Top 10: Dicas para Formatar seu Press Release


Press ReleaseVocê escreveu um press release que simplesmente não funcionou tão bem quanto você esperava? Você tinha um ótimo conteúdo, links excelentes, e um trecho com um grande ângulo, mas só recebeu poucos click-throughs para o seu site? Então, provavelmente não foi o seu conteúdo que resultou em um fraco desempenho, mas sua formatação.

Eu recebo muitos pedidos de profissionais de Relações Públicas sobre um check-list ou uma planilha com as melhores práticas para a formatação de comunicados de imprensa. Essa é uma tarefa difícil, porque há muitas diferenças entre as publicações da indústria – produtos, anúncios corporativos, e campanhas de marketing de conteúdo todas requerem diferentes acabamentos. No entanto, existem algumas dicas gerais que ajudarão o seu press release a conquistar mais visibilidade on-line:

1. Escreva um título twitável. Mantenha-o sob 140 caracteres, com as informações mais importantes nos primeiros 65 caracteres. Você pode incluir mais informações no subtítulo, que também será totalmente indexado pelo Google e outros motores de busca.

2. Evite o uso de jargões, e deixe a descrição da empresa para o boilerplate. Inicie bem com o principal objetivo do release. É importante para conectar os leitores rapidamente, e jargões não fazem um link convincente.

3. Inclua um call-to-action no primeiro ou no segundo parágrafo. Estudos apontam que o melhor lugar para o engajamento de um call-to-action está abaixo do primeiro parágrafo em uma linha independente. Além disso, inclui-lo tão perto do topo do seu conteúdo vai proporciona-lo melhor visibilidade.

4. O call-to-action precisa ser um elo natural, não descontextualizado. Isso ajudará a manter o link intacto quando seu lançamento é distribuído e publicado on-line.

5. Inclua links, mas não muitos. É importante limitar a não mais de três (3) links em um comunicado de imprensa de um único cliente. Se for um comunicado conjunto com outra empresa, quatro (4) links são suficientes. Mais que isso, prejudicará a sua visibilidade.

6. Use cada link exclusivo apenas uma vez. Você pode conectar-se a várias páginas, mas o uso repetido de um link para o mesmo site prejudicará o seu SEO. O texto âncora não vai enganar os buscadores, você ainda será sinalizado.

7. Use listas com marcadores (bullet points) para ajudar os leitores a encontrarem facilmente e visualizarem o seu conteúdo. Estas listas também ajudam a chamar a atenção para as informações mais importantes.

8. Não abuse das palavras-chave. Tenha um cuidado especial quando o nome da empresa é integrado em um nome de produto. Isso vai ser pego pelos buscadores, e seu conteúdo pode ser marcado como de baixa qualidade.

9. Use negrito com moderação em seu comunicado para destacar frases-chave, e para chamar a atenção ao longo do seu conteúdo.

10. Incorpore citações. Uma boa citação pode aumentar a vida útil da sua mensagem. Você pode destacar o nome e o título de qualquer executivo para chamar a atenção para a presença de comentários.

Escrever um press release pode parecer complicado, e existem peculiaridades, dependendo da sua indústria, que mudam as melhores práticas. Esta lista é um bom começo para a criação de um bom conteúdo otimizado. Há mais coisas que você pode fazer para aumentar a sua visibilidade online, dependendo do seu setor de atividade, bem como a natureza da sua divulgação. A PR Newswire pode ajudá-lo com qualquer dúvida que você possa ter. Nos conte como podemos ajudar.

Texto foi traduzido do post escrito por Colleen Pizarev no Blog Beyond PR, no dia 02 de abril de 2015.

Colleen Pizarev é vice-presidente de Communications Strategies in International Services da PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Victor Melo, Analista de Comunicação Corporativa LatAm
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

2 Responses to Top 10: Dicas para Formatar seu Press Release

  1. Pingback: 4 Dicas para Escrever um Press Release para o Grande Público | Blog PR Newswire

  2. Pingback: Top Content 2015 – Jornalismo, Relações Públicas e Marketing | Blog PR Newswire Brasil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s