para as empresas públicas, 08:00 AM faz sentido – notícias que influenciam as ações dos investidores é melhor quando enviada antes da abertura do mercado, ou depois que ele é fechado. Mas, por que as empresas privadas fazem a mesma coisa?

Tradição. Inércia. Zona De Conforto. Seja lá o que for que mantém você nessa rotina, talvez seja hora de mudar. Eis o porquê:

Volta ao dia.

Houve um tempo em que você precisava enviar o seu comunicado de imprensa por telex ou fax para redações no início da manhã. Secretários ou a equipe de ajudantes pegavam uma pilha de papéis que despejadas pelas máquinas durante a manhã, selecionavam, e em seguida colocavam nas mesas dos repórteres, analistas e editores responsáveis que então, filtravam o conteúdo, esperando algo para chamasse sua atenção.

O senso comum dizia que tudo que chegasse depois que o jornalista colocasse seu café da manhã na mesa seria ignorado até o dia seguinte.

Também diziam que enviar um release entre as oito em ponto e as oito e meia também aumentariam as chances de ele ser visto. Como eu disse, estou nisso há muito tempo…

A Internet mudou tudo isso.

O que temos agora é um congestionamento de notícias em horários de pico que podem resultar em seu comunicado passar despercebido. Com o foco em resultados de busca e engajamento, o foco é que o release seja notado além dos jornais. Blogueiros, freelancers e trade jornalistas consomem notícias diretamente agora, assim estão mais amarrados ao calendário editorial e dia do envio, do que a hora do envio.

Então, o que fazer?

Claro, se sua empresa ou cliente está cotada na bolsa, qualquer notícia financeira tradicionalmente é enviada antes do horário de abertura ou depois do horário de fechamento do mercado. Isso não limita empresas privadas, mas a maioria delas envia seus comunicados de imprensa ao mesmo tempo. Uma cliente me disse recentemente que ela sempre emitia na mesma hora porque creditava mais jornalistas estariam acompanhando e as chances de ser vista seriam maiores. Então, ela tentou enviar o release às 08h17 e ela atingiu jornalistas que ela nunca tinha atingido antes.

O Melhor Horário para Enviar um Press Release

Você pode se beneficiar com emissões entre as oito em ponto e as oito e meia se o seu principal target está for agências de notícia (wire) e jornais, e se você for uma grande marca. Caso contrário, se você representa uma empresa pequena, uma nova marca ou seu objetivo é alcançar os trade jornalistas, revistas de negócios, blogueiros ou ter visibilidade online onde palavras chave são mais importantes, você pode escolher horários não tradicionais para enviar seu comunicado de imprensa – 8:11 AM, 7:24 AM e assim por diante. São alguns minutos que podem fazer toda diferença.

Isso funciona em todos os lugares?

Isso funciona no mundo todo. Que eu saiba, nenhum país exige que a sua mensagem seja enviada precisamente em uma hora específica, minuto e segundo. Você determina um intervalo de horas, que permita um pouco de flexibilidade.

Enviar um release para o exterior de manhãzinha ou tarde da noite, na hora local, não gerará o tipo de engajamento que a maioria dos comunicadores precisam.

Você quer que as suas notícias cheguem aos computadores e dispositivos mobile na hora em que os jornalistas estão trabalhando. Nossa cultura é única onde trabalhamos 24h por dia. A maioria dos jornalistas começam a trabalhar as 9 horas da manhã, e levam alguns minutos para beber seu café, iniciar seu computador e se acomodar. O melhor horário para um press release ser enviado é após às 09h15 e antes das 09h30, se você está querendo sucesso logo cedo.

Dica: Não envie um release para distribuição após às 16h00 (hora local) – os jornalistas estarão escrevendo freneticamente na esperança de acabar logo o trabalho.

Texto foi traduzido do post escrito por Colleen Pizarev no Blog Beyond PR, no dia 23 de abril de 2015.

Colleen Pizarev é vice-presidente de Communications Strategies in International Services da PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to O Melhor Horário para Enviar um Press Release

  1. Acho este artigo útil para a realidade americana, e em certas editorias mais “quentes” (diárias) Em Cadernos como Turismo, Auto, Cultura, colunas sociais etc os jornalistas no Brasil só chegam perto da hora do almoço, porque ficam até tarde nas redações. Me foi dito por repórter de um grande jornal paulistano: mandar emails com títulos pequenos, especialmente criativos/chamativos, max 2 fotos de baixa resolução para ilustrar, e a info no corpo da mensagem (não anexada) têm mais chance de ser lidos e renderem um retorno no meio do enorme volume que recebem diariamente.

    Gostar

  2. Pingback: 4 Dicas para Escrever um Press Release para o Grande Público | Blog PR Newswire

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s