10 Erros Terríveis que Novos Blogueiros Cometem


10 Erros Terriveis de Blogueiros Quando você começar a blogar, não é difícil se envolver com as novidades.  É quando os erros são mais prováveis de acontecer. Aqui estão 10 itens que devem ser evitados por todo novo blogueiro.

1) Seus posts são muito difíceis de entender.

Mesmo os temas mais sofisticados podem ser quebrados e simplificados. Seu objetivo como blogueiro é trabalhar a favor da leitura. Cada frase deve fluir naturalmente, sem confusão ou interrupção. Blogar não é uma oportunidade de mostrar suas habilidades de alto vocabulário – guarde isso para jogar palavras cruzadas! Se for inevitável o uso de termos menos conhecidos, tente usar imagens. Nós somos criaturas visuais. Às vezes temos que ver fotos, mapas e gráficos para entender alguns conceitos. Se você não é muito um especialista gráfico, confira as 14 Ferramentas Incríveis de Design para Blogs. A minha favorita é a Canva.

2) Você não investe tempo suficiente para edição.

Não ter o tempo para editar é mais óbvio, mas esquecer disso é um erro que um blogueiro comete. Erros gramaticais e ortográficos muitas vezes contribuem para a falta de fluidez de textos e posts do blog. Não deixe que a preguiça acabe com seu conteúdo. Faça verificação ortográfica e releia o seu post várias vezes. Ajuda se você tiver alguém para lê-lo antes de você pressionar o “botão publicar”. Como para um escritor, gramática e edição pobre diminuem a sua credibilidade.

3) Seus posts são difíceis de serem lidos visualmente.

Às vezes, você pode escrever um conteúdo incrível, mas sua escolha de design precário perde leitores. Aqui tem um checklist simples para você. Verifique se o seu blog tem:

  • Fontes fáceis de ler.
  • Fontes não muito pequenas ou muito grandes.
  • Espaço entre os parágrafos.
  • Texto alinhado à esquerda (nem centralizado, nem justificado).
  • Bullets e listas numéricas.
  • Fontes coloridas adequadamente (padrão: texto preto e fundo branco).

4) Suas imagens precisam de ajuda.

Tente usar sempre imagens de alta resolução. Elas não só são mais agradáveis para os olhos, como também oferecem um senso de profissionalismo. Quanto mais credibilidade seu blog tiver, mais os leitores vão confiar em lê-lo. O mais importante para imagens: certifique-se que você está redimensionando corretamente suas imagens. Não as distorça. Precisa de arquivos multimídia para o seu blog? Aprenda como usar o PR Newswire for Journalists, galeria multimídia para encontrar e baixar milhares de fotos e vídeos.

5) Seu blog tem um player de música automático.

Nada é pior do que tropeçar em um site, e ao final do carregamento da página, começa uma música irritante. O que já foi popular durante a “Era Myspace” foi extinto. Além disso, os players de música pode fazer a sua página ficar lenta, afastar os leitores de continuar em seu site. Livre-se dos auto-plays, e se for necessário insira links embed de sites como o SoundCloud ou YouTube, que permitem que aos leitores reproduzir a mídia quando quiser.

6) Seu blog é muito egocêntrico.

Sim, seu blog deve mostrar a sua personalidade e compartilhar suas experiências – mas somente se ele vai beneficiar o leitor. Seu blog não é um reality show. A dura realidade é que, a menos que você seja uma celebridade, incrivelmente divertido ou alguém disposto a divulgar toda a sua vida sem inibição, ninguém vai se preocupar com a sua vida pessoal, a não ser seus amigos mais próximos. Use suas experiências apenas para melhorar a sua mensagem. A maioria dos seus leitores não quer saber nada sobre você, a menos que os beneficie de alguma forma. Lembre-se: Seu blog deve ser sobre o seu leitor! Tente reconhecer outros blogueiros também. Aproveite o tempo livre para atender seus leitores aqui e ali com brindes, pesquisas e entrevistas, agradecimentos, comentando de volta, etc.

7) Há muita quantidade, e não qualidade suficiente.

Não sature seus leitores com posts inúteis, especialmente para fins de SEO. Claro que você segue uma programação, mas a pior coisa que você pode fazer com um leitor é desperdiçar o seu tempo com “groselha”. Simples assim.

8) Você não presta atenção no seu público leitor.

Saiba para quem você está escrevendo e o entenda, ele pode até mudar. Sempre preste atenção em quem está lendo o seu blog, quem está comentando, etc. Por exemplo, você começou o seu blog com foco no público em geral, mas pode perceber que os leitores estão sendo atraídos para temas específicos. Talvez você prefira se concentrar nesses temas.

9) Seus títulos são chatos.

Títulos são a primeira coisa que os leitores veem em todas as plataformas de mídia social. Faça valer a pena! São as primeiras impressões sobre o seu conteúdo. Desenhe seus leitores em travando seu interesse. Use títulos criativos, mas, ao mesmo tempo deixar claro que você está oferecendo. Conquiste seu público pelo interesse deles. Use títulos criativos, mas ao mesmo tempo deixe claro o que você tem a oferecer.

10) Não espere visitantes.

Seus primeiros posts foram um sucesso – ótimo! E agora? Um erro comum entre novos blogueiros é ficar esperando que seus leitores virem visitantes regulares. A segunda parte de blogar implica em promover o seu blog. Os leitores em toda internet e nas mídias sociais são preguiçosos. Eles odeiam ter esforço para visitar sites – eles têm que tropeçar com eles em algum lugar que frequentam. Publique seus posts de blog em diferentes plataformas de mídia social – Twitter, Facebook, Pinterest, etc.

Sem “encontrabilidade”, a maioria das pessoas não vai saber que você escreveu um novo post. Espalhe seus posts sempre que puder, mas ao mesmo tempo não seja irritante. É ótimo promover seu blog dentro de redes orientadas, como grupos em redes sociais, fóruns, eventos de blogs, etc.

Saiba mais sobre estratégias e ferramentas para promover o seu blog na 2ª parte do nosso Webinar #BlogTips.

10 Erros Terriveis de Blogueiros

Confira no dia 07 de Maio às 12h00 (horário de Brasilia), onde vamos falar sobre:

  • Como aproveitar melhor o seu tempo nas mídias sociais.
  • Dicas para posicionar o conteúdo do seu blog e promover o seu conhecimento.
  • E-mail marketing e outros canais de distribuição para aumentar a audiência de seu blog.

Para participar Registre-se aqui!
Tweet ao vivo conosco nesse dia usando a hashtag #blogtips.

Texto foi traduzido do post escrito por Melissa Ibarra no Blog Beyond Bylines, no dia 16 de abril de 2015.

Melissa Ibarra é Especialista de Serviços para Comunidades Online (ProfNet) na PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s