Dicas para você usar press releases e as mídias sociais durante gerenciamento de crise


crisis-communications

Uma crise pode gerar situações de alta intensidade, mas se você estiver bem preparado você terá os melhores métodos de comunicação necessários para responder de forma eficaz. O press release e as mídias sociais estão entre os métodos mais usados, ​​pois são maneiras mais rápidas para atingir um grande público com uma mensagem urgente. Em uma situação de crise, as duas táticas trabalham lado a lado; o press release é uma fonte confiável e verificável de informação e as mídias sociais permitem que a empresa responda com mais clareza. Saber como utilizar corretamente cada uma dessas táticas é fundamental para tomar o controle de uma crise.

Colleen Pizarev, Vice-Presidente de Comunicação Estratégica da PR Newswire, sugere as seguintes dicas para o uso do press release e das mídias sociais como parte de seu plano de comunicação na crise:

Press releases

  • Resumir o objetivo da mensagem para se encaixar no contexto da crise
  • Quanto mais curto e sucinto o release, melhor
  • Envolver diversos públicos além dos meios de comunicação social, incluindo funcionários, clientes e parceiros de negócios.
  • Lembre-se de incluir links para obter mais informações sobre o seu site e, se vários países e idiomas estão envolvidos, os links precisam estar nas páginas apropriadas.

Mídias sociais

  • Escolha um funcionário de nível sênior para acompanhar de perto os canais de mídia social para possíveis notícias e comentários que possam potencialmente prejudicar a empresa.
  • Colaborar com as equipes de outros países para monitorar os canais de mídia social locais.
  • Trabalhar em colaboração direta com a sua equipe jurídica para desenvolver respostas adequadas

No geral, certifique-se de que apenas um porta-voz é ouvido e, acima de tudo, continuar a ser honesto e consistente em todos os canais.

Para mais dicas de como planejar efetivamente uma estratégia de comunicação de crise, cadastre-se agora para o webinar “Staying Ahead of the Game: The Steps to Effective Crisis Communications Planning.”

Texto original escrito por Shannon Ramlochan no Blog Beyond PR, no dia 10 de março de 2015. Shannon é Coordenadora de Marketing de Conteúdo da PR Newswire.

Traduzido e adaptado por Caroline Malgueiro, Pesquisadora de Mídia
PR Newswire

Advertisements

Sobre PR Newswire
Distribuição de Press Releases e Monitoramento de Notícias. Distribución de Comunicados de Prensa y Monitoreo de Medios.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s